Volantes

Foi uma quinta onde o noticiário do futebol gaúcho foi dominado por dois volantes. Primeiro, a confirmação da convocação de Sandro para a seleção brasileira no lugar de Josué para os jogos contra Argentina e Chile, pelas Eliminatórias - os mais difíceis e importantes, diga-se, onde o time canarinho confirmará sua vaga à África do Sul oficialmente. Depois, o quase acerto do Grêmio com o ex-colorado Fábio Rochemback, jogador que há tempos o tricolor insiste em trazer e esbarra na questão financeira.

Sandro vem demonstrando suas inegáveis qualidades nesta temporada. Talvez a sondagem do Tottenham tenha exposto ainda mais elas a Dunga, mas o técnico da seleção acompanha os times gaúchos e sabe quem está trazendo. Pensa no futuro também. Foi capitão de seleção na base, tem futuro, será chamado outras vezes se mantiver o nível. Não será titular agora, como não foram Lucas e Pato, por exemplo, mas tem ferramenta para se afirmar no longo prazo. Josué talvez esteja perdendo seu espaço. Não é jogador para a seleção, embora seja excelente nos clubes por onde passa e nunca tenha comprometido (mas também agregado) com a amarelinha.

Já as tratativas do Grêmio com Fábio Rochemback surgiram aos nossos olhos do nada e já parecem no mesmo pé das de Leandro. Jogador acertado com o tricolor, mas faltam detalhes para obter a liberação. Detalhes que fazem toda a diferença, e há apenas três dias para serem resolvidos - até segunda, 31.

Dentro de campo, não há muito o que discutir. A qualidade do provável novo contratado o impõe na segunda função, Adílson será recuado à primeira. Túlio sairá do time, virará um bom reserva. Com os novos reforços, o Grêmio melhora de agosto para a frente, algo raro de acontecer. Alinhará provavelmente com Victor, Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Adílson, Rochemback, Tcheco e Souza; Leandro e Maxi López. Muito bom time. No banco, opções como Rafael Marques, Túlio, Douglas Costa, Herrera, Jonas e Perea. Aliás, das muitas coisas que os gremistas reclamam da gestão Duda Kroeff não pode estar incluída a ambição do futebol: trouxe bom técnico e procura reforços para os lugares onde o time precisa, sem fazer extravagâncias e quase sempre com negociações vantajosas para o clube. Resultados ainda não vieram, porém, e isto ainda pesa, mas talvez seja questão de tempo que apareçam.

Brasileirão
Botafogo e Cruzeiro ficaram num 1 a 1 complicado para as pretensões de ambos. Aliás, a escalação cruzeirense contou com apenas cinco titulares do time vice-campeão da América, menos da metade da equipe. Não parece ter condições de participar pelo terceiro ano consecutivo da maior competição continental, a não ser que Adílson faça trabalho realmente espetacular e Guerrón desande a entortar adversários.

Comentários

Prestes disse…
Fica com outra cara o Grêmio escalado por ti no post. Bem mais condizente com as pretensões do clube.
Ponso disse…
Vou esperar a confirmação, mas parece que a maior requisição de Ponsito será finalmente atendida.
Vicente Fonseca disse…
Interessante que são três contratações para titularidade, mas que melhoram consideravelmente a cara do banco de reservas. Não fica mais aquela gurizada inexperiente e os refugos, ficam reais opções para mexer no time. Acho que este tipo de contratação é a verdadeira "em nível de grupo", como se diz.
luís felipe disse…
Rochemback é mestre. Vai se consagrar no Grêmio. Uma pena para o Inter, pois ele seria o substituto ideal para o Sandro, mesmo não jogando na primeira função.
Vicente Fonseca disse…
E agora o Palmeiras anuncia Vagner Love. Por pior que vá na seleção, é ótimo atacante para clubes. Começa a encorpar a candidatura para o título.
O Rockenbach faz a segunda volância? Lembro de ter lido, qdo da última cogitação sobre a vinda dele, ano passado, que ele estava jogando mais a frente. Não seria na função do Tcheco?
Enfim, confirmando ele e o Leandro, o Grêmio vai dar uma demonstração, rara é verdade, de que a janela tb pode ajudar os clubes brasileiros.
Li ontem que o Grêmio está atrasando o pagto do condomínio de credores, tudo pelo futebol, para ter um maior poder de investimento. Q cês acham disso? Como torcedor qro ver o meu time mais forte, agora pensando um pouco sobre gestão - o que não entendo bulhufas nenhuma - um atraso nesses pagtos pode levar esses credores à justiça, e ai a dívida que já é alta, cersce ainda mais...
é difícil meus amigos, essa equação ai coloca os dirigentes numa sinuca de bico...
Vicente Fonseca disse…
Pelo que lembro, Rochemback é um segundo volante com excelente saída para o ataque. Não sei se colocá-lo na meia seria o melhor, mas de repente o cara aprendeu a jogar assim na Europa e evoluiu. Vejamos.
Lourenço disse…
Bom, como homenagem à coerência, vou manter, sobre o Grêmio, uma opinião que tinha sobre o Inter ano passado, quando trouxe D'Alessandro, Daniel Carvalho, Bolívar, Rosinei e sei lá mais quem na janela: não sei se vai dar tempo. Mexe em todos os setores do time, os jogadores tem que entrar em ritmo de jogo, encaixar o time, correr pelos pontos já perdidos. Mas, pela primeira vez em muito tempo, o Grêmio começa a pensar o ano seguinte com antecedência. Isso pode ser excelente.
Para 2009, posso estar enganado, mas continuo cético.
Andre Kruse disse…
Eu vejo ele como terceiro do meio campo.

E só consigo pensar nele para 2009, esse nao deve jogar pouco