Nem é mais notícia

Mais incrível que o fato de chegar à 20ª rodada do Campeonato Brasileiro sem conquistar uma única vitória fora de casa é que o Grêmio simplesmente não corrige seus erros mais que recorrentes nas atuações fora do Estádio Olímpico. Mais uma vez, foi um time de muita posse de bola, porém estéril, lenta, sem objetividade na frente. Ganhar partidas longe de Porto Alegre desta forma só será possível quando o adversário for bem inferior, dominável, muito mais fraco. Não será o caso neste campeonato.

Foi um dos piores jogos do Brasileirão. O Santos mostrou todas as suas deficiências como mandante: não consegue se impor como deve e sempre fez na Vila Belmiro. Entrou com três volantes, e pouco jogou no primeiro tempo. Por outro lado, o Grêmio não tinha como furar este bloqueio, mas conseguiu brecar o time santista com efetividade. Partida feia, de graves problemas técnicos, sem atrativos.

Luxemburgo resolveu ousar no intervalo, colocando Neymar em lugar do volante Germano e Triguinho, lateral apoiador, no lugar de Pará. O Grêmio passou a controlar o meio-campo, pois havia mais espaços. Mas a lentidão do time gaúcho em sair da defesa para o ataque é gritante. Não apenas por contar com laterais defensivos, ou uma suposta lentidão de Tcheco. Souza girava muito, Jonas não conseguia dar andamento em investidas verticais, Perea lutava muito, mas estava perdido. Era jogo para 0 a 0, mas um lance isolado decidiu tudo.

Difícil escrever sobre uma situação tão repetitiva quanto previsível. Uma hora o Grêmio vai ganhar fora de casa: quando parar de achar que o resultado positivo virá naturalmente. A pergunta que não cala é: o que virá primeiro, o tropeço em casa ou o sucesso fora? Enquanto ela não vem, abençoado seja o Estádio Olímpico.

Campeonato Brasileiro 2009 - 20ª rodada
19/agosto/2009
SANTOS 1 x GRÊMIO 0
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Público: 6.999
Renda: não divulgada
Gol: Ganso 34 do 2º
Cartão amarelo: Eli Sabiá, Róbson, Jonas e Adílson
Expulsão: Rafael Marques 40 do 2º
SANTOS: Felipe (5,5), George (5,5), Fabão (6), Eli Sabiá (5) e Pará (5) (Triguinho, intervalo - 5); Germano (5,5) (Neymar, intervalo - 5), Rodrigo Mancha (5,5), Rodrigo Souto (5,5), Madson (5) (Róbson, 20 do 2º - 5) e Ganso (5,5); Kléber Pereira (4,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (5,5)
GRÊMIO: Victor (6), Mário Fernandes (5,5), Léo (6) (Joílson, 14 do 2º - 5), Rafael Marques (5) e Bruno Collaço (5,5); Réver (5,5), Adílson (5,5), Tcheco (5) (Thiego, 20 do 2º - 5,5) e Souza (5,5); Jonas (5) (Douglas Costa, 32 do 2º - 5) e Perea (5). Técnico: Paulo Autuori (5)

Foto: Perea lutou muito, mas foi insuficiente para evitar mais uma derrota longe do Olímpico (Ricardo Saibun/Gazeta Press).

Comentários

Faraon disse…
Joguinho absolutamente irritante. É impressionante como o Grêmio anda dificultando ele mesmo os jogos fora de casa.

A propósito, acho que foi uma das piores atuações da defesa (não vi contra o Flamengo, mas pareceu igualmente horrível): rebatendo todas as bolas pra entrada da área, complicando lances simples, avoada e desconcentrada, etc.

Gostaria de ver algum escáute de passes errados, também. Suspeito termos passado da centena no jogo. Só Réver errou três nos primeiros cinco minutos.

No mais, enquanto Victor não voltar a fazer MILAGRES em todo jogo, nunca ganharemos fora, como eu já disse antes.
Vicente Fonseca disse…
Muito embora o gol do Santos tenha sido em cabeçada, acho que a defesa esteve bem por cima - especialmente o Léo, que já não estava em campo quando saiu o gol.

Réver errou muitos passes mesmo. Acho que pela sua qualidade tenta jogadas mais verticais, mas para um volante às vezes é fundamental dar o tapinha para o lado.

E concordo: o Grêmio tem perdido jogos para ele mesmo. O Santos foi tão mal quanto hoje.
Lourenço disse…
Na boa, é hora de negociar aqueles que não querem ficar, acertar pré-contratos e dar chance para os jovens, de modo que o Grêmio não perca tempo e comece 2010 antes dos demais.
Lourenço disse…
aqueles que não DEVEM ficar...
Vicente Fonseca disse…
E finalmente Autuori reclama da lentidão na saída da defesa para o ataque. Aleluia. Agora SÓ FALTA por em prática. Barbada.
Gustavo disse…
A defesa foi um pouco menos pior do que contra o Flamengo. Mesmo assim, TENEBROSA.

Nada a acrescentar. Se o Grêmio tivesse ganho ontem, eu moveria uma MOÇÃO DE REPÚDIO ao fato. Aquele amontoado de apáticos não poderia vencer jamais.