Coelhinho fora de época

Fábio Júnior, artilheiro do América/MG na campanha 2010

O América/MG está de volta, nove anos depois. Jogou pouco, é verdade, mas o suficiente para segurar um 0 a 0 com a motivada Ponte Preta, que recebeu da Portuguesa uma promessa de Natal mais gordo em caso de vitória. Prevaleceu, no fim das contas, o incentivo da recompensa após um ano inteiro de trabalho do time mineiro, externado através da contagiante e comovente alegria de seus torcedores que foram ao Moisés Lucarelli. A Portuguesa fez 2 a 1 no Sport, mas não foi suficiente.

Na ponta de cima, o Figueirense roubou o vice-campeonato do Bahia. Virou sobre o Paraná, 4 a 2, enquanto o Tricolor perdeu para o Bragantino. Mais acima ainda, o Coritiba perdeu para o Guaratinguetá, o que não impediu a festa do título.

Este 3 a 2, aliás, livrou o time paulista da queda. Foi o resultado mais surpreendente do sábado final da Série B. A tensão ficou entre Vila Nova, América/RN e Brasiliense, estes dois últimos em confronto direto, no Machadão. Quem mais sofreu foi a torcida potiguar: mesmo quando ganhava por 1 a 0, o time não saía do descenso. Perdeu, em casa, de virada, e acabou na lanterna. Nem o Jacaré se safou: quando virou, o Vila empatava com o São Caetano. Ficou, portanto, dois minutos na Série B. Mas o segundo gol do time goiano rebaixou a equipe de Luís Estevão.

Incrível é o contraste do final de 2009 para o de 2010 de Andrade: de campeão brasileiro pelo Flamengo e melhor técnico da Série A para rebaixado com o Brasiliense à Série C.

Artilharia
Fábio Júnior, do América/MG, não fez nenhum na última rodada. Alessandro, do rebaixado Ipatinga, fez um e foi a 21 marcados, dois a mais que o ex-cruzeirense. É de novo o artilheiro, como em 2007, quando marcou 25 vezes. Só que, daquela vez, o Ipatinga foi vice-campeão e subiu; agora, foi vice-lanterna e, claro, caiu.

2011
18 dos 20 integrantes da Série B do ano que vem estão definidos: Goiás, Prudente, Portuguesa, Sport, Paraná, Bragantino, ASA, São Caetano, Duque de Caxias, Icasa, Náutico, Ponte Preta, Guaratinguetá, Vila Nova, ABC, Ituiutaba, Salgueiro e Criciúma. Por enquanto, 6 paulistas, 3 pernambucanos, 2 goianos, 1 paranaense, 1 alagoano, 1 carioca, 1 potiguar, 1 mineiro, 1 cearense e 1 catarinense. Com o provável rebaixamento do Guarani, poderemos ter três bons clássicos: Guarani x Ponte Preta, Sport x Náutico e Goiás x Vila Nova – este há muito tempo não ocorria.

Euller
Pena que tenha resolvido adiar sua aposentadoria. Poderia terminar muito por cima, e com uma história belíssima, de final feliz. De todo modo, merece todos os aplausos. Eu, que duvidei que ele pudesse fazer o que fez pelo América/MG, pode ser capaz de me surpreender de novo.

Foto: Agência Lance.

Comentários

Paul disse…
Pô, mas vamos combinar que não dá prá culpar o cara. Depois de encarar as séries C e B, e estando mais fininho que muito VAL BAIANO que tem por aí na Série A, deixa o cara curtir os últimos seis meses (nas palavras dele, quer se aposentar na inauguração do estádio) de futebol profissional da vida dele.
E pobre do Andrade, espero que ele dê a volta por cima ano que vem.
Abraço!
Vicente Fonseca disse…
Claro, se ele se aposentar logo não vejo problema. Acho brabo é quando os caras não largam o osso de jeito nenhum. O Túlio Maravilha ainda não encerrou a carreira (uns 43 anos, acho) porque quer fazer o tal Gol Mil - e faltam dezenas ainda!

Mas evidente que eu não tenho nada a ver com a vida do Euller. hehe