A necessidade de reencontrar o rumo

Paulo Autuori faz um bom diagnóstico dos problemas do Grêmio: a falta de velocidade na transição da defesa para o ataque. É o que venho dizendo aqui há tempos. No entanto, a escalação que pretende utilizar para corrigir isso é cheia de improvisações e outros problemas que podem comprometer a estrutura tática do time.

Douglas Costa é, de fato, uma alternativa para dar velocidade nesta saída. Entretanto, valeria a pena insistir um pouco mais nele como segundo atacante, que busca o jogo de vez em quando, em vez de simplesmente pô-lo no meio-campo, onde facilitará a marcação por parte do Atlético-MG. Além disso, uma meia com ele e Souza deixará o setor franzino demais, exposto às trombadas dos mais avantajados volantes atleticanos - ainda mais que Celso Roth é o treinador do outro lado.

Isto sem contar no restante de improvisações - e não serão poucas. Tcheco voltará a ser segundo volante, função que lhe prejudicou o rendimento por seis meses em 2009, a qual não tem condições físicas de desempenhar com propriedade. Adílson, que tão bem ia na segunda função, volta à primeira, onde se limitará muito mais ao combate. Um dos principais acertos de Autuori foi justamente a entrada de Túlio como cabeça de área, para liberar Adílson de tarefas tão defensivas e juntá-lo um pouco mais a Souza e Tcheco. O futebol do jovem volante cresceu demais, a ponto de ser, hoje, um dos melhores da posição no Campeonato Brasileiro.

O próprio Autuori, porém, reconhece isso. Tanto que Túlio será o lateral-direito. Já teve bons momentos ali em algumas partidas, especialmente em segundos-tempos. Pode auxiliar Adílson numa alternativa tática, as quais o treinador gremista tanto defende que o 4-4-2 dá. Mas são improvisações demais, sacrifícios demais, que podem, em vez de dar velocidade ao time, fragilizá-lo justamente no setor mais importante, que é o meio-campo.

Muito embora os resultados não estejam vindo fora do Olímpico, considero que Paulo Autuori vem fazendo um bom trabalho em termos de montagem da equipe. Ela segue com o problema da lentidão, porém, e isso é fato. Mas tentar corrigi-lo a qualquer custo, abrindo mão de tudo o que tem sido correto - e que caracteriza este bom trabalho de que falo - é um erro que, até prova em contrário, pode mostrar que o técnico do Grêmio está se perdendo um pouco. Dependerá de uma jornada muito qualificada de Souza e Douglas Costa para que este esquema dê certo amanhã. A longo prazo, dificilmente se sustentará. Times muito leves ou cheio de improvisações dificilmente vingam, a menos que os jogadores sejam excepcionais - o que, definitivamente, não é o caso tricolor, que depende de uma boa montagem tática para superar seus adversários.

Comentários

Lourenço disse…
A única hipótese aceitável desse monte de mudança é que Autuori esteja pensando em efetivar esse meio-de-campo, e Túlio passe definitivamente para a lateral ou para o banco. Não estou dizendo que é a aceitável porque eu acho que o time fica melhor sem Túlio ou algo assim, mas sim porque não é razóavel mexer em todo o time por causa de dois desfalques para um jogo.
Vicente Fonseca disse…
Correto. O que não é aceitável é Autuori tentar efetivar este meio-campo, afinal, um dos motivos de ele ter implantado o 4-4-2 foi liberar o Tcheco para jogar ao lado do Souza na criação. Neste esquema, o capitão se vê obrigado a jogar recuado de novo, o que acontecia no time de Roth/Rospide.
Samir disse…
Me parece que essa mudança vem mto mais por ser uma opção do Autuori a partir de agora do que por motivos de lesões etc. O Grêmio não joga fora de casa e o Autuori deve ter optado por mudar algo agora. Opções são poucas, uma das poucas que resta é colocar o Douglas no meio-campo, ganha velocidade e ganha mais opções ofensivas. Concordo que ele mexe no que vem sendo o jogador mais regular do time nesse brasileirão, o Adilson, mas tb me parece que uma mudança já é essencial para o Grêmio continuar tendo pretensões de libertadores.
Perguntinha: Depois de um hipotética péssima atuação do Tcheco, em razão de sua improvisação, ele ficará calado ou vai chiar aos 4 cantos do mundo que os "bonitinhos" nunca são improvisados, só ele... esperemos!
Vicente Fonseca disse…
Acho que a mudança deva ocorrer, sim, mas não esta que Autuori pretende, pelos motivos que elenquei no texto. Mas vamos ver, de repente o time se encontra do nada e passa a ganhar. Mas reitero que acho difícil.
Prestes disse…
Não se preocupem, o Grêmio ganha amanhã. Depois, fora de casa, perde e novo, uhsuhsussuasa
Vicente Fonseca disse…
Pior, Prestes. Isso aqui é só uma masturbação mental.
natusch disse…
Na minha opinião, enquanto os reforços não começarem a entrar no time, toda escalação é, no fundo, uma solução de emergência. Pessoalmente acho que a coisa mais errada aí é jogar Tcheco para a volância - mas ele tá fazendo isso em casa pensando no próximo jogo fora, disso não há dúvida.

E para mim o Autuori tem direito de experimentar essa formatação, prontofalei. Tenho notado em alguns lugares um certo ranço com o cara, especialmente por sua declaração contra a "pegada" - claro que não aqui, que é um espaço de EXCELÊNCIA, mas em outros lugares eu tenho reparado. Só não esqueçam que, se o Grêmio colocou em risco a Libertadores para ficar esperando técnico por um tempo infinito, não foi a troco de nada - e o planejamento é a longo prazo mesmo, para mim isso é visível. Paulo Autuori, de certo modo, já pensa o Grêmio 2010 - testando jogadores da base, testando formatações, mandando embora quem não serve mesmo que deixe buracos no plantel. Não acho que ele esteja perdido, pelo contrário: ele está pensando muito mais à frente do que estamos propensos a admitir, talvez...
Vicente Fonseca disse…
Concordo inteiramente com a tua defesa do Autuori. Acho que tem que dar tempo mesmo e, infelizmente, previ que os setores mais radicais iam xingar ele alegando falta de pegada lá atrás, quando o trouxeram.

Porém, não creio que esta formação com o Tcheco de volante dará certo. Não me preocupo tanto com isso em si - ele tem mostrado que muda o time quando sente que a coisa não dará certo, não se prende a teimosias - mas com a possibilidade de estar um pouco perdido neste exato momento. Mas é aquilo que tu disse: se derem tempo e tiverem paciência, é um grande profissional que vai render frutos lá adiante.
Saulo disse…
O problema é que o Grêmio não está ganhando fora de casa. Se ganhasse fora, estaria colado no Palmeiras e no Jason.

Mas, eu tenho uma solução para o Grêmio voltar a ganhar fora de casa.

Vocês querem saber?

É só jogor contra o meu Botafogo, no Engenhão.
Vicente Fonseca disse…
É o próximo jogo do Grêmio fora, inclusive.
Prestes disse…
"Mas, eu tenho uma solução para o Grêmio voltar a ganhar fora de casa.

Vocês querem saber?

É só jogor contra o meu Botafogo, no Engenhão."

GÊNIAL, uhdhusdhusdhusuhsuhsdhusd