Saída de Fossati não resolverá os problemas do Inter

Ano passado, o Grêmio demitiu Celso Roth na primeira fase da Libertadores. Não foi um erro: errado, viu-se meses depois, foi ter ficado 45 dias sem técnico em favor de um profissional que saiu logo na primeira proposta que apareceu do exterior.

A demissão de Fossati do Internacional era questão de tempo. O problema é que este tempo passou, ou ainda não deveria ter chegado. Poderia ter sido oficializada na derrota para o São José, quando o time já não jogava bem; ou nas derrotas seguidas para Grêmio e Banfield, mesmo que em uma fase mais adiantada da competição continental. O Inter, entretanto, espera a semifinal para mandar o técnico de volta ao Uruguai. Sim, há três jogos pelo Brasileirão e um mês de parada para a Copa do Mundo. São os 45 dias que o Grêmio perdeu em 2009, e que o Inter pode recuperar em 2010 se anunciar logo o novo treinador, minimizando os estragos por ter posto fora o planejamento inicial.

Fossati não fez bom trabalho no Beira-Rio. Seu período ficou marcado, primeiro, por teimosia em um esquema que parecia imutável, para depois passar de indecisão em torno de três sistemas (3-6-1, 3-5-2 e 4-4-2), o que dificultou a formação de um time confiável. Os resultados, na Libertadores, foram bons. O Inter ainda está vivo, entre os quatro melhores, ainda que vá passando aos trancos e barrancos. Mas o desempenho do time raramente foi satisfatório. Evidentemente, o colorado tinha chances de ganhar a América com Fossati, afinal, tem conseguido passar de fase – e por adversários de respeito, diga-se. Mas também é verdade que nada podia garantir isso, ainda mais com o desempenho fraco que a equipe vem mostrando. Caindo para o São Paulo em agosto, com Fossati no comando de um time que vai mal no Brasileirão, o ano estaria praticamente perdido. E é uma tendência não tão improvável assim, principalmente por aquilo que o time (não) vem apresentando.

Sou normalmente contrário a demissões de técnico, especialmente quando a equipe vai conseguindo resultados, jogando bem ou não. Só a entendo como um mal necessário no caso de um clima insustentável, como Roth ano passado no Grêmio, ou quando o próprio técnico quer sair. Talvez ambos sejam o caso agora. Mas, como não frequento o Beira-Rio para saber se a pressão é igual ou parecida com aquela, é meu dever deixar este fator de lado por enquanto.

Por isso, entendo como um erro a demissão de Fossati. Poderia ter caído antes, ainda que o ideal fosse tentar mantê-lo. A continuidade e a convicção são amigas inseparáveis dos bons resultados. Por mais que Fossati realmente não tenha ido bem, merecia mais tempo para trabalhar. Claro, talvez nem ele queira mais prosseguir, já deu a entender várias vezes. Isso também pode ter pesado na decisão de Carvalho e Piffero, e não pode ser simplesmente desconsiderado.

O Inter, porém, precisa também questionar a qualidade do seu grupo de jogadores. Será que a culpa é toda de Fossati? Será que o plantel colorado é tão qualificado como os dirigentes pensam? Fossati não foi bem, mas não é capaz de milagres. O time pode render mais, é verdade. Mas o Inter, hoje, tem um goleiro titular pouco confiável, um lateral-direito pouco produtivo, zagueiros lentos e, à exceção de Bolívar, ultrapassados, um Kleber cada vez mais discreto, D’Alessandro em fase de hibernação, e atacantes insuficientes. Trata-se de um dos grupos mais fracos desde 2005, talvez só pior que o do Brasileirão de 2007. Quando há problemas em todos os setores de um time, o técnico tem culpa no cartório. Mas, neste caso, não é só ele. Trocar Fossati por Mário Sérgio ou Abel Braga na base do pensamento mágico, confiando 100% no que o Inter tem disponível no seu elenco, não surtirá efeito positivo algum nesta trajetória.

Enquete
E aí, quem será o novo técnico do Inter? É o palpite sobre quem assume, não uma torcida por algum dos nomes. Responde ali do lado!

Comentários

Lourenço disse…
Concordo com o texto na íntegra.
Lourenço disse…
Ah, eu votei no Mário Sérgio. Acho que o Abel, Mano e Felipão não poderão vir. Nelsinho e Cuca são aqueles nomes que, de tanta rejeição, assustariam a direção, e servem mais de bode na sala para dar ambiente bom para quem vier. Falcão seria uma saída ousada demais para quem quer um técnico certeiro para ser campeão.
Lourenço disse…
Ou o Carpegianni, quem sabe.
Vicente Fonseca disse…
Hoje, no programa do Nando Gross, o Falcão disse que quer voltar a treinar ainda em 2010.
Unknown disse…
Análise muito boa... tb acho que o Fossati poderia ter saído após o final do Gauchão... mas não saiu... mas como por a culpa exclusivamente em um treinador quando o dirigente fica colocando pressão pela escalação de pernas de pau como Edu e Alecsandro? O Inter tem, hoje, um time para ficar entre os oito do país... se ganhar a Libertadores vai ser pelo peso da camisa e por causa de jogadores pouco valorizados como Walter, Giuliano e Sandro...
mas o pior está por vir... Cuca... tem a cara do Fernando Carvalho... colocar um treinador fraco e que não vai disputar beleza com ele (ao contrário de um Carpegiani, de um Falcão)! sem falar de Luxemburgo, Muricy e Fernandão que imploraram par vir pro inter e F.C. esculachou... eis o nosso câncer...
Samir disse…
Falcão tá querendo mto assumir esse cargo. Agora, não vejo pq o Felipão não ser o foco do inter. Falaram q ele pediria algo em torno de 600 mil. É pouco. Manda embora Edu, Pereira e o fossati e qse paga isso. Claro, há uma relação entre ele e o Grêmio q poderia pesar na decisão DELE. Agora o Inter tem obrigação de correr atrás do melhor, e o melhor é ele.

Agora, dos nomes falados, creio q Mário Sérgio seja o mais forte.
Vicente Fonseca disse…
Nem cogitei do Felipão, até porque duvido muito que venha. Mas a lista que fiz foi somente pelos nomes que se falaram até o momento. Por mim, GALLO seria uma ótima opção. hdsshd

Valeu pelos elogios, Marcelo!
samir disse…
Inter corre atrás do atacante Emerson, ex flamengo, e do goleiro Renan. Tirado da rádio gaúcha...
O Inter não vai tentar o Felipão por um simples motivo: tempo. Só há uma chance, agora, de passar pelo São Paulo. É contratar um técnico agora, ambientar-se com ele durante a pausa da Copa e aí, no final de julho, mandar brasa na semifinal com o que tiver treinado.

Felipão já disse que só vai definir pra onde vai quando a Copa terminar. Ele pode fazer isso, tem nome, tem status. "Ah, mas o Inter pode oferecer um milhão pra ele". Pode, mas duvido que aceite. Ele quer tempo pra relaxar um pouco. Mais: ele disse que, só depois que ele analisar as propostas oriundas da Europa é que ele vai ver as propostas brasileiras.

O Inter pode até tentar, mas pra mim, seria um tiro no escuro e uma perda de tempo. Com a corda no pescoço, acho brabo que o Carvalho tente arriscar dessa forma agora. Ainda mais que as eleições estão logo ali...
Felipe disse…
Concordo em parte com o texto. A saída do Fossati não vai resolver TODOS os problemas, mas pode resolver muitos deles. O grupo não acredita mais dele e isso conta muito. Ele não soube montar uma defesa confiável e também não soube dar uma mecânica de jogo ao time. Tudo bem que esse não é o melhor grupo que o Inter teve nos últimos anos, mas o grupo é bom, tanto que, mesmo com esse técnico, conseguiu chegar às semi-finais da Libertadores. Esse mesmo time foi vice campeão brasileiro! O ataque poderia ser melhor e a defesa poderia ser mais jovem, mas são todos bons jogadores, não tem nenhum perna de pau (fora o Pato, mas tem o Lauro que é um ótimo goleiro). Concordo que a melhor hora para trocar seria depois de perder para o São José. Mas antes tarde do que nunca! Que venha o doido varrido do Mario Sérgio!
Vicente Fonseca disse…
Felipe, eu não entendi qual a parte que tu discorda. Tu fala mais ou menos o que eu penso sobre a saída do Fossati: não se resolverá tudo, apenas parte do problema.

Lembrando que esse grupo teve problemas com o Tite também. Se todo técnico tem problemas com esse elenco, é porque tá na hora de mexer no elenco, não? É muito cacique pra pouco índio.
Felipe disse…
Eu discordo (respeitando a tua opinião, claro) por que tu diz que a saída do Fossati é um erro. Eu considero um acerto, embora tardio. Resolver parte do problema é melhor do que continuar na mesma.
felipesfranke disse…
No que tange secar o Inter, sou quase místico, acredito nas convergências astrológicas. Assim, torço SOBRETUDO para que Abel não retorne.

A última vez que Inter teve Abel em ano de Copa do Mundo não foi nada nada boa.
Vicente Fonseca disse…
Acho que o Fossati não vem bem. Mesmo assim, uma mudança brusca à esta altura do campeonato não é nada boa. Aí reside nossa discordância então.

Caro Franke, lembre que, além de ser ano de Copa, eles perderam o Gauchão para nós e três dos quatro semifinalistas de 2010 são iguais aos de 2006: Inter, São Paulo e Chivas.
André Kruse disse…
O Inter, porém, precisa também questionar a qualidade do seu grupo de jogadores. Será que a culpa é toda de Fossati? Será que o plantel colorado é tão qualificado como os dirigentes pensam? Fossati não foi bem, mas não é capaz de milagres.

Acho que aí está o ponto fundamental. Observando de fora me parece que este é um fenomeno bem comum no beira-rio, achar que o time é um cano e que apenas o treinador impede que o time ganhe todos os jogos por goleada. Lembram do Joel em 2004?
Prestes disse…
MAGUIO SEGGIO JÁ!!!
Vicente Fonseca disse…
Pessoalmente, não acredito muito que será o Mário Sérgio. A não ser que ele repense sua vida e queira assumir o Inter por um tempo mais longo, pois duvido que Carvalho contratará alguém só para quatro (ou dois) jogos e depois sair.
Prestes disse…
Seria genial.

O Mário vem aí, empata quatro jogos, vira campeão da Libertadores e vai embora, uasdasuhdasuhdauhhasduh
Vicente Fonseca disse…
ddfshsfd

JOEL é a melhor opção. Em 2000, ganhou o Brasileiro com o Vasco assumindo o time nas semifinais.
Prestes disse…
Bah, pior que eu curtiria o Joel.

Futebol é FOLCLORE,fodam-se os resultados, uhfshudfshudsshuhuf
natusch disse…
Agora que CELSO ROTH está fora do mercado, as opções coloradas ficam realmente bem mais escassas =P

Falando sério agora. Tem nomes que eu não entendo como ainda surgem nas especulações. Nelsinho Baptista, por ex, é SEMPRE lembrado quando a Dupla fica sem treinador e JAMAIS virá, porque é fraco e ainda por cima saiu pela porta dos fundos do Inter, como todos bem lembram. Eu voto no Cuca, embora não descarte o Falcão de modo algum. As coisas que ouvi na Gaúcha foram bem sintomáticas, e Falcão seria a chance de ter um caráter mágico tão caro ao Inter de ultimamente (taí o Tinga que não me deixa mentir) sem ter que esperar por uma dificílima negociação com Abel Braga. Mas Cuca saiu por cima do Fluminense, livrando o time da queda de modo espetacular em 2009 e demitido esse ano por uma questão mercadológica que pouco ou nada teve a ver com futebol. É a minha aposta.

Se bem que, na verdade, a demissão do Fossati é que foi muito PREGOSSE (valeu, VdeP)...
Vicente Fonseca disse…
Sugiro ao Inter um técnico que trabalhe com "conceituxxx".
Felipe disse…
Segundo o Carvalho, vai ser contratado um técnico de nome, vencedor e que está na ativa. Com isso, já da pra descartar Cuca (perdedor), Falcão e Mário Sérgio (não estão na ativa). Autuori, Tite, Nelsinho e Roth estão descartados pois não teriam aceitação com a torcida. Mano e Muricy não saem dos seus times. Vai ser o Felipão ou o Abelão. Vicente, por que o Felipão não está na enquete?
Vicente Fonseca disse…
Não botei o Felipão porque pus os que estavam sendo mais cogitados ontem, logo após a queda do Fossati. Felipão era mais sonho impossível que cogitação real naquela hora.

Mas vai ser ele, para meu desencantamento completo com o futebol ocidental.
Unknown disse…
como disse anteriormente, tenho um enorme receio de se concretize a contratação de um treinador perdedor, como Cuca e Mário Sérgio... Carpegiane e Falcão, por terem história no inter estão fora dos planos de Fernando Carvalho. no entanto, por se tratar de ano eleitoral e, considerando o descontentamento com a dupla Pífero e F.C por parte dos conselheiros, acredito que esses poderão fazer uma contratação de peso para garantir sua manutenção no poder colorado... logo, torçamos por Felipão ou Mano. este último, aliás, colorado inconfeso...