Sem zebras - Parte II

Brandão, uma das armas do Olympique para surpreender os favoritos

Samir El Hawat*
Dando seguimento a uma breve análise dos times classificados para a fase de mata-mata na Liga dos Campeões da Europa, agora com os classificados na segunda colocação em seus grupos. Antes, uma breve correção feita pelo Sancho, leitor do blog, sobre o regulamento da próxima fase: além do dito na semana passada (cruzamento entre os primeiros contra os segundos, mas sem a possibilidade de enfrentamento entre times que estavam no mesmo grupo), restringe-se, ainda, o confronto entre times da mesma federação. Portanto, o Arsenal, nesse primeiro confronto, livra-se do enfrentamento contra os times do Tottenham, Chelsea e Manchester United.

Vamos aos times:

Inter de Milão: Chegou como detentor do título, e isso, ultimamente, não tem servido para muita coisa na Liga. A última vez que uma equipe conquistou o  bicampeonato foi, curiosamente, o Milan, do trio holandês (Rikjard, Rudy Gullit e Van Basten), nas temporadas 88/89 e 89/90. A equipe de Milão manteve a base do título, mas perdeu o treinador, José Mourinho, e, como se vê agora, perdeu muito. Benítez está na corda bamba, vem sendo muito criticado por torcedores, imprensa e pelo todo-poderoso do clube, Massimo Moratti. Seus comandados não tem padrão de jogo, o que era a principal característica sob o batuta do português. Além disso, a Inter vem perdendo muitos jogadores por conta de lesão. Na atual temporada, são 21 jogos, com 9 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Eto'o é o destaque, com 16 gols marcados. Milito, artilheiro na temporada passada teve três lesões, que o deixaram de fora na maior parte das partidas. Difícil tirar o atual campeão dos favoritos ao título, mas não vejo a Inter com força para tanto.

Lyon: A equipe foi pentacampeã francesa, mas não conseguia chegar muito perto de um título da Champions. Juninho Pernambucano foi o símbolo da era de títulos e, com sua aposentadoria, o receio de uma fase decadente. E não é que sem o brasileiro os franceses alcançaram o seu melhor resultado na disputa do torneio europeu? Foram eliminados nas semifinais para os alemães do Bayern de Munique. Na atual temporada contabilizam 23 jogos, com 11 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Lizandro Lopez segue fazendo gols e Gourcuff foi uma excelente (e milionária) contratação. Apesar disso, ainda está um degrau abaixo dos principais times da Europa. Repetir a campanha da temporada passada é lucro.

Valencia: Os espanhóis se classificaram fazendo uma boa campanha na fase de grupos. No confronto contra o principal adversário da chave, o Manchester United, nada além de um empate e uma derrota. Perdeu o atacante David Villa para o Barça, e não há no elenco jogador parecido, capaz de acalentar o sonho de que algo maior possa acontecer. Na temporada são 21 jogos, com 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. No espanhol ocupa a 5ª colocação.

Copenhague: O time dinamarquês já foi longe demais. Tá certo que o Rubin Kazan não pode ser considerado um favorito, mas imaginava-se que a vaga ficaria com os russos. Já conseguiu sua maior conquista na temporada: enfrentar o Barcelona, duas vezes, e não ser goleado em nenhuma. É a grande surpresa da competição, e tem tudo para dar adeus a disputa já na próxima fase.

Roma: Pelo segundo ano consecutivo o time da Itália inicia a temporada com uma série de péssimos resultados. Com o andar da carruagem as coisas vão melhorando, hoje já está na 6ª colocação no campeonato nacional e os últimos resultados pela Liga foram satisfatórios. Mas, ao final do primeiro turno da fase de grupos, chegou-se a imaginar que pudessem perder a vaga para um dos adversários (times da Suíça e da Romênia). Mas, desde a vitória para a Lazio, arqui rival, em jogo válido pelo italiano, a situação estabilizou. Totti, De Rossi, Menez, Borriello e Vucinic são jogadores destacados e que podem dar trabalho aos favoritos Chelsea, Manchester, Real e Barcelona, mas acho difícil a conquista do título. Na temporada são 21 jogos, com 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.

Olympique: Lembro que o primeiro caso de corrupção no futebol que tive conhecimento foi do time francês, em 1993, que acabou tirando-lhe a conquista da Liga do mesmo ano, e levando  à segunda divisão no campeonato francês. Era um ótimo time, com Deschamps  e Abedi Pelé. Os anos passaram e o time de Marselha deu a volta por cima. Na temporada 2009/2010 voltou a conquistar o certame nacional, após um jejum de 15 anos. Na equipe, o brasileirão Brandão, atacante que em todo início de ano está na lista dos pretendidos de 10 entre 10 clubes. Tem ainda o argentino Lucho Gonzales e André Ayew, filho de Abedi Pelé, que disputou a Copa pela seleção de Gana e que vem marcando muitos gols na atual temporada. Na temporada são 23 jogos, 11 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Vi duas partidas dos franceses, uma na vitória sobre o Chelsea e lhes digo: pode aprontar no mata-mata. Bons jogadores, time bem postado, pareceu bastante maduro.

Milan: É curioso falar do Milan. É o time que mais me irrita na atual temporada, joga pouco, treinador faz questão de colocar pernas de pau em detrimentos dos bons jogadores. Mas lidera o italiano com uma boa folga, o que não fazia há anos, e se classificou com uma rodada de antecedência para os playoffs. Tem Robinho, tem Ibra, tem Pato, tem Ronaldinho, tem Seedorf, tem Pirlo, todos bons jogadores, mas com exceção do sueco, todos podem render muito mais. Tem a vantagem de ser um time tarimbado, experiente, que sabe jogar o mata-mata. O empate com o Real, em jogo do segundo turno, quando perdia por 2x0 e empatou nos últimos 15 minutos é uma demonstração da força do velho Milan, que pode sim chegar. Na atual temporada são 22 jogos, com 13 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, excelente aproveitamento.

Arsenal: Quando chegará a hora das crianças de Arséne Wenger se tornarem homens de verdade? Nasri, Fábregas, Arshavin são ótimos jogadores. O time é bem organizado, mas peca, sempre, nos momentos decisivos. Talvez seja a falta de maturidade, mas o fato é que o Arsenal raramente vence confrontos decisivos. Na temporada são 23 jogos, com 14 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Na Liga, tem o melhor ataque da competição com 18 gols. No inglês, ocupa a vice-liderança, com 2 pontos e um jogo a menos do que o Manchester United. Incomodará, mas não chegará.

É, amigos, tudo isso são previsões. Mas, é claro, que em tempos de Mazembe, tudo pode acontecer (essa frase entrou aqui unicamente para fazer referência a desclassificação do Internacional de Porto Alegre para um time africano nas semifinais do mundial interclubes).

* Colaborador especial, escreve semanalmente sobre futebol europeu aqui no Carta.

Comentários