A geopolítica da Copa

Quem pegar o mapa da América do Sul pode reparar muito claramente que a força do continente em termos de futebol localiza-se no sul. Brasil, Argentina, Paraguai e Chile irão ao Mundial do ano que vem, e o Uruguai disputa a repescagem. O chamado Merconorte, que até ganhou uma copa entre clubes para rivalizar com a Mercosul do fim dos anos 90, ficou todo fora da disputa: Venezuela, Equador, Colômbia, Bolívia e Peru.

O Brasil termina pela segunda vez seguida com o título simbólico de campeão das Eliminatórias, ajudado pela vitória colombiana em Assunção. Fato que não significa muito além de amenizar a frustração pelo empate sem gols com a Venezuela em Campo Grande, jogo onde a seleção até não parece ter ido tão mal, pelos relatos que ouvi e pelos poucos lances que vi. Faltou apenas o gol, parece.

O Uruguai enfrentará a Costa Rica, de Renê Simões, na repescagem. Deve passar, se não ocorrer acidente. Portugal evitou o fiasco de nem ir a repescagem, mas pode pegar a França no duelo direto, o que seria quase trágico. A quarta-feira classificou, além da Argentina, as seleções de Honduras, Eslováquia e Suíça. Assim, de coadjuvantes e algum protagonistas tardios, o Mundial do ano que vem começa a tomar forma. Em novembro, quando os últimos se definirem, já poderemos ter uma ideia do que poderá ser o sempre interessante sorteio das chaves. A partir dele, o clima de Copa se formará, irreversivelmente.

As disputas
Restam nove vagas na Copa de 2010. São 19 os candidatos:

Repescagens (2 vagas)
Bahrein x Nova Zelândia (0 a 0, na ida)
Uruguai x Costa Rica

Europa (4 vagas)
Portugal, Grécia, Eslovênia, Rússia, Bósnia, Ucrânia, França e Irlanda.

África (3 vagas)
Camarões ou Gabão (Grupo A); Tunísia ou Nigéria (Grupo B); Argélia ou Egito (Grupo D).

Em tempo:
- Finalmente algum juiz teve coragem de punir os excessos no uso do cotovelo que o ótimo zagueiro Miranda comete aqui em gramados nacionais. Aliás, já é um desfalque certo para a estreia na Copa do Mundo.

- E Robinho segue sua caminhada rumo ao ostracismo. Como um reserva do Manchester City pode ter a petulância de querer ser titular no Barcelona? Só uma volta ao Brasil, tal qual Ronaldo e Adriano, o faria voltar aos bons tempos.

Comentários

Prestes disse…
Pelos lances parece que o Brasil teve azar mesmo ontem.

Achei q o lance do Miranda cabia um amarelo. Ele acerta o jogador com o antebraço, e sempre olha pra bola, o que tb dificulta saber quais suas reais intenções. Acho que ele foi na malandragem pra acertar, mas não de forma tão violenta. O juiz q expulsa nesse lance corre o risco de ter q expulsar cinco, seis jogadores numa partida.