Chegou a hora?

Samir El Hawat*
Poucos times no mundo gastaram tanto nas últimas temporadas como os ingleses do Manchester City. Até pouco tempo atrás, só se falava no City quando seus torcedores mais famosos, os irmãos Gallagher, citavam o clube. Mas, desde 2007, quando foi vendido, astros do quilate de Adebayor, Tevez, Yaya Touré, De Jong, Jerome Boateng, Robinho, elevaram o status doa equipe inglesa. Pelo menos na teoria, por que, na prática, os títulos continuaram passando longe do City of Manchester Stadium.

Clube de pouca expressão mundial, os torcedores do Citizen fazem questão de lembrar que são a maior torcida de Manchester. Algo como Cruzeiro e Atlético em MG; um levanta taças, outro ganha um torcedor na capital mineira. Nos anos 60/70 o City até teve um relativo sucesso, quando conquistou a Recoa Européia (69-70), porém fora ofuscado pelo quase desaparecimento nas décadas seguintes. Entre os anos 80 e 2000, o clube conheceu a terceira divisão do futebol inglês. Isso já é ruim, agora imaginemos que isso aconteça no mesmo ano em que o Manchester United conquista a Liga dos Campeões... Mas o lado azul da cidade conseguiu reagir e voltou a disputar a competição entre os grandes, mas apenas disputando, sem chances de título. Até que o dinheiro encontrou o City, quando o clube foi vendido para o ex-Primeiro Ministro da Tailândia, que em seguida o revendeu para um Xeque.

Na temporada passada, já sob o comando do italiano Roberto Mancini, os Citizen bateram na trave da vaga à Champions, ficando na quinta colocação da Premier League. Mancini gosta de falar muito, aparece mais do que deve, mas é um bom treinador. Gastou tanto quanto seus antecessores, nas contratações da temporada 2010-2011, mas, diferente dos demais, gastou bem. Contratou zagueiro, volante e, principalmente, continua com Carlito Tevez, que impressiona a cada rodada que passa. O argentino pode não jogar bonito como os mais badalados do mundo, C. Ronaldo e Messi, mas é extremamente efetivo. É nele que a equipe inglesa deposita suas chances para, finalmente, sair da longa fila de espera por um título (ignorando a conquista da segunda divisão em 2001-2002, a última taça significativa levantada pelo City foi em 1976, a Copa da Inglaterra). Além do argentino, o clube tem em De Jong (aquele holandês assassino),Yaya Touré e Gareth Barry, três jogadores que vem fazendo uma boa temporada.

Na disputa do campeonato inglês, os dois times de Manchester estão igualados por pontos na liderança, com 45 pontos. Porém, os Diabos Vermelhos estão com dois jogos a menos, o que lhes dá uma boa vantagem. Ainda acho difícil que os Citizen conquistem a Premier. O United vem, como sempre, fazendo uma temporada muito regular e hoje é mais time que o adversário. Mas, diferente das outros anos, o City está encorpado, tem um time equilibrado. Aposto, sim, na conquista da Liga Europa, onde estão classificados para as oitavas e irão enfrentar o time grego do Aris.

Decepção do inglês é o Chelsea. No início da temporada apostava no time londrino para disputar, ao lados de Real e Barcelona, o título da Champions. Não que isso não possa ocorrer, mas o tempo está conturbado pelos lados de Stamford Bridge. Já se fala na demissão de Carlos Ancelotti. Nos últimos nove jogos, apenas uma vitória. E, para piorar a situação, o meia Lampard comparou a atual situação do time com o final da Era Scolari por lá. Os Blues estão na quarta colocação, com 38 pontos.

Pelo mundo
No italiano, o Milan segue na liderança (41pt). Atrás, a surpresa da temporada: o Napoli (37), que também está bem na disputa da Liga Europa. Empatado está a Lazio e logo atrás, a Inter. Desde que Leonardo assumiu, já são quatro vitórias pelo certame italiano. Vencendo o jogo que tem atrasado, e a disputa vai ficar bonita entre as equipes de Milão. E sobre a Inter de Leonardo: que belo time! Toque de bola, organização. Em pouco tempo o jogador de futebol mais educado de todos os tempos (abraço Tab Ramos!) deu uma nova cara para Sneidjer, Eto'o e cia.

Pelo espanhol, o Barcelona abriu perigosos quatro pontos de vantagem sobre os Merengues. Perigosos por que a equipe madrilenha não depende mais de si e, pela facilidade que é o certame espanhol, torcer para o time catalão perder pontos para outros adversários é bastante arriscado. Na temporada 2009-2010, apenas seis empates e uma derrota do Barça.

No alemão, o Borussia Dortmund abriu 12 pontos de vantagem para o segundo colocado, Hannover, e encaminha a conquista do título. O Bayern de Munique está na quinta colocação, a três pontos da vaga à Champions. Deve conseguir.

Mercado da bola
As especulações andam fortes entre os jogadores brasileiros na Europa. Luis Fabianos estaria acertando com a Juventus. David Luis poderia estar chegando no Chelsea. O lateral Rafael, do United, pode estar acertando com o Barcelona, que poderia perder Daniel Alves, ou para o Real, ou para o Chelsea ou, ainda, para o City. E Michel Bastos poderia ir para o Milan. Especular, especular e especular, o esporte da imprensa em janeiro e julho.

O mundo é de Messi
O Vicente já falou sobre a premiação da Fifa. Mas ainda vou acrescentar meu pitaco: enquanto Messi quiser, ele será o maior de todos. Enquanto for um atleta, se cuidar e tiver vontade, não tem como ele perder o posto. Temos inúmeros excelentes jogadores no futebol: Xavi, Iniesta, Forlán, Sneidjer, C. Ronaldo, mas, como eu disse, são apenas excelentes. Quando você concorre com Messi, excelente é muito pouco, você tem que ser genial. E nenhum dele é.

* Colaborador especial, escreve semanalmente sobre futebol europeu para o Carta.

Comentários

Lique disse…
simpatizo com o city. falta títulos pra jogadores irem pra lá por que é um bom clube e não apenas pela grana. e ostentam um belo azul na camiseta.

sobre o messi: amanhã terei o prazer de vê-lo mais de perto do que nunca. ganhei no trabalho um ingresso para ir no camp nou na área vip presidencial. só alegrias. enviado especial do carta. ;)

pena que o jogo é meia boca, bcn x racing santander (que tem como único jogador que eu conheço o HENRIQUE, aquele zagueiro do palmeiras).
Vicente Fonseca disse…
Opaaa. Não rola umas fotos especiais pra nós? ;)
Lique disse…
sempre rolam fotos e sempre procura fazê-las especiais, chefe. hehe. HÁ RUMORES de que o pai do messi estará sentado ao meu lado.
Vicente Fonseca disse…
Mazaaah.

Maravilha então.
André Kruse disse…
Eu discordo um pouco do Samir. Acho que o C.Ronaldo em forma e o Kaká em forma rivalizam com Messi.

O Neymar, seguindo nesse crescimento, também pode jogar lá

Além do mais, pode existir jogador mai completo que o Messi (alguem que bata faltas, faça gols de cabeça,etc..)
samir disse…
Bom, Lique, a pergunta é fundamental: onde tu trabalha? tem uma vaguinha ae? O máximo que conseguiria da minha empresa é um ingresso pro Passo D'Areia...

André, nem coloquei o Neymar na lista dos melhores pq ainda é cedo, mas concordo... se seguir nesse ritmo, pode ser um dos melhores do mundo.

Sobre o Messi, acho que ele tem uma diferença fundamental sobre os demais: ele alia a velocidade com técnica de forma suprema. No geral, os johgadores tem uma dessas características mais acentuadas. Caso, para mim, de Kaká e Ronaldo, que tem uma explosão e arranque fantásticos, mas menos técnica do que o Messi. Por outro lado, Xavi e Iniesta são muito habilidosos, mas sem essa explosão. Pra mim, é nessa união das características que reside a diferença do Messi.

Hum, mas aceitaria qquer um deles no Grêmio. São jogadores excelentes, como eu disse.
Lourenço disse…
O Cristiano Ronaldo realmente rivaliza com o Messi, com uma pequena vantagem, se tiver que escolher um, ao Messi. O Kaká, mesmo no auge, para mim fica abaixo desses, bem mais completos e diferenciados.
Lique disse…
trabalho pra um site chamado privalia. tem no brasil, mexico, espanha e italia. eles sempre tão dando ingressos pros funcionarios, mas eu nunca tinha conseguido ganhar um. primeira vez. ;)

sobre a discussão de melhor jogador, eu sou mais cristiano ronaldo. o messi é indiscutível mas eu acho o futebol dele menos atraente. o cristiano ronaldo tem um estilo que me agrada mais: chutes de longe, cobranças de falta geniais. sem contar que é um LOIRO ALTO, DE PASSADAS LARGAS, tem a vantagem do jogo aéreo de vez em quando.