(Quase) Irrecuperável

Inter, de Kleber, patina em casa ante o lanterna
Perder pontos em casa para o lanterna é imperdoável, mas acontece. Não foi, nem será a primeira vez. Era o jogo com o maior favoritismo de toda a competição: o campeão da América contra o lanterna. Deu 0 a 0, partida sonolenta, e as vaias ao fim do jogo indicam isso.

É o tipo de resultado que, lá em dezembro, as pessoas olham e dizem “foi aquele empatezinho com o Goiás que nos tirou o título”. Mas é cedo para descartar o Inter, ainda. Exemplos não faltam para provar o contrário – o Flamengo de 2009 é só o mais recente. Até porque, apesar de tudo, a diferença para Fluminense e Corinthians caiu um ponto neste fim de semana.

Fica claro que o Colorado perde fôlego com este tropeço. Botafogo e Cruzeiro foram os grandes vencedores desta rodada, ganhando muito bem suas partidas, se aproximando dos dois primeiros e folgando boa distância para os que vêm atrás. Hoje, faltou criação ao Internacional e sobrou organização ao combalido Goiás, que já somou quatro pontinhos valiosos nestes últimos dois jogos. Era mesmo necessário: Atlético-MG e Atlético-GO venceram, o que complicou ainda mais a situação esmeraldina.

Assim como o Grêmio, o Inter não precisa traçar metas tão audaciosas. É melhor ficar na moita, jogando sua bola, que se declarar candidato ao título. Ao menos externamente. Recuperar-se deste pequeno fracasso? Ganhar do São Paulo é uma boa.

Fogaréu
O Botafogo joga, a cada rodada, uma bola mais redonda. Hoje, amassou o São Paulo na maior parte do tempo, e mereceu a vitória. Joel Santana, além de organizar muito bem seu time, mexeu muito bem neste domingo. A cada jogador lesionado, entrava outro com maior poder ofensivo, sufocando o time paulista. É um time candidato ao título sim, ao lado de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

Série C
Tudo absolutamente embolado e emocionante. Caxias e Brasil podem rebaixar o Juventude se empatarem na última rodada, mas não haverá jogo de compadres. Afinal de contas, que, ganhar se classifica. E quem perder, pode cair. O Ju precisa vencer o Criciúma para se manter na Terceirona. Aposto em Caxias classificado ao lado do Tigre, e Papo infelizmente rebaixado.

Comentários

Tem um jeito do Juventude fugir do rebaixamento caso Caxias e Brasil empatem. Teria que vencer por dois gols de diferença o Criciúma. Iria para saldo 0, contra -1 do Brasil, e os três gaúchos com 2 vitórias.

Há também a possibilidade de ganhar de 1x0 e o jogo dos gaúchos no centenário terminar sem gols. Brasil e Ju ficariam empatados com -1 no saldo, mas a Papada teria mais gols marcados do que o Xavante.

Mas não acho que isso vá acontecer. Meu palpite é o mesmo que o teu: dá Tigre e Grená na próxima fase.
samir disse…
Botafogo nesse momento joga, ao lado do Cruzeiro, o melhor futebol do Brasil. O preconceito com a história recente do clube por vezes não permite que o coloquemos entre os candidatos, mas fecho contigo professor, tem chances sim. Joel é o dono do rio...

E na outra semana essas equipes se enfrentam.. jogaço!
Vicente Fonseca disse…
E esta semana, além de Botafogo x Cruzeiro, temos Fluminense x Corinthians. Isso sem falar nos jogos da Dupla, contra Palmeiras e São Paulo.

Só jogaço. Baita campeonato, como sempre.