Começando de fato

Muitos costumam dizer que o ano no Brasil só começa na Quarta-Feira de Cinzas. Penso que esta verdade nunca esteve tão perto da realidade do Carta na Manga quanto em 2010. Mesmo que não tenhamos interrompido as atividades por aqui de forma total nestes 45 dias iniciais do ano, é justamente hoje que retomaremos o ritmo normal que perdurará até o final de dezembro.

E para o futebol gaúcho, se o ano já iniciou e até Gre-Nal já tivemos, pelo menos as decisões começam também na quarta pós-Carnaval. A Taça Fernando Carvalho começa hoje a definir seus semifinalistas, em jogos únicos, sem volta.

Hoje será a vez do Grêmio tentar, pela primeira vez no ano, não levar gols, diante do Veranópolis. Adversário, aliás, que impôs grandes dificuldades à equipe de Silas na terceira rodada deste Gauchão, num suadíssimo empate de 1 a 1 no Olímpico. Portanto, para os que rumarão à Azenha pensando em classificação fácil, é bom irem se preparando para uma possibilidade não tão irreal assim de eliminação. Imaginaram o Veranópolis segurando um empate que seja, o que levaria a uma decisão de pênaltis? Não é tão absurdo assim.

Quanto ao Inter, terá pela frente um ex-rival, um velho conhecido que, hoje em dia, nem cócegas faz. O Juventude levou 5 a 0 do colorado há poucas semanas. Amanhã pode ser diferente, afinal, não é jogo mais da tabela classificatória, e sim uma decisão por vaga. Mas é um cenário bem mais improvável uma tragédia no Beira-Rio que no Olímpico neste meio de semana – muito embora, e que fique bem claro, aposto na classificação de ambos os grandes da Capital.

As datas
Quando a coisa é mal planejada, tudo sai errado. Em 2009, a Federação Gaúcha de Futebol prejudicou o andamento da campanha do Grêmio no seu campeonato por não aceitar adiantar ou transferir jogos importantes do Gauchão quando o clube pediu, quando ficavam a menos de três dias de partidas da Libertadores. Em dois Gre-Nais, ambos decisivos, foi assim. Agora, é a vez do Inter se complicar. Terá de jogar quinta e sábado para atuar terça que vem contra o Emelec pela competição continental – jogo que, por sorte, será em Porto Alegre.

Enquanto a FGF não determinar que o(s) clube(s) que disputa a Libertadores tenha a preferência nas datas para não sair prejudicado nem numa competição nem noutra, será sempre assim. Inter x Juventude deveria ser quarta, a semifinal colorada deveria ser sábado. Simples. Fazer uma tabela estanque e imutável é um duplo gol contra: Grêmio e Inter, atores principais do Gauchão, têm de desprezá-lo em nome de uma competição maior, o que enfraquece o estadual; e a FGF complica a vida de um representante seu no maior torneio da América do Sul.

Vale lembrar que não foi só em 2009 que ocorreu algo parecido. Em 2006, a primeira partida da final do Gauchão seria domingo, mas, como o Inter tinha jogo terça em Montevidéu pela Libertadores, o Grêmio foi cortês e aceitou adiantar o jogo para sábado. Como não houve reciprocidade colorada três anos depois, o tricolor enfaticamente não aceitou transferir seu duelo com o Veranópolis para a quinta, o que facilitaria a vida do rival este ano. Se a FGF tivesse mais inteligência na elaboração do calendário, colorados não dependeriam da boa vontade dos tricolores, e vice-versa.

Abbondanzieri
Não sei como anda, mas aos 37 anos já não é mais titular do Boca Juniors. Comparações com Clemer, campeão da América com esta idade, são o pensamento mágico. Já com Tavarelli, é a pura secação: um goleiro estrangeiro, campeão continental, mas já em decadência. São coincidências que serão utilizadas pelos que torcem e pelos que secam. Desconfio desta contratação, mas não sei onde o Inter iria achar um goleiro melhor.

Rodrigo
Bom zagueiro nas duas passagens pelo São Paulo, mas nunca foi um líder da defesa: antes foi Lugano, depois Miranda. Por sua experiência e qualidade, poderia assumir o posto no Grêmio e ajudar a resolver os problemas defensivos que andam atormentando os gremistas. Meira agiu rápido na reposição de Réver. Ponto para ele. Se dará certo ou não, o tempo dirá, como sempre. Mas não se pense que os problemas da defesa do Grêmio se resumem ao miolo de zaga.

Comentários

Vai falar agora meu lado gremista.

Eu sei de um goleiro argentino melhor que o Pato e que estaria disponível. Só não sei se ele aceitaria jogar no Inter.

>D
Joel disse…
Frederick, acho que sei de quem estás falando, e acho que ele não aceitaria jogar no Inter.

Tenho uma opinião siples sobre o rival vermelho: Lauro é pior que Clemer? Para mim, não.
Vicente Fonseca disse…
O detalhe, Joel, é que Clemer ia bem nos jogos decisivos, crescia neles. Lauro é um goleiro mais comum, embora não ruim.

Abbondanzieri era um grande goleiro. Não sei como anda agora. Esse goleiro que o Fred tá falando joga na Grécia, se não me engano.
Joel disse…
Então me enganei... O que eu havia pensado joga na Italia...mas esse que joga na Grécia, na minha opinião não é melhor do que Pato

Sei lá, um peru contra o Avenida (pior tiem até agora do Gauchão) queima o cara... se lembrarmos dos lances bisonhos do Clemer dá para rir uma tarde inteira...mas afinal o que eu quero dizer com isso tudo: deixa o Lauro trabalhar ou põe o Clemer de volta! vai que dá o azar do Abbondanzieri dar certo...
Apenas para deixar claro que eu estava apenas querendo dar uma provocada (por isso o "meu lado gremista vai falar").

Mas não nego que torço para a vinda do Abbondanzieri pro Beira-Rio. É um goleiro cuja tendência é não dar certo. Disse, ontem, para o Igor e um outro conhecido de que ele seria um novo Goycochea: faria uma temporada razoável no Inter, voltaria pra Argentina no ano seguinte e encerraria carreira.

Nesse caso, até o Saja, que a gente não sabe como anda, seria uma aposta melhor. Mas enfim, eu não ganhei o mundo como dirigente. O Carvalho ganhou. Algum bom motivo ele tem pra contratá-lo.
Senhores, Ronaldinho Gaúcho jogou demais!! Como é bom ver esse cara jogando bola. Os gremistas podem ter raiva do guri, mas é um talento único no futebol atual. Afim de jogo ele coloca qquer um, QQUER UM no chinelo!

E o Rooney é o atacante dos sonhos do meu time. Semper gostei do cara, mas o que ele tá jogando nesse ano é brincadeira. Se chegar com essa bola toda na Copa, a Inglaterra cresce demais no meu conceito.

E sobre o gauchão. É uma pena que tenhamos voltado a falar sobre o que acontece dentro de campo. Não há mto pra ver. Era mto mais interessante qdo toda imprensa ficava quebrando pau sobre a questão dos horários e da temperatura.
Vicente Fonseca disse…
Bem registrado, Samir. Não vi o jogo todo, mas os lances de Ronaldinho ontem são impressionantes mesmo.
luís felipe disse…
Em três anos de Inter o Lauro tem duas falhas inquestionáveis. Apenas duas. Até o Victor falhou mais (abs, comentário 5 do Impedimento)
natusch disse…
Para mim, o Abbondanzieri é um tapa-buraco. Vem para fazer essa temporada, e só. Eu pessoalmente acho uma aposta arriscada em um goleiro que está visivelmente no ocaso da carreira - podemos pegar o próprio Clemer como exemplo de como um goleiro no fim da jornada pode cometer erros e deslizes em profusão. Ou seja, como gremista eu acho ótimo, mas como apreciador de futebol temo que seja uma canoa furada para o Inter.

O Lauro não é tão mal goleiro assim, muito pelo contrário. Concordo com o Joel: um frango em gauchão não é o suficiente para sacramentar a má qualidade de um goleiro. Lauro é um goleiro de mediano para bom, tem limitações, mas não é o mão-furada que estão pintando. Tavarelli, com a camisa tricolor, foi bem pior e custou muito mais caro...
Vicente Fonseca disse…
O Lauro dificilmente falha, mas dificilmente também decide jogos em favor do Inter. Por isso é um goleiro comum, mas me serve, no mínimo, como um bom reserva.

E parece claro mesmo, Natusch, que o Pato vem pra tapar um buraco. Caso o Inter não vença a Libertadores, eu até apostaria em sua saída antes do fim do ano.
natusch disse…
Em três anos de Inter o Lauro tem duas falhas inquestionáveis. Apenas duas. Até o Victor falhou mais .

Verdade verdadeiríssima. O Victor tem uma média de atuação muito superior ao Lauro, mas já cometeu algumas falhas também. Tecnicamente não se comparam, mas serve de argumento para os que acham que tão pegando demais no pé do Lauro.

Verdade, Professor. O Pato pode pedir as contas no meio do ano, caso a Liber não venha. Por isso acho meio estranho esse investimento - pensar a curto prazo não me parece ser muito o estilo do Carvalho, mas enfim.

E de fato, Ronaldinho tá jogando MUITO. Ontem foi uma atuação espetacular, sem dúvida. Mas decisivo mesmo foi o Rooney, que não tem um quinto da bola do Ronaldinho mas faz gol quando o momento exige...
Vicente Fonseca disse…
Só que na prática é um ano e meio, e não três anos. Ele passou a jogar em outubro de 2008, ao menos como titular.

A atuação do Ronaldinho ontem dá esperança que ele possa decidir contra times grandes, e não apenas contra Siena e Catania, por exemplo.
Lourenço disse…
O Lauro é um goleiro mediano, fraco para um time campeão de Libertadores, mas também não é ruim a ponto de se apostar no Abbondanzieri.
Ronaldinho jogou bem ontem, admite-se. Quando fez o gol e aquele passe de letra pro lado, pensei "putz, lá vamos nós aturar essa Mônica rasta na África". Por merecimento só por aqueles momentos.

Ainda assim, acho que o dentuço tem que manter uma regularidade para justificar sua ida pra Copa. Quando começou a pressão sobre o Dunga para que ele fosse convocado, logo caiu de produção (como sempre). E convenhamos que o próprio time faceiro do Milan não o ajuda nisso, afinal, quem dá proteção pra zaga num meio-ataque composto por Pirlo, Ambrosini, Beckham, Ronaldinho, Huntelaar e Pato?

E o Rooney, sem comentários. Matador nato. Se o Manchester ou a Seleção Inglesa tivessem outro atacante incontestável (e não tentem me convencer que o Sotilli búlgaro é bom jogador), o ataque desses dois times voariam.
luís felipe disse…
Victor falhou contra o Veranópolis. Acho que a direção do Grêmio vai contratar o Oscar Córdoba...
luís felipe disse…
Só que na prática é um ano e meio, e não três anos.

só pra efeito de comparação, o Michel Alves entrou em uma partida no campeonato e falhou duas vezes (Botafogo, Engenhão, 2009)
Vicente Fonseca disse…
Bah, a secação do Luís fez o Victor praticar sua maior falha em dois anos no Olímpico. Frangaço.

Verdade. O Michel Alves ainda falhou naquele 3 a 2 sobre o Barueri, espalmando pro lado uma bola fácil que terminou em gol dos paulistas.
Lourenço disse…
Mas o principal problema do Lauro não é ser frangueiro. Ele é menos frangueiro que Marcos, Dida, Felipe e Bruno (e Victor, diria o gaiato). Só que ele também não compensa isso sendo brilhante. Fez poucos jogos de destaque. É um goleiro médio-bom que agora começou a frangar.

O Inter está fritando ele. A única chance é o Pato ser muito ruim e todo mundo sentir saudade do Lauro.
"Ainda assim, acho que o dentuço tem que manter uma regularidade para justificar sua ida pra Copa."

Fred, acho que até por isso o Dunga não o convocou agora. Quer q o cara chegue voando em maio/junho.
natusch disse…
Abbondanzieri chega no Beira Rio, farda, joga, leva uns frangos e aí a direção vai ter que engolir o Lauro. Não precisa ser Mãe Dinah nem Nostradamus para prever isso. Não digo que dar certo seja impossível, mas é uma aposta alta demais para o meu gosto. Mas enfim.

Algo me diz que o Victor não vai para a Copa. Posso me enganar, mas tenho essa impressão. Isso de "Victor sempre foi pensado como terceiro goleiro" não me convence muito.

E Edilson no Grêmio. Cantei a pedra há uma semana atrás, hein? Futebol ele tem - tomara que consiga jogar mais que o Cajá, nossa última experiência com atletas da macaca...