Os duelos eliminatórios entre o Inter e os argentinos


Os confrontos eliminatórios colorados contra equipes argentinas são todos recentes. De 2004 para cá, quando o clube voltou depois de longo inverno a disputar competições internacionais, foram cinco enfrentamentos. O Inter se deu melhor em três e caiu fora em dois. Vejamos o retrospecto.

Sul-Americana (2004): depois de eliminar Figueirense, Grêmio, Cruzeiro e Atlético Júnior, o Inter chegava às semifinais para enfrentar o Boca Juniors, bicho-papão do continente, no primeiro confronto com equipes de fora do país desde 1993. Na Bombonera, derrota de 4 a 2; no Beira-Rio, um empate de 0 a 0 classificou os argentinos à final, onde derrotariam o Bolívar.

Sul-Americana (2005): na fase nacional, o colorado tirou o São Paulo campeão da América. A seguir, viria o Rosário Central. Na ida, em pleno Gigante de Arroyito, vitória por 1 a 0. No Beira-Rio, sufoco e empate de 1 a 1. Após sair à frente, o Inter sofreu o empate e por pouco não cedeu a classificação ao time visitante.

Sul-Americana (2005): na fase seguinte ao Central, a revanche com o Boca. Bem mais forte e experiente que em 2004, o Inter chegava encorpado para, enfim, tentar fazer frente aos xeneizes. No Beira-Rio, vitória por 1 a 0, gol de Fernandão no último lance da partida. Na Bombonera, após sair perdendo, o Inter consegue o empate com um chutaço de Rafael Sobis. Mesmo precisando do 3 a 1, o Boca não se abala: abre 4 a 1 em poucos minutos e encaminha o bicampeonato da Sul-Americana.


Sul-Americana (2008): o Boca já não era o mesmo, e vinha com reservas (os quais, apesar disso, golearam a LDU campeã da América na fase anterior). O Inter, por outro lado, jogava todas as fichas na Sul-Americana, já que ia mal das pernas no Brasileirão. No Beira-Rio, 2 a 0, dois golaços de Alex. Na Bombonera, a vitória por 2 a 1 espantou o fantasma azul y oro, dando ao time a confiança necessária de que o título era possível.

Sul-Americana (2008): Inter e Estudiantes chegavam à decisão do torneio numa espécie de ensaio para 2009. O colorado preparava uma equipe para tentar arrebentar no ano do Centenário; os argentinos encaminhavam o time que acabou sendo campeão da América. Em La Plata, vitória do Inter por 1 a 0, gol de pênalti de Alex, mesmo jogando com um a menos desde o início, após expulsão de Guiñazu. No Beira-Rio, o Estudiantes foi outro time: se impôs, devolveu o 1 a 0, mas não teve pernas na prorrogação, onde um gol de Nilmar deu o título ao Internacional.

O Inter ainda enfrentou o Vélez Sarsfield duas vezes pela Libertadores, mas não em confrontos de mata-mata. Pelo triangular semifinal de 1980, venceu por 1 a 0 em Buenos Aires e por 3 a 1 em Porto Alegre. Na primeira fase de 2007, levou 3 a 0 na Argentina e empatou sem gols no Brasil. No total, portanto, foram 14 partidas contra equipes argentinas, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas.

Fotos: Alex comemora o gol da vitória em La Plata, em 2008 (Globo Esporte); Palermo e Gago celebram a vitória do Boca sobre o Inter em 2005 (AFP).

Comentários

luís felipe disse…
legal.

lembrando que a vitória de 2005 foi a primeira derrota do Central para um time estrangeiro em casa por uma competição oficial.
Vicente Fonseca disse…
Verdade, vitória histórica.

Aquela sobre o Junior em 2004 foi a primeira do Inter válida por competições internacionais em 15 anos (desde o 1 a 0 sobre o Olimpia, em 1989).
Vicente Fonseca disse…
Fora de casa, fora do país, claro.
Prestes disse…
Quando eu fui pra Rosário o dono do hostel se mostrou muito CABREIRO com aquela vitória do Inter, uhshudsshuhussadadhusshdu