Cruel, já dizia Januário

Conca pega na veia e faz o primeiro gol do Fluminense

O resultado desta noite foi o mais cruel sofrido pelo Grêmio neste Campeonato Brasileiro. Um resultado incorreto pelo que foi o jogo e injusto porque alterado por erros de Heber Roberto Lopes, árbitro que pela segunda vez neste ano prejudicou o time gaúcho. E, acima de tudo, um placar que praticamente suplanta as já poucas chances de título que cultivava a equipe de Renato Portaluppi.

O time de Muricy Ramalho, entretanto, teve méritos. Desfalcado de quase todo o setor ofensivo, concentrou seus esforços em defender-se com extrema competência, e assim procedeu. Começou o jogo bem, atacando muito. Quando o jogo já se equilibrava, Conca acertou um chute de rara felicidade. Como o time de Renato entrou com proposta bastante ofensiva, o jogo ficou à feição para ambos: o Grêmio, atacar; o Flu, resguardar a vantagem.

Basicamente, o jogo transcorreu entre 25 do primeiro tempo e os 35 do segundo com o Grêmio tendo espaço até a intermediária, mas extremas dificuldades em ingressar na área com bola dominada. E o Fluminense buscava contra-ataques, que, à medida que o tempo passava, tornavam-se mais raros. Não houve grandes variações neste panorama.

Faltou ao Grêmio concluir mais a gol. A mais clara foi perdida por André Lima, sozinho, que cabeceou para fora. Um dos únicos lances em que o Flu falhou na marcação. Mas Jonas, com dificuldades na área, saiu demais dela. Voltava ao meio, tirava sempre um zagueiro da área, mas nunca aparecia para o chute, seu principal argumento. Douglas fez boa partida, comandou bons ataques, apesar de errar muitos passes também. Mas, mesmo marcado, não esteve sumido e tampouco lento, críticas que a ele se faziam no meio do ano.

Gabriel foi, talvez, a principal atuação gremista, ao lado de Vilson, simplesmente impecável na cobertura e na saída de bola. Paulão, apesar de errar o começo do lance do segundo gol, vai provando ser bom zagueiro, agora com mais confiança. São símbolos de uma boa atuação gremista, mais uma, mas já a segunda seguida onde o resultado não vem. O título se esvai, mas seria lucro imenso, dada a péssima arrancada. Libertadores, caso seja mesmo G-4, ainda é muito possível. Vejamos a atitude do time em Goiânia: hoje, o abatimento pós empate no Gre-Nal não se verificou em momento algum. Apesar da derrota, o Grêmio fez boa partida no Rio.

O Fluminense, por sua vez, foi aquilo que se esperava. Recuado, embora jogando em casa e sendo líder, parou o Grêmio com uma defesa muito sólida e sobreviveu da grande fase do argentino Conca. Washington, em péssima fase técnica, teve o agravante de jogar completamente isolado. Diguinho, que marcou muito e jogou também, e Júlio César, perigoso nas arrancadas, foram outros destaques.

Em tempo:
- Mais uma arbitragem ruim e irritante de Heber Roberto Lopes. Para o jogo sempre favorecendo as defesas e, mais uma vez, não deu pênalti claro em favor do Grêmio. A falta de educação não chega a surpreender. Enquanto isso, Leonardo Gaciba, este sim bom árbitro, encerra sua carreira por conta de testes físicos, que são postos acima de questões técnicas. É duro.

- Renato errou ao escalar Souza, sem ritmo e em má fase. Mas colocar a culpa da derrota no meia é precipitado. Não foi bem, mas tampouco comprometeu.

Campeonato Brasileiro 2010 – 32ª rodada
28/outubro/2010
FLUMINENSE 2 x GRÊMIO 0
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Público: 15.397
Renda: R$ 214.485,00
Gols: Conca 19 do 1º; Conca 36 do 2º
Cartão amarelo: Washington, Diguinho, Gum, Ricardo Berna, Rafael Marques, Souza, Douglas, André Lima e Gílson
FLUMINENSE: Ricardo Berna (6), Mariano (5,5), Gum (6), Leandro Euzébio (6) e Carlinhos (6); Fernando Bob (5) (Valencia, 32 do 2º - 5,5), Diguinho (6,5) (Belletti, 40 do 2º - sem nota), Marquinho (6), Conca (7,5) e Júlio César (6,5) (Thiaguinho, 36 do 2º - sem nota); Washington (4,5). Técnico: Muricy Ramalho (6,5)
GRÊMIO: Victor (5,5), Gabriel (6,5), Paulão (6), Rafael Marques (5,5) e Fábio Santos (5,5) (Gílson, 29 do 2º - 5); Vilson (7), Souza (5) (Diego Clementino, 35 do 2º - sem nota), Lúcio (5,5) e Douglas (6); Jonas (5) e André Lima (5) (Júnior Viçosa, 27 do 2º - 5,5). Técnico: Renato Portaluppi (6)

Foto: Wallace Teixeira/Photocamera.

Comentários

henrique disse…
vejo uma falha individual em cada gol do gremio.

1.douglas SE OMITE na marcaçao, enquanto souza corre pra lá e pra cá. ele claramente olha pro conca livre e pensa "nah, nao vou caminhar ate ali".

2.vilson perde a bola fatalmente, depois de um passe normal do paulao.
Igor Natusch disse…
A primeira falha individual eu não vi tanto assim. A segunda é bastante clara.

O erro da arbitragem foi decisivo, e não apenas porque evitou um debate que seria totalmente justo pelo que acontecia na partida. O Grêmio claramente se descontrolou, levou uma chuva de cartões amarelos em poucos minutos e não conseguiu recuperar o ímpeto dentro do jogo. Seguia atacando, mas perdeu agudez, na minha opinião.

Bem que a aposentadoria podia virar uma EPIDEMIA entre árbitros brasileiros, não é? =P
Vicente Fonseca disse…
A aposentadoria dos ruins, né Igor? A dos bons é lamentável.

Sobre o primeiro gol: acho que é mais mérito do Conca, que, apesar de ser um jogador excepcional, dificilmente vai acertar um chute daqueles de novo, na veia. Mas de fato, faltou o Rochemback ali, como no gol do D'Alessandro no Gre-Nal.

Sobre o segundo, o Henrique tem razão, foi mais falha do Vilson mesmo.
Zezinho disse…
Concordo com tua análise, Vicente.

Aquele toca, toca, toca e não chuta na frente da área foi irritante ao extremo. Além do desperdício de todos os escanteios e o Lúcio errando todos os cruzamentos.

Uma questão me intriga ainda: vocês não acham que a marcação do Grêmio, no meio-campo, está falha?

Claro que melhorou em relação à Era Pastor, mas noto um buraco na intermediária. Não raro os desarmes são realizados muito próximos à área. Falto um primeiro combate mais avançado.

Quanto ao Fábio Santos, se o torcedor analisasse o jogo com menos paixão, veria que ele é responsável por muitos dos desarmes defensivos quando sofremos contra-ataques, muitos deles fora de sua posição de origem, preenchendo o buraco de uma marcação errônea
Zezinho disse…
Aliás, Vicente, tens acompanhado o volante Michel, do Ceará?
Vicente Fonseca disse…
Zezinho, o Lúcio vai muito melhor como meia que como lateral. As arrancadas dele, as entradas pelo meio, são superiores aos seus cruzamentos. Aliás, o Gabriel é a mesma coisa. A gente nem percebe que ele quase não chega à linha de fundo porque ele joga muita bola.

Acho que o buraco se verificou ontem em função da troca de esquema, mas também porque o time teve que buscar o resultado logo cedo, cedendo espaços. No 4-2-2-2, com dois volantes, ele foi tapado pelo Renato.

Sobre o Michel, tenho sim acompanhado. Muito bom jogador, firme no desarme, distribui o jogo com razoável qualidade também. Me lembra um pouco o Jeovânio, que jogou por aqui entre 2005 e 2006. Acho que seria uma contratação interessante. É adorado em Fortaleza.
Lique disse…
o vilson e o souza tão tentando a marcação, o douglas assistindo. o conca toca a bola, o souza vai atrás do cara que o doga devia estar marcando e o douglas deixa o conca ficar livre, mesmo estando de frente pro lance, podendo chegar pra ajudar.
Sancho disse…
O erro do Paulão é noutro lance, em que o Fluminense perde o gol. Ele estava no campo de ataque e arriscou uma passe vertical por entre uns 34 jogadores adversários. Contra-ataque, e o atacante do Fluminense entra por onde devaria estar o Paulão e chuta para fora.

--

No primeiro gol, o Conca estava marcado pelo Douglas e começa a trotar em direção à área. O Douglas acha que não está mais no setor dele e fica parado, marcando o nada. O Souza vai no jogador que está com a bola, e se volta para o Conca -livre- depois do passe. Nitidamente, houve erro de posicionamento de uma meia-cancha que nunca jogou junto, que treinou muito pouco e com jogadores que não curtem muito marcar: Lúcio, Souza e Douglas.
André Kruse disse…
A função do "5" cabeça de área é dificil, chata. O Vilson não vai tão bem ali. Foi muito mais útil quando jogava de segundo volante, na cobertura do Gabriel e soltou para sair na caça.
Vicente Fonseca disse…
É difícil mesmo. Mas acho que o Vilson jogou muito bem ontem, embora o erro no domínio no segundo gol. Desarma e sai jogando com muita personalidade. Até agora, ótima contratação.
Victor disse…
Pouco me importa comentar o resultado e os detalhes do jogo em si, uma vez que vocês fizeram isso e não há muito o que acrescentar, nem com minha visão adversária.

O ponto que eu gostaria de chegar é que é legal ver os times treinados por Renato. Não sei se é regra no Grêmio dele, mas nos times que ele treinava no Rio era: fazer poucas faltas. O cara é 10 nisso.
Vicente Fonseca disse…
Continua assim, Victor. É um alívio mesmo ver um time "pegador" que não abusa das faltas. Ano passado, o Autuori tentou fazer isso por aqui e fracassou. Felizmente o Renato vem conseguindo.