A Raposa Amarela vai voltar!

Igor Natusch*
Uma serelepe raposa amarela está aprontando das suas nos gramados da Wallachia. Depois de anos de doloroso ostracismo, comendo o pão que o diabo amassou nos gramados carecas da Liga 2, eis que o Petrolul Ploiești está dando toda a pinta que voltará para a primeira divisão do futebol da Romênia, depois de quase uma década de ausência. Ganham todos com isso: os suporteri de Ploiesti, que sofriam o diabo ao ver o time mais tradicional da cidade todo estrebuchado, enquanto o arrivista Astra Ploiești se divertia na Liga 1; o Fotbal Romanesc, que volta a contar com uma equipe mui tradicional na sua divisão de elite; e nós, apreciadores de um bom espetáculo regado a suor e sangue, que sempre pode contar com o Petrolul para uma bela exibição de supercílios abertos e canelas lesionadas.

O pensamento positivo se justifica muito além de uma mera simpatia desse vosso escriba pelos Lupii Galbeni. O Petrolul vinha de cinco vitórias nos cinco primeiros jogos da Liga 2 – que, para quem não sabe, é dividido em duas séries de 18 clubes, em uma fórmula que eu prometo que explico em um próximo post. E não foram vitoriazinhas meia-boca, não: entre elas, constam vitórias cuiudas como o 3 a 0 sobre o Silvania Simleu Silvanei, fora de casa, e um estrondoso 5 a 0 no outrora grande FC Argeş Piteşti, outro clube de bonita história na Romênia, mas que ultimamente anda sofrendo mais do que jovens virgens nas mãos de Elizabeth Bathory.  Verdade que a raposa amarela tomou um laço do Rapid Bucureşti na Cupa Romaniei, sendo eliminado com um 5 a 0 de triste memória. Mas o Petrolul segue líder da Seria 2 da Liga 2, com 18 puncte em 7 meciuri, além da estrondosa golaveraj de 15 goluri a favor – ou seja, é uma campanha respeitável, que tem tudo para ser a volta por cima de um dos times mais respeitáveis de toda a Romênia.





Na partida encerrada há poucos instantes, os Lupii Galbeni conquistaram um valioso 2 a 1, em casa, contra o Mureșul Deva. Valioso e complicado, o que se nota pela declaração do antrenorul Petrolului, Vivi Răchită: "Foi a victorie mais sortuda da minha carreira de treinador". O Mureșul saiu ganhando, inclusive, com um gol do belicoso fundas Dinu Sânmărtean. Felizmente, Marian Cârjă (emprestado pelo Oțelul Galați, atual líder da Liga1) e Vlad Stănescu se encarregaram de garantir a suada vitória. Como nota negativa, a multa de 100 euros aplicada em Pompiliu Stoica, pelo ducentésimo cartona galbene recebido por reclamação. Se fosse por algum tipo de fratura inflingida aos adversários, tudo bem - mas os queixumes de Stoica, apesar de demonstrarem elogiável caráter combativo, acabam fragilizando o Petrolul, ainda mais que o miljocas foi capitão da equipe na partida de hoje.

Lá longe no passado, o valoroso Bola Romena fez um artigo retratando um pouquinho da história gloriosa da Raposa Amarela. Como os Găzarii já ocupam um razoável espaço no coração futebolístico deste vosso escriba, tenham certeza que retornarão a essas páginas várias vezes. Ainda mais se seguirem ganhando, deixando um rastro de vitórias e contusões pelos gramados carecas do submundo do fotbal romanesc. De brinde, deixo um videozinho do Youtube, com o gol de Daniel Stan na vitória de 3 a 2 sobre o UTA Arad:



E esse outro, que mostra o empolgante fanatismo dos ultras petrolului, em partida contra o FCM Bacau em 2009:



Rezumat din campionatele: como a seleção romena joga hoje contra a França, em partida válida pelas qualificatórias da Euro 2012, a Liga 1 está fazendo uma pausa nessa semana - sempre necessária para tornar viáveis as suturas e transfusões de sangue que ficam pendentes em uma agenda mais corrida. Por enquanto, o surpreendente Oțelul Galați segue líder com 22 pontos, dois a mais que o Poli Timișoara - que a lei fria do futebol manda chamar de FC Timișoara, mas nos recusamos a aceitar qualquer lei que não seja a do mais forte, de modo que para nós é Poli e pronto. Dos times tradicionais, Rapid e Steaua Bucureşti estão pertinho, com 18 puncte, enquanto o Dinamo vai um bocadito atrás, com 14. Dia 17 temos Dinamo x Steaua, o segundo clássico mais sanguinolento de toda a europa (perde apenas para CFR Cluj x U Cluj, que será assunto de post futuro), então anote na agenda! A Cupa Romaniei terá jogos entre os dias 26 e 28, e nós certamente vamos dar uma conferida nesses meciuri também. Hai Romania!

Fotos: Liga2.ro e Romanian Ultras

* Estreia hoje coluna quinzenal aos sábados sobre futebol romeno aqui no Carta.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Uma serelepe raposa amarela está aprontando das suas nos gramados da Wallachia.

Frase HISTÓRICA para um fato histórico: a volta do Bola Romena, e aqui dentro do Carta.

Minha satisfação não tem tamanho nesse momento, Igor.
Igor Natusch disse…
Confesso que essa retomada me emociona também. Agradeço ao grande Fonseca pelo espaço cedido e pela histórica oportunidade!