Tabela invertida

O Campeonato Brasileiro anda tão maluco que hoje nos deparamos com um dos prognósticos mais inusitados de todos os tempos. Nunca se viu nada tão fora dos padrões.

O fato é que Fluminense e Palmeiras se enfrentam hoje, 16:00, no Maracanã. Ambos em situações bem distintas. O Flu está cinco pontos atrás do 16º colocado. Para o matemático Tristão Garcia, sua probabilidade de cair é de assustadores 89%. Já o Palmeiras é vice-líder, assume a ponta se vencer. É o time que menos perdeu pontos no Brasileirão. Na visão do mesmo Tristão, é o time que mais tem chances de título (36%) e tem 96% de possibilidades de participar da próxima Libertadores.

Mas quem se arrisca a dizer que o time de Muricy é favorito? Ninguém. O fato das últimas semanas é um Palmeiras cambaleante, pouco confiável, de apenas uma vitória nos últimos seis jogos. Já o Flu não perde há seis jogos no campeonato, vem com Fred inspirado e cresce a cada dia. Venceu as últimas três partidas, duas delas contra adversários fortes da ponta de cima, Atlético-MG e Cruzeiro. Pode ser o campeão da Sul-Americana. É uma das sensações de fim de ano no Brasil. Joga em casa, com torcida ao seu lado. Entra pressionado, mas o time paulista também. E, mesmo com tudo isso, pode cair. O preço do ridículo desempenho ao longo dos meses de inverno pesam muito, e podem ser definitivos na sorte do time, que demorou a reagir.

Não sabemos o resultado do jogo de hoje à tarde. Pode ser que o Palmeiras vença, já que é mais time, ninguém duvida. Mas a tarde de domingo, 8 de novembro de 2009, marcará a história como o dia em que o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro entrará em campo como favorito diante do vice-líder da competição - o que não significa que ganhará o jogo, lógico. Mas há mais argumentos que me levam a apostar no triunfo do Flu que no do Verdão hoje à tarde, incrivelmente.

Comentários