Ainda não acabou (e talvez nem tenha existido)

Uma série de fatos lamentáveis ocorreram após a partida entre Palmeiras e Sport. Um pior que o outro.

Primeiro, claro, a lambança no segundo gol palmeirense. A simples possibilidade de anular a partida é de causar calafrios, por tudo o que ocorreu em 2005. É difícil que haja um julgamento completamente blindado dos interesses de tabela - e são de vários clubes, não apenas dos dois que disputaram o duelo. Só a Palmeiras e Sport interessa a realização de uma nova partida. Aos outros, não. Sigo achando improvável que isto ocorra. E, sinceramente, torço para que não aconteça a anulação.

Depois, a declaração infantil de Marcos. Incrível como um jogador experiente como ele consiga dar tantas declarações desastradas e de cabeça quente após as partidas. Ao falar que os jovens não têm amor ao clube, não se esforçam, ele generaliza ao mesmo tempo em que joga a culpa nos companheiros, se eximindo da responsabilidade. Parece ter um destinatário certo sua reclamação, mas como não especificou, soa como uma transferência de culpa. Que falasse internamente ou, se quisesse manter o estilo falastrão, que dissesse a quem, especificamente, foi o recado.

Pior ainda é a súmula do árbitro. Em entrevista, Elmo não diz que apitou nem que não apitou no lance do gol - apesar de ser claríssimo que tenha apitado. E ele ainda dá o gol de Danilo para Diego Souza. E aos 42 minutos, não aos 39, como foi de fato. Está concorrendo com Arílson Bispo da Anunciação naquele Corinthians 3 x 3 Botafogo (os seis gols foram irregulares) como pior arbitragem de 2009. Aliás, Arílson apita Inter x Santos no domingo. Não é difícil prever mais problemas com o apito. Fernando Carvalho já fez cara feia quando soube que seria o baiano o juiz do jogo das 19:30, no Beira-Rio.

Comentários

Samir disse…
Tchê, é um final lamentável da arbitragem no campeonato. Não sei o que diz a lei sobre uma situação dessas, se pode ou não anular um jogo, ou ainda, um gol como quer o Sport. Agora, é um total desconhecimento da regra por parte do árbitro. Ele apita, os jogadoers param e ele mesmo ignora o seu apito. Isso não existe. E não dá pra entrar na onda de que os erros acontecem pors dois lados, que esse erro equilibra as contas pro palmeiras depois do jogo contra o fluminense. Esse erro é mto mais grave justamente pq não é uma questão de interpretação! O cara apitou, ponto, jogo parado!!!

Enfim, um país que tem Carlos Eugênio Simon como seu árbitro na Copa do Mundo merece a arbitragem que tem!
Lourenço disse…
Tenho que fazer a ressalva - e isso não é para ninguém em especial - que antes de se achar que a arbitragem tem realmente piorado, o uso do vídeo e a ampla divulgação dos meios de comunicação realmente dificulta o trabalho dos árbitros, ainda mais porque há enorme resistência a utilizar esses meios oficialmente.

Ou seja, todo mundo quer ver o lance 20 vezes, por 20 ângulos, para poder fiscalizar a arbitragem. O árbitro, no entanto, não pode usar isso como ferramenta ao longo do jogo para melhorar as decisões.

Paradoxal.
Felipe disse…
A arbitragem não tem piorado. Ela vêm se mantendo péssima ao longo dos anos. Esse é o problema. Nada é feito para melhorar. Já teve gente dizendo que "os erros de arbitragem é que dão graça ao futebol". Por favor!
Felipe disse…
Pelo que vi no Jornal Nacional (a Globo se entregou e parou de omitir o ocorrido) o Sport vai pedir a anulação do gol e não do jogo. Bem mais esperto.
Vicente Fonseca disse…
Acho que as chances de anulação do jogo são pequenas. Só do gol, beiram o zero. Uma alternativa que ouvi foi reiniciar o jogo aos 39 do segundo tempo, a partir do impedimento (mal) marcado. Não sei se é possível ou permitido.

A arbitragem de agora não é melhor nem pior que nos últimos anos. Sempre achamos que "neste ano a arbitragem é a pior de todos os tempos", mas não. Acho que ela sempre foi ruim. O que tem borbulhado ultimamente são erros grosseiros nos jogos, que mesmo num jogo com poucas câmeras é capaz são visíveis (como o gol de mão em Ceará x Paraná, por exemplo).
Eu ouvi o Marsiglia agora na Gaúcha e ele disse que anular o gol é impossível. Ou se anula a partida ou deixa tudo como tá.

Acho brabo que isso aconteça.
Vicente Fonseca disse…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1377006-9868,00-IDA+DE+AUTUORI+PARA+ALRAYYAN+VIRA+POLEMICA+PAQUETA+DIZ+QUE+SEGUE+NO+CLUBE.html

Seria lindo se desse uma baita confusão. Prevejo Autuori no Avaí depois que Silas vier pro Grêmio.