Hipóteses de escalações para o Gre-Nal

Os mistérios de escalação para o clássico de domingo, se vierem, têm muito mais chances de ocorrer no Beira-Rio que no Olímpico. Mário Sérgio já confessou que "mentirá" à imprensa se for para confundir o treinador adversário, como tentou fazer com Antônio Lopes, há 10 dias. Já Paulo Autuori não é adepto deste tipo de artifício e raramente fecha treinamentos ou esconde escalações, embora tenha motivos suficientes para fazê-lo desta vez, se assim desejar.

O técnico colorado jura de pés juntos que manterá o sistema com três zagueiros até o fim do ano. Tem suas razões, mesmo que o desempenho defensivo do time não tenha melhorado nestes 3 últimos jogos em que assumiu o comando. Já que não joga Fabiano Eller, o retorno de Bolívar deverá ser consequência. Com as voltas de Giuliano, Taison, Edu e Alan Kardec, Mário Sérgio ganhará opções importantes na frente.

Entretanto, como as defesas têm sido os principais problemas de Grêmio e Internacional nos últimos meses, aposto em escalações um tanto resguardadas para o clássico. Ambos têm de ganhar, mas evitar gols do adversário deverá ser a prioridade, já que o instável momento dos dois times exige boa dose de cautela. Não que haja chance de um acordão pelo empate, mas imagino que evitar a derrota será um objetivo inicial até maior que tentar a vitória.

Por isso, de tudo que tem se cogitado, acredito no Inter postado inicialmente num 3-6-1 um pouco mais aberto que no Rio de Janeiro. Teria os três zagueiros, Daniel e Kleber nas alas, Sandro e Guiñazu no meio e D'Alessandro e Giuliano encostando em Alecsandro. Isso implicaria na ida de Taison e Andrezinho ao banco de reservas. Não acredito em Andrezinho junto com o argentino porque jamais deu certo. E aposto na escalação de D'Ale por dois motivos: Mário Sérgio acredita nele e Gre-Nal é jogo onde ele normalmente cresce.

No Grêmio, o 4-4-2 se manterá, certamente. Autuori repetirá a defesa que enfrentou o Coritiba, lançará mão de Túlio e Adílson na contenção, liberará Fábio Rochemback para jogar ao lado de Souza e apostará em Douglas Costa como companheiro de Perea. Seria um time forte no combate de meio e veloz para atacar, ainda que sem uma referência como Maxi López. Bons chutadores de fora da área, como Rochemback e Souza, e grandes cabeceadores, como Réver, serão extremamente úteis. Seria a melhor chance possível para Douglas Costa: valorizado após boa participação no Mundial Sub-20, estaria livre de tarefas defensivas e encararia uma zaga que tem tido sérios problemas ultimamente. Jogando com um atacante como Perea, que sabe voltar para tabelar, pode fazer a diferença.

Por isso, escalo os times que, suponho, entrarão em campo domingo. Claro que eventuais lesões podem afetar o andamento da semana.

Inter: Lauro, Bolívar, Índio e Sorondo; Daniel, Sandro, Guiñazu, Giuliano, D'Alessandro e Kleber; Alecsandro.

Grêmio: Victor, Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Adílson, Fábio Rochemback e Souza; Douglas Costa e Perea.

Possibilidades de troca do que propus? Inúmeras, claro. Danny Morais, Taison, Glaydson, Rafael Marques, Herrera. Ou até alterações no sistema tático, especialmente no caso colorado. Mas sigo acreditando que a tônica será a de evitar perder antes de tentar ganhar, ao menos inicialmente.

Comentários

Lourenço disse…
Não gosto muito desse meio de campo do Grêmio, por achar que, em abstrato, é um time com pouca criação no meio de campo e, em concreto, por já ter dado errado contra o Corinthians. Mas reconheço que são poucas as alternativas.

O Inter no 3-6-1 também está estranho. Será o grenal com menor nível técnico, individualmente falando, de 2009.
Vicente Fonseca disse…
Será o grenal com menor nível técnico, individualmente falando, de 2009.

Concordo.

A diferença do jogo contra o Corinthians, é que lá jogou o Tcheco, e não o Souza. Talvez esse meio-campo do Gre-Nal seja menos engessado por causa disso, já que o Souza é mais leve e criativo que o Tcheco. Até agora, para mim, é o que o Grêmio melhor pode escalar no meio, dados os desfalques.
Lourenço disse…
Eu sabia que alguém ia dizer isso hehe

É verdade, é uma diferença entre o meio de campo daquele jogo para o deste. Mas acho que, ainda que muito cedo para descartar essa formação, a experiência com os 3 volantes não recomenda para o grenal.
Vicente Fonseca disse…
O desempenho realmente não foi bom, mas acho que o Autuori gosta de soltar mais o Rochemback nesta 3ª função. Outra coisa é a falta de opções no ataque, que recomenda um time mais recheado de meio-campistas de origem.
olha, se o vicente fosse o treinador do inter esse título já tava no bolso! Hahahah! Sou totalmente favorável a essa escalação para começar o jogo. O 3-6-1 vira uma aberração com 3 volantes, como no Rio, se não me engano. Mas com D'Ale e Giuliano acho que é uma boa. Se não funcionar, toca Marquinhos, Edu, Andrezinho ou até o Taison no segundo tempo. É ganhar ou ganhar de qualquer jeito.
Vicente Fonseca disse…
Olha Giu, essa é a escalação que imagino como lógica para o Gre-Nal. Não sei se o Mário Sérgio segue essa lógica. Imagino que, apesar de falar o contrário à imprensa, ele deve ter visto que o esquema no Rio não funcionou e que implantará mudanças na ideia do time jogar.

E obrigado pelo elogio. Bom saber que minha RECUSA em assumir o Inter é que terá sido decisiva para a não-conquista deste título.

hdshdsdhsd
hahahahahha!
infelizmente, os técnicos ganham fortunas para manter a lógica, mas são muito incompetentes para fazer isso. se tu fosse colorado, então, seria o melhor treinador! hahahaha
Vicente Fonseca disse…
Tu fala isso porque fui teu técnico na Copa Fabico de Futsal, quando o glorioso Real Envido FC chegou às semifinais, mesmo tendo entrado desacreditado. E só não foi à final porque o juiz nos meteu a mão naquele jogo contra os Funcionários, mesmo que eu, de terno e gravata, tenha sido tratado com todo o respeito por ele: "professor, a situação não é exatamente essa, seu atleta fez falta...".

Aliás, único time da história que jogou com números romanos nas costas.
Paulo Finatto disse…
Eu acredito no time do Inter com o Giuliano no meio, Bolívar na ala e Danny Morais na zaga. Motivo: por ser Grenal, Mário Sérgio não colocaria o novato Daniel 'numa fria' (supostamente).
Vicente Fonseca disse…
Pode ser mesmo, Paulo. Não duvido disso. Hoje ouvi que Daniel tem mais chances de começar, mas até que ponto é especulação e despiste? Não sabemos.
Nooooossa, que bela lembrança essa do Real Envido FC! Lembro bem daquela figura de atuação lastimável, o juiz. Aquele foi um dos jogos em que fui, particularmente, mais VILIPENDIADO na história do salonismo. Lembro até que cheguei a discutir com FUNCIONÁRIOS nas ARQUIBANCADAS. Sim, eles não estavam em quadra, mas fora dela, enquanto seus amigos SEGURANÇAS DE BANCO jogavam. Enfim, apanhamos por todo lado. Uma vergonha.
Vicente Fonseca disse…
Mesmo assim, foi só 3 a 2 pra eles. E perderam a final de lavada, enquanto nós ganhamos a honrosa decisão de terceiro lugar por 4 a 1, escalando jogador expulso de quadra no jogo anterior e outro, vulgo Menezes, SEM INSCRIÇÃO - e voltando de uma fratura na perna após meses no estaleiro.