Janela aberta, só falta o encaixe

Não deixa de ser boa para o Internacional a notícia da antecipação da janela de transferência. Depois de todo o esforço feito pela direção colorada para trazer Renan, Rafael Sobis e Tinga para disputar a Libertadores, a ameaça de que eles não pudessem jogar deu ares de que o suor havia sido em vão. Não foi.

Interessante é pensar como será o time que enfrentará o São Paulo. Tenho dúvidas quanto à contribuição de Tinga e Rafael Sobis para o time, pelo menos agora. Por mais experientes e qualificados que sejam, é muito complicado sair de treinamentos físicos e jogos-treino contra o Cerâmica para uma semifinal de Libertadores. Se para Renan isto não pesaria tanto (por ser goleiro), para quem é de linha é bem mais complicado.

As repetidas partidas no 4-5-1 levam a crer que Celso Roth manterá este esquema para os duelos contra o São Paulo – caso não siga seu histórico de mudar tudo na hora do jogo decisivo, claro. Neste caso, um dos três meias será Tinga. Resta saber quem sai. Tanto D’Alessandro como Andrezinho e Giuliano têm dado resposta abaixo das expectativas. A opção, imagino, será pela saída de Andrezinho, apesar de discordar dela. Teríamos um jogador dinâmico (Tinga), um muito habilidoso (D’Alessandro) e um de juventude e pulmão (Giuliano). Lembrando que Tinga, quatro anos envelhecido, talvez não tenha aquele pulmão de anos atrás.

Outra possibilidade – e talvez fosse a mais correta – seria sacar um destes meias e colocar Rafael Sobis ao lado de Alecsandro no ataque. O centroavante colorado é alvo de implicância da torcida, mas seria mais fácil a Sobis ter alguém para lhe ajudar no ataque que atuar simplesmente como único homem de frente. Cogitam-no para a meia, como teria feito na época do Betis. Não sei o quanto pode render por ali, mas duvido que seja uma contribuição superior à que sabidamente oferece como jogador de ataque, seja segundo ou camisa 9.

O fato é que, beneficiado pela antecipação da janela de transferência, o Internacional precisa colocar para jogar desde já todos estes reforços, para que não entrem no time de paraquedas. Não cabe poupá-los no jogo de domingo, contra o Flamengo, por exemplo. Mesmo que seja pelo Brasileirão, precisam readquirir ritmo de jogo e condicionamento físico. Este último problema, aliás, pode tirar Sobis do jogo de ida contra o tricolor paulista, no Beira-Rio. Por melhores que sejam tecnicamente, não será bom nenhum dos três atuar sem condições adequadas para tal.


Em tempo:
- Para os colorados, o museu do clube tem promovido bons encontros no projeto Gol em 2 Tempos. Nesta semana, Manga e André (aquele dos anos 90, que chegou à seleção) conversarão com o público a partir das 18:30, no Beira-Rio.


- A saga de Igor Natusch contando a história do Brasil Copa por Copa virou blog. Nem vou chover no molhado e dizer que vale a pena. 

Comentários

Igor Natusch disse…
Grande Vicente. Obrigado pela gentil divulgação do blog! Achei que seria produtivo reunir todos os posts em um formato mais fácil de localizar ^^

Quanto ao Inter, concordo contigo - poupar jogadores a essa altura não faria sentido, e até seria contraproducente. Já está difícil ter todos eles em condições de jogar a Liber, se ficar cheio de dedos para escalá-los aí sim é que jamais terão condições de jogo. Se bem que, sendo Celso Roth quem é, não duvido de nada, nem de um ousado 4-3-3 na partida de ida...
Vicente Fonseca disse…
Eu até não achava de todo absurdo poupar os jogadores estando numa semifinal de Libertadores, mas acho que a inclusão dos três reforços passa, necessariamente, por jogarem junto com o time em ritmo de competição. E aí seria preciso botar o time para jogar, mesmo que a decisão esteja por perto.

Na verdade, a cada dia que passa sou mais contrário a poupar jogadores onde quer que seja. A não ser em situações onde não há nada mais a ganhar, como fez o Inter no Gre-Nal do Olímpico, pelo Gauchão.
Pati Benvenuti disse…
blog das copas = orgulho alheio