Últimos cartuchos

Não acredito em Inter (5º, 48) ou Santos (4º, 48) como campeões brasileiros, já repeti minha opinião sobre isso por aqui. O Colorado pela falta de foco e estar muitos pontos atrás, o Peixe por ter perdido seu timaço e estar muitos pontos atrás. No entanto, ambos terão sua última chance de contrariar meu prognóstico. O time gaúcho ainda pega o Fluminense (1º, 57). Ganhando ambas, entra na briga. O time paulista, vencendo, embala de vez. Ninguém ganhou no Beira-Rio desde que o Inter se tornou bi da América.

Roth desta vez pensa certo o time, sem invenções de última hora. Afora Tinga, que só volta no fim de novembro, é o time de Abu Dhabi. É preciso entrosar esta escalação, e mais que isso: fazer este esquema tático jogar nestas sete rodadas que restam. O Inter não pode cometer o erro primário de se preparar quatro meses para o Mundial Interclubes e chegar lá sem ter utilizado o Campeonato Brasileiro para repetir o time que jogará em dezembro. Sabe quantas vezes jogou junta a escalação Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga e D’Alessandro; Rafael Sobis e Alecsandro, considerada a ideal?

Nenhuma. E jogará no máximo três antes dos Emirados Árabes: contra Botafogo, Vitória e Prudente.

A marcação contra Neymar não precisa ser necessariamente individual, desde que ferrenha, bem organizada e sem descuidar Alan Patrick, Arouca e até mesmo o mediano Zé Eduardo. Mas é evidente que parar o polêmico rapazote da camisa 11 é meio caminho andado. Aquele Santos que encantou o país no primeiro semestre não existe mais. Talvez volte quando Ganso retornar, mas até lá é apenas mais um time competitivo, com um diferencial na frente. Mas tem a pontuação do Inter, e merece todos os cuidados.

Atlético/MG (16º, 34) x Botafogo (6º, 48): o Galo chega melhor e babando, mas é jogo sem favoritos. O Botafogo é um time que empata muito e raramente perde. Daniel Carvalho e Maicosuel são os principais desfalques. A melhor partida das 18:30 de hoje.

Prudente (20º, 24) x Cruzeiro (3º, 54): o Prudente vem de uma virada espetacular na Vila Belmiro, mas o Cruzeiro não pode perder a chance de bater o lanterna, mesmo fora de casa, se quiser o título. Jogo, inclusive, para os mineiros invadirem o oeste paulista para apoiar a Raposa. Cuca, perigosamente, mexe em vários setores da equipe, inclusive retirando o ótimo Jonathan em favor do mediano Rômulo. Jogo capcioso e muito interessante.

Vitória (17º, 34) x Vasco (12º, 42): um daqueles jogos em que o torcedor rubro-negro põe na conta os três pontos. Não que o Vasco seja fraco, mas está com situação bem definida na competição e não terá Dedé, seu melhor zagueiro. E o Vitória virá mordendo em busca da fuga do rebaixamento. O Barradão, em seu jogo 500, certamente estará lotado. A afobação é a principal adversária baiana.

Palmeiras (10º, 44) x Goiás (18º, 31): o Palmeiras é superior, mas não favorito. Isto porque prioriza a Sul-Americana, embora não tenha largado oficialmente o Brasileiro de mão. E o Goiás, desesperado, virá com tudo. Marcos Assunção, trunfo paulista em bolas paradas, não joga. Possível semifinal da Sula, inclusive.

Avaí (19º, 30) x Guarani (15º, 35): jogo dramático entre duas equipes que despencaram no returno. Os catarinenses são os piores neste “Clausura”, enquanto os bugrinos ficam em 18º. Avaí é favorito, pois o Guarani vem desfalcado de vários jogadores, entre eles Fabão, Baiano e Mazola.

Série B
O Bahia (2º, 58) torce hoje para que o Figueirense (4º, 55) o ultrapasse. Explico: ganhando, o time catarinense segura o Sport (5º, 50), principal ameaça para ambos e o América/MG (3º, 55) para subir à elite ano que vem. O jogaço é no Orlando Scarpelli, 16:00. Pena que concorre com a rodada da Série A.

Ontem, o tricolor baiano venceu o Paraná (10º, 43) por 1 a 0, gol de Jael, em Curitiba. O Coxa (1º, 60), se vencer o São Caetano (12º, 41) no ABC Paulista, pode subir matematicamente já semana que vem, se a combinação de resultados lhe for favorável.

Quem vive drama é o Náutico (16º, 38): levou 1 a 0 em casa do Guaratinguetá (11º, 43) e pode, hoje, ficar a dois pontos da zona de rebaixamento, fazendo caminho semelhante ao do rival Santa Cruz, que nem na quarta divisão tem lugar garantido mais. Hoje, o Timbu acompanha nervosamente o duelo entre América/RN (20º, 32) x Ipatinga (18º, 33). Só o empate é bom negócio. Sorte que a tabela não parece tão difícil daqui para a frente.

Comentários