III Troféu Ás de Espadas

Desta vez, foram 12 votantes - embora a foto acima não mostre cinco deles. Paradoxalmente, houve muito mais empates que em edições anteriores, mesmo com menor quórum. Houve lembranças de todas as partes, e prêmios (para o bem e o mal) para todo mundo.

Time do ano: disputa equilibrada. Depois de empatar com três votos no primeiro turno, o Flamengo campeão brasileiro superou o Barcelona por 3 a 1 no segundo turno. Para quem ganhou com mais de 70% o Fiasco de 2008, nada mal. Também foram lembrados Corinthians, Estudiantes, Cruzeiro e LDU.

Seleção do ano: a única unanimidade da mesa foi o Brasil de Dunga e Jorginho, que ganhou a Copa das Confederações, liderou as Eliminatórias e chegou na Copa do Mundo com três rodadas de antecedência.

Jogador do ano: com quase metade dos votos (5), Verón, capitão e líder técnico do Estudiantes campeão da América levou o troféu. Nilmar, Adriano, Ronaldo, Messi e Petkovic também receberam menções.

Jogo do ano: eleição das mais equilibradas, que pode evidenciar o fato de termos tido vários grandes jogos ou nenhum jogaço inesquecível na temporada. Depende do ponto de vista. A final da Libertadores, Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes, recebeu 3 votos e levou o troféu, que pela terceira vez é de partida da maior competição do continente. A única vitória do Grêmio fora no Brasileirão, 2 a 0 contra o Náutico, recebeu 2 votos. Outras sete partidas ganharam 1 voto.

Lance do ano: vinheta de abertura de vários programas esportivos, o gol de Nilmar, no qual ele dribla meio time do Corinthians, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou fácil, com 5 votos. O gol de Diego Souza do meio-campo contra o Atlético-MG ganhou dois votos, bem como a mão de Henry em França x Irlanda. Também foram lembrados, com 1 voto cada, o gol do Paraná contra o Ceará marcado com a mão, o gol de Palermo de cabeça quase do meio-campo em Boca x Vélez e a voadora de Adílson Batista em placas de publicidade do Mineirão.

Fiasco do ano: outra eleição disputadíssima. Houve empate quádruplo de dois votos entre as reprovações de Leonardo Gaciba em testes físicos, os maus resultados do Grêmio de Paulo Autuori, a derrocada do Palmeiras de líder para fora do G-4 e D'Alessandro, tanto com seu desempenho no ano como sua "atuação" (no sentido de ator, mesmo) na final da Copa do Brasil. No desempate, deu Palmeiras.

Chatice do ano: a novela para contratar Maxi López sequer foi lembrada, certamente pelo fato de o jogador ter viajado de carro de Buenos Aires a Porto Alegre, o que o fez ganhar o respeito de todos. Com isso, vitória fácil da espera por Paulo Autuori, seis votos, que fez gremistas secarem o Al-Rayyan pela internet para terem seu treinador por perto o quanto antes. A semana de discussão se o Grêmio entregaria ou não para o Flamengo ser campeão, no intuito de prejudicar o Internacional, levou 3 votos.

Budum do ano: ainda recente e viva na memória de todos, a pancadaria no Couto Pereira, ocorrida no domingo retrasado, levou cinco votos. As trapalhadas da Conmebol no trato com os clubes mexicanos na Libertadores, devido à gripe suína, receberam dois votos, bem como os sopapos em pleno campo do Olímpico entre os palmeirenses Maurício e Obina no intervalo do jogo.

Migué do ano: contratado como multicampeão, Paulo Autuori chegou falando em conceitos e em aceitar ganhar no Grêmio menos que nas Arábias, em nome de um projeto e de voltar a competir no futebol em alto nível. Além da campanha pífia, saiu para o mesmo clube do qual veio. Levou quatro votos. Taison passou perto, ganhou 3.

Fato do ano: o fim da hegemonia paulista no Brasileiro após a conquista do Flamengo recebeu quatro votos, contra dois do Brasileirão maluco e que contou com quatro candidatos ao título na última rodada. Receberam 1 voto Maradona como técnico da Argentina, a comemoração da torcida colorada no Beira-Rio pelo gol do gremista Roberson, Verón levantando a Taça da Libertadores, as recuperações de Adriano e Ronaldo e o 11 a 0 aplicado pelo Viana sobre o Chapadinha, pela Segundona Maranhense.

Comentários

Milton Ribeiro disse…
Tá bom, me mudo pra cá.

Adorei as citações de Wianey Carlet, o mais previsível -- ou absurdo, depende -- dos comentaristas. QUERO AQUELE LINK DO MESSI.

Prestes: o funk dele pegou gerrál. Sensacional.

Voto no Verón.

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense.

Voto no gol do Palermo de cabeça do meio do campo.

Fiasco: Paulo Autuori e Alex Mineiro.

Chatice: ENTREVISTAS DO TITE.

Chinelagem: Wianey Carlet e variação do volume sonoro do programa que ora ouço... (Putz, levanto o som para ouvir bem e aí, vem um cara e dá um berro. Fico quase surdo).

Fato: aquele bando de colorados burros vibrando com o gol dos infanto-juvenis do Grêmio.

Eu já sabia: que o Palmeiras ia se fuder.

Grande abraço.
Vicente Fonseca disse…
Incrível mesmo que ninguém tenha se lembrado do Tite em nenhum do momento do programa.
Little Potato disse…
Quero mudar um dos meus votos.

BUDUM do ano: André Santos e a notícia já confirmada de suas orgias sexuais em terras turcas com o... FÁBIO BILICA !!!

Tô rindo até agora...
Vicente Fonseca disse…
Batata, dá um confere amanhã pra ver se o programa de hoje tá em 44.1, pois tô achando que não, já que o Gcast não tá aceitando.
natusch disse…
Fábio Bilica: leia amanhã, no Carta na Manga. ^^
Unknown disse…
o jardel é tãqo foda que faz o VICTOR errar.
Sobre o link do Taison x Messi = http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=186031&blog=217&coldir=1&topo=3994.dwt

Depois de notar a besteira que cometeu, apela pro analfabetismo funcional = http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=186563&blog=217&coldir=1&topo=3994.dwt
Vicente Fonseca disse…
Belo apanhado, Milton. É muita cara de pau pra um homem só.

E acho que ele agourou o guri. Desde aquele dia (pra mim a melhor partida dele como profissional em dois anos), recebeu os elogios do Wianey E NUNCA MAIS JOGOU NADA.
Milton Ribeiro disse…
Obrigado pelos links. São muito divertidos mesmo.
Vine disse…
Apareceu uma mulher no programa e ela não tá na foto!?

Que barbaridade...
Paulo disse…
Ninguém lembrou do gol de calcanhar de Grafite?

http://www.youtube.com/watch?v=EXw7Z4HAsME&feature=related