Empate na "final antecipada"

Vélez x LDU tinha tudo para ser um dos melhores jogos desta edição da Copa Sul-Americana, por ser o confronto que reúne os dois maiores candidatos ao título do torneio em 2009. De fato foi uma partida bem interessante. Nada de encher os olhos, mas poucos jogos desta competição conseguem isso.

Tecnicamente a equipe argentina é superior. Maxi Moralez, como já demonstrara no confronto diante do Boca Juniors, é um jogador de alto nível. Meia de drible ofensivo, muita criatividade e bom chute de média distância, é o centro técnico do time de Liniers. Se o Vélez tivesse atacantes um pouco melhores poderia ter alcançado resultado melhor. Corrigindo este defeito, é um temível candidato ao título da próxima Libertadores.

Já a LDU voltou à sua melhor tradição copeira, que lhe rendeu o título continental ano passado. Após um desempenho ridículo na última Libertadores, provou que estava de volta ao vencer a Recopa com sobras. Vem passando sem problemas na Sul-Americana, e hoje tinha seu grande teste. Não teve grande atuação, longe disso, mas mostrou eficiência. Sofreu um gol cedo, a 5 minutos, em linha de passe de cabeça de altíssima qualidade do time da casa. Depois do terror inicial, equilibrou as ações, mas chegou pouco ao ataque. Como Bieler segue sendo praticamente um atacante único, como na conquista de 2008, depende muito da chegada dos meias, hoje Mendez e Vera.

Depois de dominar o primeiro tempo, o Vélez sofreu o empate cedo, 7 minutos, em jogada de centroavante legítimo que é Bieler (aliás, se o Grêmio não conseguir manter Maxi López, eis um substituto interessante). Curiosamente a defesa, antiga força do time equatoriano, foi mal hoje. Alguns erros individuais do trio defensivo possibilitou à equipe de Liniers chances para fazer 2 a 1, impedidos apenas por grandes defesas do bom goleiro Domínguez, ágil demais para quem tem 1,94 de altura. Resolvidos os buracos, a LDU controlou a metade final do segundo tempo. O Vélez tinha uma posse estéril, a Liga contra-atacava com razoável perigo. Seria um exagero do futebol se vencesse o jogo, porém.

Para a volta, um 0 a 0 basta para a LDU eliminar seu adversário. É uma vantagem pequena. Pois embora seus atacantes não tenham estado com o pé calibrado hoje à noite, o Vélez faz gols quase sempre, mesmo fora de casa. É um time que cria muto, e não apenas por Moralez: nas subidas do ótimo capitão Cubero, nas arriscadas de fora da área por Cabral, nas subidas velozes de Ponce e Papa. O jogo de Quito terá cara de final antecipada da Sul-Americana. E ninguém duvida que aquele que passar deste complicado mata-mata sai mesmo com favoritismo para o restante da competição.

Copa Sul-Americana 2009 - Quartas-de-final - Jogo de ida
20/outubro/2009
VÉLEZ SARSFIELD 1 x LDU 1
Local: Fortín, Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (BRA)
Público: não divulgado
Gols: López 5 do 1º; Bieler 7 do 2º
Cartão amarelo: Cristaldo, Cubero, Reasco, Vera, Calderón, Mendez e Domínguez
VÉLEZ SARSFIELD: Montoya (4,5), Ponce (6) (Zárate, 27 do 2º - 4,5), Sebá Domínguez (5), Otamendi (5) e Papa (5,5); Cubero (6), Razzotti (5), Cabral (5,5) e Moralez (6,5); Cristaldo (4,5) (Caruso, 20 do 2º - 4,5) e López (6) (Martínez, 34 do 2º - 5,5). Técnico: Ricardo Gareca (5,5)
LDU: Domínguez (7), Campos (5), Norberto Araujo (5,5) e Espínola (4,5); Reasco (6), De La Cruz (6,5), Vera (6,5) (Larrea, 39 do 2º - sem nota), Mendez (6) e Calderón (5,5); Graf (4) (William Araujo, 23 do 2º - 5,5) e Bieler (6,5). Técnico: Jorge Fossatti (6)

Foto: Vera teve boa atuação no empate em Buenos Aires (EFE).

Comentários