Brasileiros comandam a Juve

Nos dois principais jogos do Campeonato Italiano neste fim-de-semana, dos oito gols marcados foram cinco de brasileiros. Hoje, cinco estiveram em campo e dois decidiram o jogo. Foi a partir de uma jornada qualificadíssima de seus dois novos contratados, Diego e Felipe Melo, que a Juventus dominou o meio-campo e garantiu uma belíssima vitória já na segunda rodada do Calcio, 3 a 1 sobre a Roma em pleno Olímpico.

Foi a segunda derrota seguida do time de Spalletti, que deve voltar a ser coadjuvante no campeonato, pelo que mostrou hoje. Com Totti pouco inspirado, querendo só briga e sem atacantes no time titular, a Roma mal acossava a zaga da Juve. Podendo jogar com a zaga mais adiantada, a equipe visitante se impôs nos primeiros minutos, levando os romanistas a perderem a cabeça, pensando apenas em bater no adversário em vez de tentar jogar. O primeiro gol, aos 24, veio num momento de certo equilíbrio. Diego aproveitou bobeada de Cassetti na linha divisória e parou dentro do gol de Júlio Sérgio, em jogada de alta velocidade e qualidade técnica.

A Juventus mostrou ser uma equipe sólida nos três setores. Felipe Melo impediu a zaga de trabalhar, tal a eficiência de seu trabalho na cobertura. Foi num erro seu, porém, talvez o único no jogo, que saiu o empate. Tentou sair jogando e perdeu a bola, cometendo falta. Na cobrança rápida, Pizarro serviu De Rossi que marcou golaço de fora da área.

O segundo tempo da Juventus mostrou uma maturidade que de certo modo surpreende para uma equipe que joga junto há pouco tempo. Superior tecnicamente, o time de Ciro Ferrara seguiu melhor até desempatar, novamente com Diego, em jogada de altíssima qualidade novamente. Só então, aos 26, Spalletti colocou Vucinic em campo, o bom centroavante que permaneceu no banco enquanto Cannavaro e Chiellini bocejavam, tão pouco trabalho tinham. A Roma agrediu mais, mas a Juve mostrou qualidade defensiva e ainda fez o terceiro, numa arrancada de volante moderno que é Felipe Melo, se redimindo do erro no primeiro gol.

Dunga arranja motivos para se orgulhar, afinal, Felipe Melo foi uma convocação contestada na primeira vez, mas já se afirma com a amarelinha e, agora, começa a trilhar o mesmo caminho na Juventus. Uma dor de cabeça são as boas atuações de Diego, que se seguir neste ritmo deve brigar por chance em convocação, mesmo sem nunca ter jogado bem com a canarinho. E dor de cabeça é o que terá a Internazionale de José Mourinho, que desta vez deve enxergar na Juventus, afinal, uma real adversária na luta pelo título da temporada.

Campeonato Italiano 2009/10 - 2ª rodada
30/agosto/2009
ROMA 1 x JUVENTUS 3
Local: Olímpico, Roma (ITA)
Árbitro: Gianluca Rocchi
Público: 53.000
Gols: Diego 24 e De Rossi 34 do 1º; Diego 22 e Felipe Melo 47 do 2º
Cartão amarelo: De Rossi, Taddei, Perrotta, Tiago, Diego, Marchisio e Grygera
ROMA: Júlio Sérgio (7), Cassetti (4), Mexes (4,5), Burdisso (5,5) e Riise (5) (Vucinic, 26 do 2º - 5); De Rossi (5,5), Pizarro (5,5), Taddei (4) (Tonetto, intervalo - 4,5) e Perrotta (5) (Cerci, 35 do 2º - sem nota); Totti (5) e Menez (4). Técnico: Luciano Spalletti (4,5)
JUVENTUS: Buffon (7), Grygera (5,5), Cannavaro (6), Chiellini (6,5) e De Ceglie (6) (Legrottaglie, 28 do 2º - 5,5); Felipe Melo (7,5), Tiago (6), Marchisio (4,5) (Camoranesi, 16 do 2º - 4,5) e Diego (8) (Poulsen, 39 do 2º - sem nota); Iaquinta (6) e Amauri (5). Técnico: Ciro Ferrara (7)

Foto: Melhor em campo, Diego arremata a gol marcado pelo chileno Pizarro (Reuters).

Comentários