Os duelos eliminatórios entre Grêmio e Cruzeiro

A vantagem é toda mineira: foram três confrontos até hoje, com três triunfos cruzeirenses. Notícia mais alvissareira ainda para a torcida da Raposa é que, em todas elas, após eliminar o Grêmio o time saiu campeão do torneio em questão. Uma delas contra o próprio tricolor gaúcho.

Taça Brasil 1966: eram dois timaços. O do Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes; o do Grêmio, então pentacampeão gaúcho, rumaria ao inédito hepta. Jogo válido pela decisão da Zona do Sul (?). Em Porto Alegre, empate sem gols. Em Minas, vitória por 2 a 1 dos mineiros, que seriam campeões diante do temível Santos de Pelé (6 a 2 e 3 a 2).

Copa do Brasil 1993: desta vez o encontro se deu na decisão, entre os dois maiores ganhadores do torneio até hoje. Já era a terceira final do Grêmio em cinco edições. Em Porto Alegre, sob chuva torrencial e gramado inóspito, 0 a 0. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro abriu o placar num frango de Eduardo Heuser após chute de Roberto Gaúcho. O Grêmio empatou com Pingo e levaria o título, até o gol de Cleison, na abertura do segundo tempo.

Libertadores 1997: o duelo mais lembrado e conhecido de todos, por ser na Libertadores, por ter Paulo Autuori comandando os mineiros, e pela polêmica envolvendo a ausência de Paulo Nunes do time gremista. O Grêmio era mais time e jogava como favorito, ganhara a Copa do Brasil em pleno Maracanã há cinco dias. Em Belo Horizonte, sofreu um gol relâmpago e outro de Alex Mineiro (ele mesmo), perdendo de 2 a 0. No Olímpico, saiu perdendo com gol de Fabinho (que jogaria no tricolor um ano depois), mas virou o jogo em dois minutos, gols de Mauro Galvão e Zé Alcino, exercendo forte pressão nos 20 minutos finais, sem conseguir, entretanto, reverter. O Cruzeiro eliminaria Colo Colo e Sporting Cristal, ganhando seu segundo título continental.

Esta é a sexta vez que o Cruzeiro chega à semifinal da Libertadores. A única que vez que chegou a esta fase no modo de mata-mata foi em 1997, quando eliminou o Colo Colo nos pênaltis, em Santiago. Já o Grêmio chega à sua sétima disputa entre os quatro melhores da América, a quinta em mata-mata. Em 1995 eliminou o Emelec; em 1996, caiu diante do América de Cali; em 2002, perdeu do Olimpia nos pênaltis; e em 2007 tirou o Santos no saldo qualificado.

Contra brasileiros no mata-mata, o Cruzeiro jogou três vezes: se deu bem em uma (ganhou do Grêmio em 1997) e perdeu duas (Vasco em 1998 e Palmeiras em 2001). Já o Grêmio disputou sete vezes um mata-mata em Libertadores contra equipes do Brasil: ganhou cinco (Palmeiras em 1995, Botafogo e Corinthians em 1996, São Paulo e Santos em 2007) e perdeu duas (Cruzeiro em 1997 e Vasco em 1998).

Nos confrontos oficiais, são 43 partidas entre os dois times. O Cruzeiro venceu 21, o Grêmio levou 10 e foram 12 empates. O time de Minas marcou 58 gols, contra 36 dos gaúchos.

Comentários

Lourenço disse…
Que touca, hein.
Lourenço disse…
Impressionante como os cronistas do centro do país só conseguem descrever o Grêmio como "um time sem grandes estrelas, sem um futebol espetacular, mas com um conjunto muito forte". Não interessa, o técnico, os jogadores, o esquema, é sempre esse o comentário.
Lourenço disse…
sobrou uma vírgula ali depois de "não interessa" que pode mudar o sentido
Gustavo disse…
Bem observado, Lourenço. Quais times tem grandes estrelas? Só o Corinthians e o Flamengo. Só.

21 vitórias a 10 é uma diferença BRUTAL. Acredito que o Cruzeiro seja a maior touca do Grêmio, no Brasil.
Samir disse…
Cara, não lembrava desse retrospecto.. antes não tivesse lido o texto...
Vicente Fonseca disse…
Tá na hora de tirar eles, gurizada. Santos e São Paulo, em 2007, também tinham melhor retrospecto diante do Grêmio, tanto no mata-mata como no geral dos confrontos.

Pelos meus dados aqui, nos confrontos oficiais, o Palmeiras tem 27 vitórias contra 14 do Grêmio em jogos um contra o outro. É a maior touca, muito embora não pareça, já que no mata-mata o Grêmio costuma se dar bem contra o verdão. Coritiba (28 a 10), Sport (19 a 5) e Náutico (16 a 2) são os maiores fregueses.
Prestes disse…
Time que tem Gerson Magrão na lateral-esquerda pode ser batido, iahdashusaduhsadhu

Mas é touca do Grêmio mesmo. Isso que ainda tem aquela sapatada ano passado, quando os dois eram candidatíssimos ao título brasileiro.

Se lembram daquele desenho da disney, os DUCTRIEL. Pois é...(ns)
Cruzeiro é uma pedra no sapato há muito tempo. Ainda mais em mata-mata.

Passou do tempo de vencê-los. É amanhã ou nunca mais.
Lourenço disse…
"É amanhã ou nunca mais"
Quinta que vem ainda me serve hehe