Os últimos seis

A última rodada das Eliminatórias foi marcada por jogos equilibrados, dramáticos e polêmicos. No caso deste último adjetivo, bem aplicável ao duelo de Paris, onde a arbitragem não viu o clamoroso toque de mão de Henry, muito menos o impedimento no mesmo lance, que definiu a classificação a favor de uma França que tremeu de mediocridade e falta de hombridade diante de uma brava, porém limitada, Irlanda.

Ainda na Europa, a Grécia reviveu seus melhores momentos da Euro 2004, ao fazer uma retranca maravilhosamente armada para segurar o 1 a 0 adquirido no primeiro tempo em Donetsk, diante da Ucrânia. A Eslovênia foi a zebra do dia, fazendo 1 a 0 na Rússia e passando no saldo qualificado, para desespero dos fãs de Arshavin. Já Portugal garantiu presença ao ter muto boa atuação, mesmo sem Cristiano Ronaldo, repetindo, na Bósnia, o 1 a 0 aplicado em casa.

Com muito drama vieram as outras duas classificações fora da Europa. A Argélia fez 1 a 0 no Egito no jogo extra, em um jogo envolveu 15 mil policiais, 6 mil deles dentro do estádio em Cartum, no Sudão. Está na Copa 24 anos depois. A última participação dos argelinos fora em 1986, quando inclusive enfrentaram o Brasil, perdendo por 1 a 0, em Guadalajara.

Por fim no post e dentro do campo, a última vaga à Copa não poderia estar em melhores mãos. O Uruguai confirma sua vocação para o drama ao empatar em 1 a 1 com a Costa Rica no nervoso Centenário que viu Abreu fazer 1 a 0 e os costarriquenhos empatarem, botando 20 minutos de puro drama. Vi o primeiro tempo no bar interno do Olímpico e assisti a um Uruguai melhor em um jogo de muita briga. Felizmente, deu Celeste. A Copa do Mundo ganha com uma seleção com tamanha tradição.

Em tempo:
- Grande vitória do Fluminense, virada espetacular, de campeão. Torço para a LDU hoje, para que vejamos uma maravilhosa revanche da final da Libertadores de 2008. O Flu pode, ganhando a Sula e fugindo da Série B, um ano e meio depois, sair da crise em que se meteu após perder o título continental. Diante do mesmíssimo adversário que causou esse rebuliço todo.

- STJD novamente aparece do nada na reta final prejudicando o andamento do Brasileirão. Desta vez, depenou o São Paulo com punições severas, mas que certamente serão revistas. Ou seja: pune com rigor para aparecer nos holofotes e depois volta tudo ao normal. Nada pode ser mais lamentável.

Foto: Uruguai, o 32º classificado à Copa da África do Sul (Reuters).

Comentários

Chico disse…
A Celeste conseguiu! Agora a Copa está completa.

O Fluminense obteve a classificação de forma milagrosa. E vai fugir do rebaixamento.
Marcelo disse…
As punições no STJD dessa vez não foram tão injustas.
Como dessa vez o prejudicado foi o SP, a repercussão está sendo maior.
Lourenço disse…
As punições foram totalmente desproporcionais. O Jean tomar 3 jogos, então, é um escândalo.
Little Potato disse…
Eu pensei que o Uruguai ia entregar, mas no final, tudo certo. E pra variar, a França chega de novo na mão grande...
.
.
.
E após analisar as imagens da confusão no Maracanã, cheguei a seguinte conclusão: o Diguinho é o maior cagão em atividade no futebol brasileiro. Apanhou e correu de novo !!! E depois foi chorar pra reportagem, tsc,tsc... Lamentável.
Prestes disse…
No fim, vai acabar o SP sendo beneficiado. Vão rever as penas, e o Borges, que era pra pegar três jogos mesmo, vai pegar um ou dois.