Uma pequena revolução

Se os colorados queriam mudança, o jogo de hoje à noite será um prato cheio. Mário Sérgio assume a casamata com o conhecido destemor que lhe marcou a vida no futebol. Implanta quatro alterações no time titular, cambiará o esquema tático e promoverá algumas improvisações para evitar outras em que Tite tanto insistia e não davam certo.

Exemplo? Danilo Silva não será mais lateral ou ala, e sim zagueiro, sua função de origem. Quem ocupará aquele lado do campo será Andrezinho, no 3-5-2 que o novo técnico não abrirá mão, já avisa. Para o meio não ficar vulnerável na marcação, promove-se o guri Élton para atuar ao lado de Guiñazu. Nada dos contestados Maycon e Glaydson. Com isso, abre-se espaço para D'Alessandro atuar na ligação, servindo Edu e Alecsandro.

O jornalista Eduardo Cecconi cogita a possibilidade de Taison ser escalado como uma espécie de meia-esquerda. D'Alessandro seria um meia-direita, e ambos encostariam em Alecsandro o tempo todo, num 3-6-1 que beiraria o 3-4-3 quando o time tem a bola (e também quando não a tem, já que são pouco combativos). Talvez para enfrentar o Náutico Andrezinho faça movimentos mais ofensivos pelo flanco destro, e Kleber suba mais pela canhota. Na teoria, alto poder ofensivo (quatro homens ajudando o centroavante. Na prática, só vendo para saber. É um time que nunca treinou junto, cheio de mudanças. Isto requer tempo. E tempo é que menos há a esta altura do campeonato. Mas não era de mudanças que o time precisava?

Em tempo: Sorondo nem relacionado foi, tampouco Bolaños. Terá sido o tal "jeito de andar" deles que não agradou Mário Sérgio?

19:30
Barueri (12º, 36) x Santo André (16º, 28): a sequência de derrotas preocupa o Barueri, mas a zona de rebaixamento ainda está longe. Vencer aquele que pode ser um concorrente direto se a briga for lá embaixo será fundamental. As voltas de Fernandinho, Thiago Humberto e Márcio Careca ajudam bastante.

Sport (19º, 24) x Santos (13º, 36): decisão para o time pernambucano, que precisa vencer a qualquer custo um adversário que está sem maiores pretensões no Brasileirão. Os 3 pontos deixariam a saída da zona de rebaixamento ao alcance do Sport. Os últimos bons resultados animam.

21:00
São Paulo (2º, 48) x Coritiba (15º, 33): o tricolor é favorito e precisa da vitória, mas pegará um adversário em ascensão e que conta com Marcelinho Paraíba em grande fase. Um dos duelos mais interessantes da rodada.

Atlético-PR (14º, 34) x Grêmio (7º, 40): para o tricolor, a vitória é fundamental para se manter vivo na briga pelo G-4. Ganhar fora seria uma quebra de rotina e daria um embalo na campanha, ainda mais por se tratar de um adversário que vem crescendo. Um triunfo na Arena (onde a campanha rubro-negra não tem empolgado tanto como fora dela), daria ao Atlético-PR a chance de se firmar definitivamente na zona da Sul-Americana.

21:50
Vitória (8º, 39) x Flamengo (6º, 41): briga direta pela Libertadores. O Vitória precisa demais vencer um adversário direto. Se não conseguir, se complica de vez. Já o Fla conseguirá resultado interessante se trouxer pontos de Salvador. Se a vitória não vier (e até mesmo que venha), secar Internacional e Goiás será mui conveniente. Jogaço.

Fluminense (20º, 21) x Corinthians (10º, 38): jogo do time mais pressionado do País contra o mais leve. Fred não atua, e Cuca ficou visivelmente contrariado por isto. Nem é preciso dizer que a vitória é vital para os cariocas. Mas a chance de trocar os pés pelas mãos em busca do triunfo é maior que o Maracanã e o Engenhão juntos.

Foto: Mário Sérgio apostará num 3-5-2 cheio de mudanças em sua breve passagem pelo Beira-Rio (Alexandre Alliati/Globo Esporte).

Comentários

Little Potato disse…
A chance do esquema dar errado é grande. Por isso pode dar certo. Ou não. Sei lá...
O mas eu ainda acho que o Taison tem de sair da esquerda. Ele deveria ser o ala-direito, e o Andrezinho devia jogar no meio. Ou não. (Convicção é para os fracos ! - diria Wianey Carlet)
E alguém sabe alguma coisa do tal de Élton ? Imagino que ele seja uma aposta do Carvalho...
luís felipe disse…
Sorondo tá voltando de lesão e toda recuperação dele é lenta.

Bolaños é um mistério.

Andrezinho na ala direita não tem como dar certo.
Vicente Fonseca disse…
Olha, ontem os repórteres disseram que o próprio Sorondo avisou estar em perfeitas condições físicas. Talvez então seja ordem de cima pedindo pra preservá-lo, visando não dar em nova lesão grave.
Lourenço disse…
Ontem, o Cecconi, que cobriu o treino do Inter, disse que o Mário Sérgio é linha dura e o Sorondo está em perfeitas condições (algo confirmado pelo próprio jogador) e que não diria mais que isso "para não acabar se comprometendo".

Não há confirmação, talvez hoje na coletiva pós-jogo sim, mas pelo que dizem foi sacado mesmo por questões extracampo.
Paulo Finatto disse…
O que a grande imprensa destacou hoje foram problemas de relacionamento de Sorondo e Bolaños com o ex-treinador Tite. Inconformação por causa da reserva e uma consequente punição.

A situação, pelo jeito, incomodou muito o Fernando Carvalho. Tanto é que trocou o treinador mas o 'gancho' continuou valendo.
Paulo Finatto disse…
Outra questão curiosa: Mário Sérgio chegou somente ontem ao meio-dia em Porto Alegre, não realizou nenhum treino e diz não ter acompanhado as últimas partidas do clube no Brasileiro.

Suspeito que essas grandes mudanças no time sejam 'colaborações'. Mas de quem? Guerrinha? Caravalho? Osmar Loss?
Vicente Fonseca disse…
Excelente pergunta, Paulo. Acho que ele se valeu de todas estas fontes, um pouco de cada, para escalar o time.

A sinceridade do Mário Sérgio é tanta que chega a ser constrangedora, dependendo da situação. Ver o Fla-Flu em vez de Coritiba x Inter é normal, ele não podia imaginar que seria convidado a treinar o colorado no dia seguinte. Mas assumir que viu só 4 ou 5 jogos do time no Brasileirão...
tamo ferrado! de novo!
obrigado fernando carvalho, que desde que ganhou o mundo só fez somar patuscadas a seu currículo.