Em quem está pensando o Grêmio?

O direito de dar férias antecipadas a alguns jogadores é legítimo. O Grêmio não disputa mais nada no campeonato: não irá à Libertadores, não cairá, já está garantido na desdenhada Copa Sul-Americana do ano que vem. Inclusive, acho que tudo anda conforme o planejado no Olímpico. Após a perda das chances virtuais de se classificar entre os quatro primeiros, o tricolor testou alternativas em seu time titular, já fazendo testes visando a próxima temporada: Maylson, Douglas Costa, o 4-5-1, três volantes no meio. Assim, tirou pontos de três rivais colorados na disputa de G-4. Agora, que os dois jogos finais não têm qualquer interesse direto de tabela para o tricolor, torna-se possível antecipar as férias dos mais cansados, promover alguns retornos de lesionados (Willian Magrão e Jonas) e poder, desta forma, começar antes a temporada 2010 - até porque a contratação de um técnico e a renovação de Maxi López, duas complicadas negociações, já estão em andamento antes mesmo que chegue dezembro.

O que realmente se espera é que o Grêmio use este direito que lhe cabe da mesma forma que tem feito com os testes que anda promovendo dentro de campo: tirando da cabeça o fato de que o Internacional está disputando o título. É uma situação complicada. Ano passado, o colorado disputava o título da Sul-Americana e encheu seu time de reservas no jogo contra o São Paulo, concorrente direto gremista na luta pela taça, a poucas rodadas do fim. Mas a Sul-Americana era um motivo nobre: único título de relativa expressão que o time poderia conquistar no ano, aliado a um mau Brasileirão, onde nada mais tinha o que fazer. Mais ou menos como o tricolor agora: uma campanha medíocre no maior torneio nacional diante da possibilidade de começar a temporada que vem um passo à frente dos demais que seguem com a corda esticada neste fim de ano.

Isto não significa entregar o jogo para o Flamengo no Maracanã. É claro que a chance de título existe para o Inter, mas ainda são relativamente pequenas e é complicado o colorado ser campeão mesmo que o Grêmio faça o crime no Rio de Janeiro, porque ainda há o São Paulo pela frente. Além do mais, a chance de os titulares gremistas tirarem pontos do rubro-negro seria pequena do mesmo jeito. Desfocado, pensando nas férias, o tricolor normalmente não entraria tão mobilizado como o time de Pet e Adriano. Entraria mais leve, menos afobado, mas menos interessado que o time da Gávea. Fora que a campanha como visitante no ano é tenebrosa.

É claro que a pressão de conselheiros e torcedores caso o Inter dependa do Grêmio na última rodada será grande por uma escalação enfraquecida. Mas Duda Kroeff e Luiz Onofre Meira estão certos em projetar o ano que vem desde já, como têm feito desde que o time perdeu as chances no Brasileirão e que Paulo Autuori saiu. O preocupante é que o pronunciamento do presidente de que o tricolor pode escalar um time desfigurado ocorreu somente após a vitória do time de Mário Sérgio no Mineirão, que recoloca o colorado na disputa pelo título. Dá margem a interpretações de mesquinhez por parte do Grêmio - e elas podem estar ocorrendo mesmo. Torço para que realmente seja pensando em prol ano que vem, e não por rivalidade. Um Grêmio maior em 2010 será construído pensando em suas questões internas, e não atrapalhando a vida do Inter.

Em tempo:
- Duda Kroeff teria dito que Paulo Autuori seria demitido mesmo que não recebesse a proposta dos árabes. Falta de convicção ou uma forma de diminuir o fiasco de perder o profissional em quem o clube tanto confiou?

- Renovação de Maxi López bem encaminhada. Só falta combinar com os russos.

- Dorival Júnior parece louco para vir.

- Grêmio x Barueri adiantado de domingo para sábado, às 19:30. A macumba de Samir El Hawat para pegar minha carteirinha e me impedir de ir ao jogo deu certo.

Comentários

Gustavo disse…
Pergunta retórica.
Mas acho justo fazê-lo. Já os ajudamos a voltar ao G4. Querer que a gente facilite o título já é demais.
Tchê, li no ZH.com que a CBF voltou atrás sobre a alteração do jogo. Segundo matéria, o jogo fica mesmo pro domingo às 17 horas. Pior que sábado eu poderia ir. Ricardo Teixeira é foda!

Sobre a decisão da direção, é quedizíamos no carta da ultima segunda-feira, a direçõa até pode tentar tirar jogadores, desmobilizar o grupo, mas o que entrarem em campo vão dar o sangue, mas claro, se a campanha já era pífia com os titulares, com os reservas não haverá espaço algum pra uma zebra! E acertada a decisão. Coloca os mais jovens pra jogar, os que voltam de lesão e vamos ver quem temos pro próximo ano. Agora, lamentável a decisão se o Tcheco nem entrar no próximo jogo o Barueri. Q pelo menos entre aos 35 do 2º tempo. O que farão torcedores como o Faraon, que se despediram do Tcheco no jogo contra o SP sem saber disso?!

E Dorival está sim bem afim de vir, deixa isso claro nas entrevistas. Vamos ver o que vai rolar. Gosto do perfil dele e dos times que ele treinou. Levou o Cruzeiro pra libertadores, fez boa campanha pelo Coritiba. É um cara ainda sem um título de expressão, mas acho que pode trazer bons frutos.
Prestes disse…
Eu acho que o Grêmio comete um erro em dar férias para os titulares.

É ruim pra imagem do clube e se a moda pega, fica muito ruim pro campeonato brasileiro.

E antes q digam q tenho interesses diretos, não acredito mesmo no título do Inter.
Vicente Fonseca disse…
Inacreditável! Conseguirei ir então. Espero que Tcheco jogue. O último jogo que vi dele foi contra o Avaí, dia 28/10!

Também considero acertada a decisão de pôr jogadores jovens nas últimas rodadas desde que se pense no ano que vem, propondo testes interessantes como os que citei no texto. Se for só pra f*** com o Inter é muita falta de profissionalismo. A torcida até tudo bem, que peça pro time entregar. Mas se partir da direção é brincadeira.

Eu, como não seco o Grêmio em hipótese alguma, talvez vá pra um Museu, um parque, um shopping, sei lá eu, na hora do jogo - se depender de vitória tricolor o título colorado.
Vicente Fonseca disse…
Mas a moda de certa forma já pegou, Prestes. Largar o Brasileiro de mão o Inter mesmo fez ano passado. Claro que, desta vez, não há competição simultânea. Mas o resultado, no fim das contas, é parecido.
Prestes disse…
Sim, mas a desculpa do Inter era muito melhor.
Vicente Fonseca disse…
hsadhdas

Bonita a sinceridade.
natusch disse…
Eu acho até delicada a situação, mas o Grêmio não faz crime algum se coloca os reservas. Pelo contrário, o Grêmio está no seu direito: jogou toda a competição como deveria, falhou em momentos decisivos, mas a vaga para a Sula já está garantida e a partir de agora não queremos mais nada do campeonato, a não ser que ele acabe logo. Não tem motivo concreto para escalar titulares e jogar a morrer, portanto. Por outro lado, acho que time reserva para "testes" só faz sentido se já mais ou menos soubermos quem é o novo técnico... E o Tcheco simplesmente tem o DEVER de entrar em campo contra o Barueri, nem mais nem menos. Acho que o fiel da balança será a atuação que teremos nos dois jogos finais - se jogarmos com dedicação, sem corpo mole, estará tudo ótimo, e ninguém que se dê ao respeito vai poder falar alguma coisa. Agora, se o time entrar dando toque para o lado, fazendo firulinha... Veremos.

Dorival está todo OFERECIDINHO. Se não pedir fortunas, acho que vale. Sugiro até um modelo ROMENO de gestão, que deu certo no título de 1985-1986 do Steaua: dois técnicos simultâneos, um mais encarregado do grupo principal e da formatação tática e o outro cuidando dos suplentes e dos "aspirantes" da base. Rospide pode perfeitamente ser o braço-direito de Dorival... Me ocorreu a ideia agora =P

E essa do Kroeff é ridícula. Totalmente ridícula. Deplorável. Vergonhosa. De dar calafrios. CALA A BOCA, KROEFF!!!!!!!!!
Vicente Fonseca disse…
dshdsdshsd

Grêmio '10 = Steaua '86.

Victor = Duckadam.
Lourenço disse…
Cara, tem que entregar o jogo e deu.
Felipe disse…
Esse tipo de coisa faz a gente pensar se a fórmula de pontos corridos é mesmo a mais justa. Nem vou discutir se está certo ou errado o Gremio dar férias pro time ou Corinthians escalar reservas. Só que esses dois times jogaram contra Inter e o São Paulo com força total e não vai ser assim contra o Flamengo. Será que isso é o mais justo? Ainda acho que a fórmula de pontos corridos é a melhor para o Brasileirão, para manter todos os times em atividade durante todo o ano, mas não a vejo como "a mais justa" como muitos dizem.
natusch disse…
Huahuahauhaauh

Victor = Duckadam. VERDADE ABSOLUTA.

E bem, depois me ocorreu que a própria seleção brasileira do Dunga e do Jorginho é mais ou menos isso... Podia ter pego um exemplo mais próximo, hehehe =P
natusch disse…
Não sei onde eu vi, faz algum tempo, algum anônimo opinando que os turnos do Brasileirão deveriam ser decididos em semifinais e finais - os quatro melhores faziam o mata-mata, e se rolasse alguma "injustiça" teria o segundo turno todo para o time se reequilibrar. Duas vagas para a Liber iam para os campeões (ou uma, se o mesmo time ganhar os dois turnos e levar a taça) e as demais seriam pela campanha geral na competição. Para rebaixamento e Sula, a campanha geral seguiria valendo, e os campeões de cada turno se enfrentariam na decisão. Achei uma fórmula interessante, embora não tenha parado para contemplar suas eventuais inviabilidades práticas... E meio que neutralizaria esse problema real que o Felipe citou acima.
Lourenço disse…
Em um campeonato em que todas as rodadas valem a mesma coisa, valeria lembrar que equipes como Cruzeiro, Internacional, Corinthians usaram reservas no começo por pelo menos 4 jogos. O Corinthians, inclusive, usou reservas contra o Inter, no Pacaembu. E vai jogar contra o Flamengo, outro candidato ao título, com que time?
Samir disse…
"O Corinthians, inclusive, usou reservas contra o Inter, no Pacaembu. E vai jogar contra o Flamengo, outro candidato ao título, com que time?"

Apesar de serem momentos totalmente diferentes da competição, o argumento de que tudo vale a mesma coisa é viável e justo. Boa Lourenço!
Vicente Fonseca disse…
Este tipo de coisa só não acontece em campeonatos onde há exclusivamente o mata-mata. Até mesmo na fórmula antiga, de um turno e classificação dos oito melhores, aconteciam coisas assim.

Justo todo campeão é, desde que tenha sido na bola, sem favorecimentos. Se todo mundo assina e concorda com as regras antes, o campeão será justo. Mas acho a fórmula atual a melhor por prever exatamente o número de jogos de cada equipe além de mantê-las em atividade o ano inteiro.
Felipe disse…
Agora, sobre o Gremio colocar os juniores pra jogar, até prefiro. Por que os titulares não ganham do Flamengo fora de casa nem a pau.
Lourenço disse…
Nossa! Fiquei mordido! Vamos ganhar do Flamengo para mostrar que não é verdade!

Tá bom, tá bom hehehe
Vicente Fonseca disse…
O Kenny Braga tentou usar esse argumento. Na hora me deu raiva. Mas passou.
Felipe disse…
Não foi um argumento, foi uma constatação. Sinceramente, não tenho nenhuma esperança de que Gremio ou Sport deixem de perder na última rodada. O campeonato se decidirá neste final de semana.
Vicente Fonseca disse…
Bom, acho que o Grêmio pode arrancar um empate no Maracanã. Depois do que conseguiu contra o Cruzeiro é possível, até pelo que o Flamengo penou diante do Goiás. Mas seja com que time for, o Flamengo será favorito. E concordo, acho que o campeonato se decidirá mesmo no domingo que vem. O outro deverá confirmar a tendência.
natusch disse…
Acho sinceramente que o Grêmio tem razoáveis chances de não perder no Maracanã. Especialmente se jogar com time titular ou com mais titulares que reservas. Pode perder, mas venderá caro a derrota, nesse ou em qualquer caso. Não acredito MESMO em corpo mole...

De qualquer modo, também penso que essa discussão é recreativa. O São Paulo, por ex, precisaria perder para o Goiás para que o Inter chegue na última rodada com boas chances de título... O jogo do Flamengo contra o Corinthians e Palmeiras x Atlético MG também contam muito. Diria até que, para o Inter, conta mais o que Corinthians e Goiás farão do que o que o Grêmio vai jogar contra o Flamengo, quando é bem possível que já faça pouca ou nenhuma diferença.
Ponso disse…
O melhor cenário é o Grêmio ganhar e mesmo assim o Colorado não ser campeão. Corneta pra sempre.
Marlon disse…
"O Rospide teve uma boa sequência, a oportunidade que ele teve foi acima da média. Está mais do que na hora do Grêmio dar chance ao Rospide, sou totalmente a favor", opinou com a convicção de quem irá vestir no domingo a camisa gremista pela última vez.
luís felipe disse…
sempre lembrando que em 2002, último ano do mata-mata, o Santos só foi campeão pq o Gama resolveu brocar o Coritiba na última rodada.