Mais um ilustre desempregado

As noites de sexta-feira têm sido agitadas em São Paulo. Depois de Muricy Ramalho ser demitido do comando técnico do tricolor na semana passada, ontem foi a vez de Vanderlei Luxemburgo deixar o Palmeiras. O motivo foi a polêmica com Keirrison, que está em negociações com o Barcelona e não enfrenta o Santos no domingo. Luxa teria ficado chateado pelo fato de o centroavante não avisar que se ausentaria do treino de ontem. Ainda por cima, foi avisado pela diretoria que, caso Keirrison não acertasse sua transferência, seria reintegrado normalmente, o que causou descontentamento no técnico, que não o aceitaria de volta. Alegando quebra de comando, a direção o demitiu.

Em meio a esta guerra de declarações, uma única certeza: a questão Keirrison foi muito mal administrada desde o começo. Mal das pernas financeiramente, o Palmeiras depende de uma parceria para formar times competitivos, o que certamente é um paliativo, nunca a solução dos problemas. Em vez de apostar nas categorias de base, que há anos não revelam grandes jogadores para o alviverde, o clube prefere depender de terceiros, que colocam jogadores no clube com facilidade, mas também os tiram, e com todo o direito que este tipo de negócio permite.

O Palmeiras pode até figurar entre os primeiros colocados nas competições que disputa agora, mas é uma situação passageira, que só será resolvida com investimento de verdade, e não com negócios de ocasião. Muricy, agora, é um dos cotados para assumir o posto. E, ao seguir este ritmo, que Mano Menezes e Vagner Mancini tomem cuidado, pois semana que vem eles poderão ser a bola da vez.

O fim de mais uma Era Luxemburgo
2007 foi um ano sério, com um time relativamente barato e um técnico criterioso e trabalhador. Depois de cair à Série B em 2002, o Palmeiras voltou à elite com times modestos em termos financeiros, mas mesmo assim chegou duas vezes à Libertadores. O mau ano de 2006 causou uma reforma de nomes, mas não no jeito de trabalhar. A decepção com a perda da vaga na Libertadores, em dezembro de 2007, fez o clube mudar de cabeça e cair no deslumbramento novamente.

A Traffic, parceira do clube, injetou milhões em 2008 para trazer nomes como o técnico Vanderlei Luxemburgo, inflacionando a folha salarial do clube. Os resultados não foram muito diferentes dos anos anteriores: um título paulista (que não era conquistado desde 1996) e um quarto lugar no Brasileirão. Para 2009, a Traffic investiu em Keirrison e Edmílson, mas o time, apesar do bom começo de ano, perdeu o Paulistão e a Libertadores. Novamente, gastos demais para resultados parecidos.

Luxemburgo, desde o título brasileiro de 2004 pelo Santos, vive um momento difícil em sua brilhante carreira de treinador, em termos de resultados. Teve passagem não mais que mediana pelo Real Madrid; ganhou um bicampeonato paulista pelo Santos, mas não beliscou nem o título brasileiro nem o da Libertadores, prioridades do clube. Pelo Palmeiras, apenas um título paulista em um ano e meio.

Foto: Luxemburgo encerra nova passagem pelo Palestra Itália (Agência Estado).

Comentários

Prestes disse…
Me caiu os butiá do bolso.

Sobre o que tu disseste de não revelar jogadores, esta é uma opção histórica do Palmeiras. É o clube de SP que revela jogadores vindos do Interior de SP. Raramente ele mesmo forma grandes jogadores.
L.Potato disse…
Muricy e Luxemburgo dando sopa.
Não me estranha o nervosismo do Tite.
luís felipe disse…
o Palmeiras estava numa posição ridícula no ranking do olheiros.net, abaixo do Zequinha, se não me engano.

Luxemburgo anunciou a sua demissão pelo twitter!