Detalhes de Gre-Nal
O Gre-Nal foi domingo, mas ainda há tempo de tecer algumas considerações sobre ele, mesmo que atrasadas. O tempo é um detalhe. Decisivo, mas um detalhe.
Foi isso mesmo. Um Gre-Nal decidido no detalhe. Comentei com um amigo que assistia o jogo comigo, lá pelos 15 do segundo tempo: o clássico tem cara de 0 a 0, o primeiro do Gauchão, mas pode ser decidido num detalhe.
Foi por detalhe mesmo: Jonas não encostou na bola de cabeça, logo a 1 minuto de jogo, por detalhe. Rafael Marques salvou gol de Taison em cima da linha, por detalhe. Assim foi outras tantas vezes: as cabeçadas de Índio e Nei, o sem-pulo de Jonas em jogada de Lúcio, a puxeta de Borges no segundo tempo. Aí, a bola bateu nas costas de Edu, um detalhe decisivo que deixou Alecsandro livre para fazer um gol de qualidade. No finzinho, mais um detalhe: um erro da zaga do Inter e Maylson, livre, acertou uma paulada no travessão.
Só poderia ser no detalhe mesmo: o Gre-Nal foi um dos mais equilibrados dos últimos tempos. Silas acertou na escalação. Mesmo com a derrota, o 3-5-2 pode ser uma alternativa interessante ao Grêmio. Pelas laterais, vantagem gremista: Kleber teve de ficar contido por causa de Mário Fernandes (e vice-versa), e Lúcio levou vantagem sobre Nei na maioria das vezes. Aliás, sábia e tardia decisão de entrar com ele na esquerda. Pedia passagem e, com mais uma boa atuação, deve ficar no time. Mas Mário Fernandes precisa ser aproveitado na lateral. É a posição perfeita para desempenhar seu grande futebol: terá de marcar como um zagueiro e avançar como um ponta, duas coisas que faz como poucos. Será o melhor da posição no Brasil, mesmo não sendo a sua de origem. Joílson, também melhor que em 2009, pode ser um reserva bem útil se seguir neste ritmo.
No Inter, é visível a melhora de Taison com relação ao péssimo segundo semestre de 2009. Alecsandro, mesmo com a concorrência de Kleber Pereira, não teve atuação muito diferente das demais: participou pouco, até menos do que costuma, mas marcou seu gol. A zaga foi muito bem na contenção a Borges, ainda que Fabiano Eller tenha se atrapalhado com Jonas mais de uma vez. E Andrezinho, de novo, entrou bem.
Para um time que não está pronto, que ainda se modifica em busca de uma cara, o Grêmio fez bem seu papel. A derrota não chega a ser injusta, porque o jogo foi extremamente parelho, e qualquer um dos dois poderia vencê-lo. Talvez em 2010 o tricolor consiga formar um time capaz de reverter esta tendência colorada em Gre-Nais desde 2008, o que de forma alguma é um detalhe.
Souza
Seis meses fora. Péssima notícia para um time que ainda busca sua cara e tinha nele um dos líderes do grupo. Entretanto, Douglas surge como alternativa fortíssima para a criação. Tem mais a cara do lugar que Souza. Silas terá menos problemas em quebrar a cabeça para montar o time, mas perde um jogador importante. Ou o Grêmio contrata ou aposta em alguém da base para o lugar. Não penso que Maylson possa ser este nome, por característica de jogo, não pelo que vem jogando.
Comentários
Talvez falte ao Grêmio agredir mais, ter mais sangue nos olhos num clássico. Jogar mais às ganhas, como se fosse o último jogo do mundo, como se dependesse disso a continuidade da humanidade.
Talvez não, até porque mesmo que o Grêmio estivesse totalmente EMBUÍDO desse espírito, os vermelhos não estariam diferentes.
No fundo, todos sabíamos que o Inter era franco favorito pro Grenal. Talvez (deve ser a quinta vez que eu uso essa palavra aqui) o resultado tenha sido até magro...
E criminoso o horário do jogo de hj contra o São Luiz. Eu é que não irei derreter no cimento do Monumental!
E eu concordo, essa lesão do Souza acaba "facilitando" a montagem do time. O Souza nunca seria sacado do time, por mais que ele fosse a bola da vez. Se bem que, pelo que disseram, o Hugo entrou durante o GRE-nal e não fez bulhufas...
Acho (quero achar) que o Colorado SOCOU o Grêmio, jhisahisdauhsaduhsdauhauy
Gustavo, há tempos acho que o Grêmio é um time que joga calado. Falta um zagueirão que ponha ordem na casa ou um volantão nesse estilo.
Augusto, 1º de março. Menos de 1 mês, portanto. Aguenta, rapaz, que voltaremos ainda melhores, te asseguro!
Ou minha TV tá quebrada ou tem gente tomando ácido por aqui.