Agora, tudo é pré-Libertadores

Para os que acreditam que os principais problemas gremistas são desentrosamento e falta de preparo físico, a vitória de 1 a 0 sobre o Canoas, ainda que modesta, pode servir como bom argumento. Afinal, o Grêmio jogou bem na primeira etapa, enfrentou com alguma vantagem o time-que-já-foi-Ulbra-e-mudou-de-nome-duas-vezes-por-causa-da-TV, e fez seu gol (pênalti bem cobrado pelo dedicado Viçosa) com merecimento. No segundo tempo, porém, o gás faltou, as pernas começaram a se arrastar e não faltou tanto assim para o Canoas conseguir o empate. Ou seja, enquanto teve pernas, o Grêmio, mesmo reserva, mostrou uma maior consistência tática, o que não deixa de ser positivo.

Entre as boas notícias, a volta de Lúcio, que pensava-se que podia demorar um pouco mais. Voltou razoavelmente bem, sem demonstrar sinais de estar sentindo muito a ausência ou a falta de ritmo. Torna-se imediatamente opção para a partida de quarta-feira, em Montevideo, contra o Liverpool - já que o meio-campo deu sinais de fragilidade com a sua ausência, evidenciados na tumultada vitória contra o São José, na última sexta. A dupla de ataque, Viçosa e Clementino, pareceu um pouco mais incisiva do que na partida contra o Ypiranga. Roberson, apesar do erro grotesco em um cabeceio, com o gol livre, que apressou a sua saída do jogo, teve atuação interessante, arquitetando algumas boas jogadas ofensivas. Dener e Pessali entraram bem. Mário Fernandes voltou a mostrar boa presença como lateral direito, tabelando de forma consistente com Clementino, enquanto Collaço foi discreto, mas seguro, pelo lado esquerdo. No segundo tempo, o goleiro Victor, testado várias vezes pela reação dos canoenses, mostrou que deve continuar sendo o goleiro destacado que vem sendo nos últimos anos.

Agora, tudo é (e precisa ser) pré-Libertadores. No Gauchão, felizmente, os resultados paralelos estão ajudando o tricolor, de forma que nem mesmo uma eventual (e, na minha humilde visão, irrelevante) dificuldade na tabela poderá justificar a falta de foco. Com a volta de Lúcio, a escalação gremista se torna um pouco mais óbvia: Vilson deve ocupar o lugar do suspenso Adílson, o próprio Lúcio joga no sacrifício, Gílson ocupa a lateral esquerda. No fundo, será basicamente o mesmo Grêmio que encerrou 2010. O problema pode estar naqueles dois conceitos, os mesmos que alguns analistas andam destacando para explicar as oscilações do começo de ano gremista: desentrosamento e falta de preparo fisico. Nesse sentido, a antecipação da viagem ao Uruguai pode ser uma boa - não produz mais descanso nem entrosa o time, mas ao menos deixa o time mais focado. Na falta de uma melhor preparação, parece ser mesmo o caminho.

Campeonato Gaúcho 2011 - Taça Piratini - 4ª rodada
23/janeiro/2011
CANOAS 0 X 1 GRÊMIO
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS)
Árbitro: Vinícius Costa
Auxiliares: José Javel Silveira e Tatiana Jacques de Freitas
Público e renda: não divulgados
Gol: Júnior Viçosa 40 do 1º
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Cleiton e Eduardo (Canoas); Neuton, Dener e Adílson (Grêmio)
CANOAS - Anderson (6), Jean (5) (Fábio Alemão, 32 do 2º, 4), Lima (5,5), Alex Martins (5,5) e Marciel (5); Washington (5), Carlos Alberto (5,5), Jé (5) e Cleiton (5,5); Rodrigo Galvão (4) (Eraldo, intervalo, 6) e Tiago Matos (4) (Eduardo, intervalo, 5). Técnico: Rogério Zimmermann (5,5).
GRÊMIO - Victor (6,5); Mário Fernandes (6), Vilson (6), Neuton (5,5) e Bruno Collaço (6); Mateus Magro (5), Adílson (5,5), Lúcio (6,5) (Dener, 16 do 2º, 6) e Roberson (5,5) (Pessali, 24 do 2º, 6); Diego Clementino (6) e Júnior Viçosa (6,5) (Lins, 11 do 2º, 5,5). Técnico: Renato Gaúcho (5,5)
Foto: Nabor Goulart / Agência Freelancer

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Vi a partir dos 30 minutos. Me chamou a atenção que duas trocas do Renato foram logo em seguida aos erros dos jogadores substituídos. Parece bem sem paciência.
Zezinho disse…
Valeu mais pelo resultado do que pelo desempenho enquanto time - já são 10 jogos de invencibilidade.

A opção por Roberson faz com que o time perca em cadência e posse de bola, mudando o perfil tático se compararmos com Douglas. No entanto, o meio-campo ganha um perfil de toques mais curtos, tabelas e mais apto ao contra-ataque. Apesar de não ter sido brilhante - e não creio que seja reserva imediato pro Douglas -, ao menos, não se escondeu do jogo.

A zaga foi bem, sobretudo Bruno Collaço, de quem ainda desconfio. Gostei de Mateus Magro, mais uma vez, e de Adílson, assumindo uma responsabilidade na meia-cancha perante aos mais jovens.

Lúcio devolveu qualidade à meia-esquerda e ainda não tem um reserva do mesmo quilate. Clementino apareceu afoito na hora de arrematar e Viçosa fez o que um camisa 9 precisa fazer: gol.

Uma questão para debate: Renato não poderia usar com mais frequência dois meias de ofício?

Hoje, ele substituiu Lúcio por Dener e Roberson por Pessalli. Por que não colocar, concomitantemente, Pessalli e Roberson (como contra o Ypiranga), Douglas e Pessalli, Douglas e Roberson ou Pessalli e Mithyuê?

Desde já, chuto meus 25 da Lista:

GOLEIROS: Victor, Marcelo e Matheus;
LATERAIS: Gabriel, Mário Fernandes, Gílson e Bruno Collaço;
ZAGUEIROS: Paulão, Rafa Marques, Vílson e Neuton;
VOLANTES: Rochemback, Adílson, Mateus Magro e Fernando;
MEIAS: Douglas, Lúcio, Maylson (Pessalli), Roberson e Vinícius Pacheco,;
ATACANTES: André Lima, Jonas, Borges, Clementino e Viçosa
Sancho disse…
Zezinho,

Essa tua lista mostra que 22 dos 25 todo mundo sabe quem são. As dúvidas estariam em Magro, Fernando e Maylson. Fora esses três, será surpresa alguém desses relacionados por ti ficar de fora.

P.S.: É um grupo razoável e competitivo. Fosse barato seria perfeito...
Zezinho disse…
Sancho, acho que se compararmos com o Inter, o grupo é (bem) mais bararo, sobretudo os reservas - embora eu ache um desatino o que se paga a certos jogadores.

E uma coisa interessante é que essa lista já poderia ser formada - ou em sua maioria - ainda em 2010
Sancho disse…
Saiu a lista. Sem Jonas, evidentemente (mas com SEIS atacantes):

1- Victor
12- Marcelo Grohe
20- Matheus Oliveira
-
2- Gabriel
13- Mário Fernandes
6- Gílson
23- Bruno Collaço
-
3- Paulão
4- Rafael Marques
14- Vilson
15- Neuton
-
5- Fábio Rochemback
8- Adílson
17- Fernando
22- Mateus Magro
-
7- Vinícius Pacheco
10- Douglas
11- Lúcio
18- Maylson
-
9- Borges
16- Diego Clementino
19- Júnior Viçosa
21- André Lima
24- Wesley
25- Lins

Da lista do Zezinho, ele só errou o Roberson (o que supreende MUITO). Não tinha como adivinhar a saída do Jonas...
Zezinho disse…
Ou eu estou mais sensível que cadela que recém deu cria ou tem algo de errado nessa lista.

O grupo já é escasso de meias, e quando pode colocar Robersob e/ou Pessalli, que embora não sejam grandes jogadores, são do ofício, coloca mais um atacante, Wesley, que não joga pelo profissional há anos?

Da-me NERVOS, Senhor
Vicente Fonseca disse…
Te acalma, Zezinho. Essa lista é só pros dois jogos com o Liverpool. Pra fase de grupos, 3 jogadores podem ser trocados.

Mas também estranhei o Wesley esse.
Sancho disse…
I. Quem é Wesley?

II. Cadê o Roberson?

III. Podia jurar que o Renato não gostava do Maylson...
Vicente Fonseca disse…
Eu também tinha a nítida impressão de que entraria o Maylson e não o Roberson. Vai ver o Renato está pensando especificamente nestes dois jogos. Vai entender...