Dois anos sem jogar é o menor dos males

Uma promessa do futebol brasileiro se esvai por conta das drogas. É uma pena começarmos 2010 lamentando que Jobson ficará dois anos sem jogar futebol por conta de doping, em vez de celebrarmos um belo começo de temporada de um atacante com grande potencial. E a situação ainda se agrava pelo fato de ser crack, e não "simplesmente" cocaína, o motivo de seu exame ter dado positivo. Da cocaína já vimos algumas pessoas se livrarem, a duras penas. Do crack, estes exemplos praticamente inexistem - e se ele fumou mesmo a pedra, não há muitas dúvidas de que já esteja viciado. Muito, muito triste.

Mas como sou um otimista incorrigível, quero aqui dizer que lá no fundo tenho a irracional esperança de daqui a dois anos ver Jobson ter se constituído num desses casos raros de recuperação desta dependência tão pesada. De vê-lo virar um exemplo de volta por cima no esporte, como de certa forma foi Dinei quando se livrou do cocaína, ou Narciso, que superou a leucemia. Se Jobson conseguir se recuperar, sairá da treva onde atualmente se encontra para um lugar de referência, não só como esportista, mas, principalmente, ser humano.

É difícil, mas tenho esperança. E quanto mais as pessoas puderem ajudá-lo no tratamento, ao invés de julgá-lo de forma precipitada e preconceituosa, mais chances há de que este quadro tão improvável se torne realidade. Alô, Botafogo! Jobson lhe ajudou a escapar da Série B ano passado. É hora de retribuir.

Porto Alegre x Inter
O Inter B vai ao Lami para o seu primeiro jogo fora de casa. Perto dela, é verdade. Não deverá ter grandes dificuldades. O Porto Alegre iniciou levando 5 a 1 do Veranópolis, deixando claro que tem imensas fragilidades e precisará melhorar muito se não quiser dar fiasco no Gauchão. A gurizada vem entrosada, motivada e de olho numa vaga do grupo que disputará a Libertadores. Dá para conseguir uma vitória. Em termos de tabela, é quase obrigação: não deixando o Grêmio abrir mais que três pontos de distância, o colorado poderá ultrapassar o rival em pontos vencendo o Gre-Nal de Erechim e, assim, obter a enorme vantagem de decidir no Beira-Rio os mata-matas do Carvalhão. A responsabilidade da gurizada é, até lá, levar o time na tabela no mínimo em uma situação de desvantagem administrável em relação ao rival.

Quem sobra?
Mesmo que Douglas não venha, o Grêmio tem excesso de bons jogadores do meio para a frente. É um problema ótimo para Silas resolver. Em princípio, considero que Borges e Hugo serão titulares. O primeiro por ser o único centroavante de ofício; e o segundo por ser a única opção de pé canhoto. Dito isso, há duas opções: um 4-4-2 ortodoxo, onde Souza joga na meia e Leandro disputa vaga com Jonas; ou um 4-3-3 a la Corinthians '09, onde Jonas sobra e Leandro disputa vaga com Souza pela direita - e aí seria necessária a contratação de um 10, como Douglas.

De todo modo, é ótimo que o Grêmio tenha excesso de opções. Todos jogarão várias vezes, pois a temporada é longa e acidentada. Se a saída de um para o ingresso de outro for necessária, e mesmo assim o nível técnico seja mantido, é sinal de bom plantel. E se todos estiverem em condições e alguns desses bons jogadores ficarem no banco, melhor ainda. Silas terá sempre a opção de fazer como fez domingo: usar um deles para mudar o andamento da partida, podendo alterar o time taticamente e pleitear melhor um bom resultado.

Follmann
Numa das piores fases de sua história, o Juventude tem um alento: seu time sub-20 já é um dos quatro melhores na Copa São Paulo de Juniores. Com três defesas do goleiro Follmann na decisão de pênaltis, a equipe eliminou o CFZ. No jogo, 1 a 1, com a Papada buscando o empate quando tinha 10 homens em campo. Pode estar aí a base para uma retomada dos bons ares no Alfredo Jaconi.

Foto: o desespero de Jobson: ficar dois anos sem jogar é só o menor de seus problemas (Márcio Mercante/Ag. O Dia).

Comentários

Prestes disse…
Acho que o Jobson mudou sua versão para tentar sensibilizar os jurados.

Acredito mais na versão de que ele cheirou cocaína em festas.
Vicente Fonseca disse…
Não duvido, Prestes. Até porque é difícil supor que alguém possa jogar futebol profissionalmente fumando crack por mais de um ano.

Seja como for, o rapaz precisa de ajuda.
zeh nascimento disse…
off topic:

Anderson Pico treina no Olímpico aguardando propostas

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2783284,Anderson-Pico-treina-no-Olimpico-aguardando-propostas.html
natusch disse…
Pqp. Que tremendo ENCOSTO esse Pico, hein? Menos mal que pelo menos temos dois nomes na lateral esquerda - a chance dele ser reintegrado, como foi Joílson, é muito pequena. Se bem que, no meu FM 2010, Pico é reserva do Fábio Santos e joga direitinho - embora eu tenha sido forçado a DISCUTIR PUBLICAMENTE com ele, posto que ele é um INDISCIPLINADO... =P

Estou com o Prestes. Essa do crack simplesmente não me convenceu. Um viciado em crack vira um farrapo humano em poucas semanas, jamais conseguiria jogar futebol profissional se estivesse afundando nessa merda. Provavelmente cheirou mesmo as carreiras para tentar papar a atriz global, e quem se f**** foi ele. Agora, por que cargas d'água resolveu mudar a história, eu sei lá...
Lourenço disse…
Eu ia dizer exatamente o que o Prestes disse. Não quero ser leviano, mas é possível, se o exame não consegue discriminar cocaína de crack, que o rapaz tenha escolhido seguir o caminho de usuário-vítima social de jogador deslumbrado que usa cocaína em festas. Eu não tenho conhecimento técnico, mas acho estranho que alguém que use crack regularmente há mais de um ano consiga se manter nas concentrações, tenha rendimento destacado em campo (sobretudo físico) e esteja com uma aparência boa como está o Jóbson. Ele estaria um farrapo e com a vida em parafuso, não no auge da carreira. É algo curioso, no mínimo.
Lourenço disse…
Ânderson Mito está voltando? Joga com um pé nas costas em qualquer posição, mas tentaria a meia esquerda, com a 10 e a faixa. =P
Anônimo disse…
Apenas corrigindo a informação, o Inter vai até Canoas, o estádio do Porto Alegre não tem condições de sediar jogos desse porte.

Um abraço,

Paul
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Paul. Não tinha me dado conta mesmo.

Eu vi essa do Pico. Imaginei desde cara o Nat-Enço (Natusch x Lourenço). O Pico é bem o cara que no CM e no FM o técnico discute, tipo Anelka e Edmundo.
Felipe disse…
Segundo o Olé, o Maxi Lopez vai jogar num timeco da Itália por 800 mil euros por ano. Dá 165 mil reais por mês. Isso não é menos do que ele ganhava no Gremio?
Concordo com todos que concordaram com o Prestes, logo, concordo com o Prestes! Ainda há possibilidade de diminuir a pena...

Sobre o Maxi, ele vai pro Catania, q está na penultima posição do italiano, recebendo cerca de 2 milhões de reais por ano, que dá isso ae que o Felipe colocou: 165 mil reais por mês. Se falava q ele ganhava aqui próximo dos 200 mil, então por valores ele se deu mal. Talvez tenha recebido algo de luvas na hora, o que sempre dá uma boa grana, além de estar mais próximo do mercado europeu. Mas claro, o time dele deve ser um lixo, portanto pra ele se destacar vai ter q jogar mta bola.


E torcer pra quem hj? Inter ou time do Assis? Sério, penso mto em secar o Porto Alegre!
Sobre o Jóbson: concordo com os amigos. Não tinha levantado essa possibilidade que vocês levantaram, mas agora que vocês falaram, não duvido que ele tenha feito isso mesmo.

Sobre o Maxi: mais uma prova de como uma chave-de-buceta acaba com a vida de um homem.

Sobre o Porto Alegre: apostei seco numa vitória deles em cima do Veranópolis num bolão do campeonato que tô organizando aqui no serviço. Depois de vê-los tomar no lombo 5 GOLS (2 do ex-xavante Kito), tomei a decisão: nunca mais coloco um sestércio na mesa por Assis. E apostei, hoje Inter 4x1.
Joel disse…
"Sobre o Maxi: mais uma prova de como uma chave-de-buceta acaba com a vida de um homem."

Poéticas palavras do Frederick. Não é a primeira vez que um jogador se dá mal por obedecer a mulher.

Sobre Jóbson, com o perdão pelo trocadilho infame: essa história ta me cheirando mal...
Vicente Fonseca disse…
Não entendi essa do Maxi. A mulher dele acha que ficará perto de Milão e das passarelas? Catania fica no sul, na região mais pobre do País...

Em seis meses, tá de volta ao Monumental de Nuñez. Se a WN deixar, claro.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2783490.xml

Parece q Douglas vem mesmo. Cara, se não ganharmos a Copa do Brasil esse ano, não voltaremos a vencer tão cedo!
Vicente Fonseca disse…
Manchete de amanhã:

GRÊMIO VENDE COSTA POR R$ 10 MILHÕES
"Tricolor vendeu Douglas Costa por 15, mas comprou Douglas por cerca de 5 milhões"

Brincadeiras à parte, EXCELENTE!
Vicente Fonseca disse…
Agora sim será possível fazer o esquema aquele que o Mano implantou no Corinthians. Parece-me o mais adequado mesmo. No entanto, dois sobrarão. Souza é um dos que, teoricamente, tem vaga ameaçada, ainda que eu duvide que ele saia do onze, pois é um dos líderes de vestiário.

Sobre o salário do Maxi no Catania, é pouco mais da metade do que ele recebia no Grêmio. Só terá valido a pena se as luvas foram gordas, o que duvido.
Lourenço disse…
Para mim, há 4 vagas do meio para frente. Uma é de Douglas, outra de Borges, pelas características. Hugo, Souza, Leandro e, um pouco atrás, Jonas, concorrem por outras duas. Mas essa é a minha escalação, concordo que Souza pesa muito por ser líder, até na lateral ele poderia jogar para não ficar entre os 11.

Ou colocamos todos e voltamos ao sistema WM da década de 50.
Lourenço disse…
opa!
"para não PERDER LUGAR entre os 11..."
Prestes disse…
Muito cacique pra pouco índio nesse meio-frente do Grêmio, vai ter gente descontente.

Ainda bem que tem a lateral-direita vaga pro Souza não chiar, hsduhsduhsdauhaduh
Unknown disse…
WANDANADA, como eu li por ae.


aheuaheuahuaeh
morri, perdi, i.