Os 18 jogaços que teremos até dezembro

Antes que vocês comecem a ler este post, faço duas advertências: a primeira é a de que, muito embora seja uma obviedade, todos os jogos no Campeonato Brasileiro valem os mesmos 3 pontos, seja contra quem for, aonde for. A outra é aquele ensinamento que Vanderlei Luxemburgo proferiu após os dois primeiros títulos na era dos pontos corridos, ambos comandados por ele (Cruzeiro em 2003, Santos em 2004): em campeonatos assim, é preciso ganhar os jogos fáceis, até mais que os difíceis, muitas vezes. Quem mais pontuar contra os fracos, chega na frente.

Dito isso, ninguém duvida que, sete edições depois, os campeonatos por pontos corridos têm suas minidecisões, duelos diretos que acabam por encaminhar quem vai se dar bem na reta final. E, coincidência ou não, poucos são os times que vencem estes enfrentamentos e perdem na pontuação final. Em 2003, o Cruzeiro passou a disparar após uma goleada de 3 a 0 sobre o Santos, então vice-líder. Foi campeão. Em 2005, o Corinthians segurou o Internacional no Pacaembu e saiu com o título. Em 2006, o São Paulo empatou com o Grêmio no Olímpico e ganhou do Inter no Morumbi, saindo com a taça. Em 2007, o mesmo tricolor venceu o Cruzeiro e nunca mais teve adversário na disputa pelo troféu. No ano passado, a vitória sobre o Palmeiras no Palestra deu ao Grêmio a possibilidade de ser o concorrente do São Paulo nas rodadas finais. Todos jogos de extrema importância, e com o nervosismo do duelo direto que os transformaram em decisivos.

Para 2009, as 12 rodadas finais do campeonato reservam alguns desses duelos, seja em que esfera de disputa da tabela for. O Carta na Manga se antecipa, arrisca de fora da área, e traz a seus leitores a possibilidade de marcarem com antecedência em suas agendas quando serão estas pelejas que, como as de cima, podem entrar para a história recente do futebol nacional. É claro que isto não diminui nem invalida a importância dos demais duelos.

Vitória x Flamengo (28ª rodada, quarta-feira, 07/10): ambos surgem com chances de disputar uma vaguinha no G-4, pois vêm crescendo. Ali faltarão dez rodadas para o fim, e quem perder este duelo verá o rival crescer e a ponta de cima distanciar. Resultado que poderá balizar os momentos finais de ambos na competição.

Santo André x Fluminense (29ª rodada, sábado, 10/10): faltam 3 rodadas para esta briga direta contra o rebaixamento. Pegar um adversário fraco é tudo o que estes times precisam, mas um fracasso num jogo desses será determinante. Dificilmente o derrotado daqui se escapa da Série B em 2010.

São Paulo x Atlético-MG (30ª rodada, sábado, 17/10): briga que envolve Libertadores e chances de título. Com a disparada do Palmeiras, que deve permanecer na liderança pelo menos até a realização deste jogo, uma derrota será a quase finalização do sonho do título. Especialmente no caso do Galo, que terá compromissos mais complicados na reta final.

Atlético-MG x Vitória (31ª rodada, sábado, 24/10): hoje pode parecer estranho indicar este jogo como briga direta, mas o fato é que o Vitória ganhou 10 pontos em jogos complicados e terá, até o jogo com o Galo, uma tabela um pouco mais amena, podendo continuar sua ascensão. O time de Roth enfrentará rivais mais fortes, entre eles o clássico contra o Cruzeiro e o jogo com o São Paulo no Morumbi. Podem estar próximos, portanto.

Internacional x Grêmio (31ª rodada, domingo, 25/10): Gre-Nal decisivo por Brasileirão não se vê há muitos anos, ainda mais duelo direto. Pois este tem tudo para ser o mais quente dos últimos tempos na maior competição nacional. O Inter é sempre uma incógnita por sua irregularidade, mas na briga do G-4, no mínimo; o Grêmio seguramente estará beliscando as quatro primeiras posições, como tem tentado desde maio. Devem estar próximos, se não um do outro, pelo menos de seus objetivos principais na competição.

São Paulo x Internacional (32ª rodada, quarta, 28/10): já começa a ficar complicado projetar como ambos possam estar daqui a seis rodadas, mas devem duelar pelo direito de saber quem disputará o título com o Palmeiras, que ainda deverá ser o líder, pelos adversários que terá pela frente.

Palmeiras x Goiás (32ª rodada, quinta, 29/10): mesma rodada de São Paulo x Inter, mas noutro dia, pelo bem de todos que gostam de um grande jogo. Aqui o caráter decisivo é explícito: se der Palmeiras, encaminha a conquista e praticamente elimina os goianos; ganhando o Goiás, embolará tudo (se não com os esmeraldinos chegando, com São Paulo, Inter ou Atlético-MG na cola do Verdão). Jogaço, imperdível.

Goiás x Atlético-MG (33ª rodada, sábado, 31/10 ou domingo, 1º/11): após os duelos decisivos do meio de semana, saberemos se será briga pelo G-4 ou pelo título.

Náutico x Sport (33ª rodada, sábado, 31/10 ou domingo, 1º/11): se Santo André, Fluminense e Botafogo vêm dando toda a pinta de que cairão, os dois pernambucanos é que, em tese, devem disputar para ver quem se salva e quem cairá na última das quatro vagas para a Série B. Difícil projetar quem estará na frente até este jogo. Hoje, o Náutico tem 3 pontos de vantagem, o que o faria "jogar pelo empate" nos Aflitos.

Grêmio x São Paulo (34ª rodada, sábado, 07/11 ou domingo, 08/11): é improvável que o tricolor gaúcho esteja na cola do paulista aqui, mas é possível que valha a vaga da Libertadores para o Grêmio e do título para o São Paulo este jogo que dificilmente não encherá o Olímpico.

Atlético-MG x Flamengo (34ª rodada, sábado, 07/11 ou domingo, 08/11): o caráter decisivo dependerá de como chegará o Flamengo para este jogo. Situação semelhante a Grêmio x São Paulo, portanto.

Sport x Fluminense (36ª rodada, sábado, 21/11 ou domingo, 22/11): talvez alguém já esteja rebaixado. Quem sabe, ambos. Ou quem sabe nenhum dos dois. Nesta hipótese, será o jogo mais nervoso de todos os 120 que ainda restarão neste Brasileirão, numa Ilha do Retiro explodindo de tanta gente.

Atlético-MG x Internacional (36ª rodada, sábado, 21/11 ou domingo, 22/11): aqui é uma briga da ponta de cima. Pelos dois adversários que terá nas rodadas finais (Palmeiras e Corinthians), e por jogar em casa, necessidade de vitória para o Galo. Aliás, pelos três últimos jogos de sua tabela, é bom que o time de Roth chegue aqui mais tranquilo, ao menos na questão da vaga para a Libertadores.

Grêmio x Palmeiras (36ª rodada, sábado, 21/11 ou domingo, 22/11): já pensaram neste cenário: Palmeiras podendo conquistar o título antecipado - ou encaminhá-lo de vez - em caso de vitória, contra o Grêmio, poderosíssimo no Olímpico, lutando por G-4?

Flamengo x Goiás (36ª rodada, sábado, 21/11 ou domingo, 22/11): daqui a 10 rodadas, pode ser briga direta por vaga na Libertadores. Promessa de Maracanã lotado.

Palmeiras x Atlético-MG (37ª rodada, sábado, 28/11 ou domingo, 29/11): pode ser a decisão do título. Se não for, é improvável que alguma coisa não esteja se decidindo - vaga do Galo na Libertadores, por exemplo.

Santo André x Náutico (37ª rodada, sábado, 28/11 ou domingo, 29/11): briga pela permanência na Série A. Impossível saber, porém, se pelo menos um deles já não estará rebaixado até esta altura do campeonato.

Goiás x São Paulo (37ª rodada, sábado, 28/11 ou domingo, 29/11): enquanto Palmeiras x Atlético-MG se digladiam no Palestra Itália, estes dois times farão outra decisão na ponta de cima do Serra Dourada. É provável uma concomitância nervosíssima entre estes dois duelos, na penúltima rodada.

Evidentemente, algumas destas 18 decisões, especialmente as das rodadas finais, podem já ter perdido seu interesse por circunstâncias da tabela que nos é impossível prever agora. Outras tantas surgirão. E obviamente dezenas de outros jogos não diretos serão absurdamente tensos e decisivos para ao menos uma das partes. Na última rodada, por exemplo, não há nenhum desses duelos diretos (talvez Flamengo x Grêmio pudesse ser um), mas certamente a grande maioria estará recheada de expectativas.

Atualização (15:49): Botafogo x Náutico (32ª rodada, quarta, 28/10) é duelo direto contra o rebaixamento. Aliás, dos quatro rivais contra o rebaixamento, o Fogão já pegou 3. Ou seja: tabela prevê enfrentamentos contra equipes mais qualificadas. Dificuldade a mais na reta final.

Comentários

Lourenço disse…
Ótimo levantamento.

Se pudesse escolher apenas um jogo, seria Atlético x Inter, na 36ª rodada, pela idéia de que as duas equipes devem estar brigando diretamente.

Atlético x Palmeiras pode vir a ser um jogo ainda mais interessante, mas acho que não será um confronto direto como o primeiro.
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Lourenço! Acho que a 36ª rodada é a que mais promete mesmo.
Prestes disse…
Sensacional esse fim de campeonato!
Grêmio x Palmeiras (36ª rodada, sábado, 21/11 ou domingo, 22/11): já pensaram neste cenário: Palmeiras podendo conquistar o título antecipado - ou encaminhá-lo de vez - em caso de vitória, contra o Grêmio, poderosíssimo no Olímpico, lutando por G-4?

Se o Inter ainda estiver vivo na luta pelo título, e o Grêmio ainda lutando pela Libertadores, esse jogo ganha requintes de crueldade para nós, gremistas!