Finalmente, més que un equip

O Barcelona precisou ser mais que um time que toca bonito a bola e é repleto de craques para vencer o Mundial Interclubes. Precisou acreditar sempre, por mais que um time cheio de estrelas seja, pretensamente, muito confiante. Pedro, o nome do Mundial, entrou para empatar quando o título já era argentino. E Messi, acusado de fracassar recentemente em jogos da seleção argentina, mostra que no Barça decide títulos: na final da Liga dos Campeões, contra o Manchester United, marcou também. O título é inédito e coroa um ano impecável dos catalães. Seis títulos disputados, seis conquistados. Pepe Guardiola, então um novato na função de técnico, já é o maior vencedor da história do Barça como comandante. Parece que não é moda apenas no Brasil técnicos jovens se darem bem. Fica, porém, o amaríssimo gosto na boca do Estudiantes. O título mundial, que não vem há mais de 40 anos, escapa por dois minutos diante de um adversário muito mais rico e badalado. É mesmo uma pena que a linda história de Juan Sebastián Verón não tenha tido final feliz. Na verdade, pensando bem, teve. O título da Libertadores já foi uma grande vitória, mas faltava o ponto final. Festa do Barcelona nas Ramblas, festa do Gimnasia em La Plata. Até rima Busatto, tal qual Galatto em 2005, vai salvando um time de médio para fraco do Grêmio no Brasileiro Sub-20. Nas quartas, contra o Coritiba, foi o nome do jogo no 0 a 0 do tempo normal e pegou pênalti na decisão. No Gre-Nal de hoje, jogo fraquíssimo, pegou pênalti durante a partida e mais dois nas cobranças após novo empate sem gols. Vai virando herói de um time muito ciscador, baixo e de pouca efetividade na frente, apesar do bom sistema defensivo. De 0 a 0 em 0 a 0, pode chegar ao título. E Busatto é o anjo da guarda.
Foto: Puyol finalmente levanta a taça que escapou em 1992 e 2006 (Globo Esporte).

Comentários

Anônimo disse…
emocionante a vibração do messi e o choro do guardiola, provando que aquela bobagem de que time europeu nem tá muito afim do mundial é balela. eles fazem cara de blasé quando perdem, mas quando ganham comemoram igual.

nos dois jogos dos juniores do grêmio, gostei do dener. o resto, bem abaixo, incluindo o tal bergson e o goleiro.
Felipe disse…
O que foi aquele uniforme Titti-Frutti do Barcelona? Pelo menos colocaram um uniforme decente na hora de levantar a taça.
vine disse…
Segundo título que o Estudiantes perde no preparo físico. Não fosse isso, teria levado a Sul-Americana do Inter, pois jogou sempre melhor, e perderia a Libertadores pro Cruzeiro, caso não tivesse maturidade e calma para buscar o empate (pois a inexperiência dos cruzeirenses causou nervosismo e aí ficou mais tranquilo para virar). Novamente jogou melhor que o adversário, mesmo sendo o Barcelona. Tivesse mais bem ajustado fisicamente não teria sentido tanto a pressão no final do jogo e teria forças para ao menos atacar na prorrogação.

Foi uma pena ter perdido. A organização e criatividade tática desse time é impressionante. Grande trabalho do técnico. É bem daquele estilo que sabe montar um esquema com o que tem.

Mas enfim, se o Veron chorou como uma criança quando levou a Libertadores, teria tido um infarto se ganhasse o Mundial.

Mantendo o plantel e o treinador, não fica como favorito à Libertadores?
Vicente Fonseca disse…
O fato de o Barça botar a camisa tradicional na hora de levantar a taça dá bem a dimensão do quanto é ridículo aquele uniforme. Sair nas fotos que ficam pra eternidade daquele jeito ia ser triste para a posteridade.

Vine, acho que o Estudiantes precisa se reforçar pra Libertadores se quiser levá-la de novo. Basta lembrar que perdeu alguns jogadores importantes, especialmente o Andújar. Dando mais algumas boas opções de elenco, vira favorito de novo. Mas não descarto, de modo algum.
Joel disse…
Vicente, sabes dizer se Angeleri saiu ou está machucado? Também é um baita jogador, um dos melhores laterais da América do Sul.
Faz tempo que peço q contratação desse jogador pelo GRÊMIO, via site, ouvidoria, blogs, etc.
E outra: Desábato é o xerife do qual precisamos na zaga, tem enorme liderança.
Victor; Angeleri, Mário F., Desabato e Lucio; Réver, Adilson, Souza e Douglas; Borges e Maxi é um time pra lá de competitivo, e não mais caro do que o time que atuou em 2009.
O problema é que pedimos reforços pontuais de grandes equipes e vêm volantes de balaio (Ferdinando, Henrique...) e aí fica difícil acreditar em títulos.
Vicente Fonseca disse…
Ainda está lesionado. Sofreu grave problema no joelho, desfalcando o Estudiantes até na Libertadores desse ano. Essa matéria portuguesa, do início do mês, dá conta do interesse do Porto nele:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=185475
Unknown disse…
TARDE DEMAIS.

q uma BOMBA de SERSTOMM e LEDNERF exploda na catalunha.

MORRÃO!
André Kruse disse…
Barcelona também vestiu a camisa titular para receber a taça da champions em 92.
Samir disse…
Uma lástima a derrota do Estudiantes na finaleira do jogo. Como disse algué, novamente se constatou um problema de preparo físico. Na real eu não sei se de fato existe um problema na preparação física dos argentinos ou o time é tão limitado que pra poder chegar onde chegou nos últimos tempos só mesmo com essa entrega q vemos a cada partida de Veron e Cia.

Pena que os caras q escolhem os melhores em campo não podem ver o jogo, pois se vissem os 3 bola de ouro/prata/bronze não seriam os que foram. O Messi até por ter feito o gol, blz... mas não terem escolhido o Desábato (sim, pode parecer, na teoria, uma escolha estranha pro alto nivel do jogo, mas o que o cara jogou não é brincadeira!) pra pelo menos uma premiaçãozinha é sacanagem!

E parabéns ao Guardiola, q realmente tá arrebentando como treinador!
Vicente Fonseca disse…
Para a escolha dos melhores, o Mundial nem precisava acontecer. Se o campeão é o Barcelona, o craque do torneio do Messi; se fosse o Estudiantes, seria o Verón.

Pra mim, o melhor do Mundial foi mesmo o Pedro. Ou o goleirão Denílson, do Pohang Steelers. hehe
Lourenço disse…
Estudiantes não será bi. Para ser bi, o time tem que ser muito bom, tem que ser o melhor indiscutivelmente daquela época. O Estudiantes tinha um time muito bom, mas foi campeão jogando no limite e comendo pelas beiradas. Este ano será diferente e cairá fora.
samir disse…
"Estudiantes não será bi. Para ser bi, o time tem que ser muito bom, tem que ser o melhor indiscutivelmente daquela época. O Estudiantes tinha um time muito bom, mas foi campeão jogando no limite e comendo pelas beiradas. Este ano será diferente e cairá fora."

Lourenço se adiantando para o Troféu Às de Espadas 2010 categoria "Eu já sabia".
Que quer dizer "comendo pelas beiradas" nesse caso?