Perdi e saí ganhando

Por um lapso inexplicável, perdi o jogo do Grêmio. Achei que era às 18:30, mas no fim foi às 16:00 mesmo. Nunca tinha me acontecido algo parecido antes. Há males que vem para o bem. Do que soube que aconteceu, tudo é decepcionante. Desde a escalação defensiva demais, passando pela má atuação do time, a expulsão de Jonas, o gol no último minuto. Diante de tanta coisa ruim, me alivia não ter visto nada.

É difícil fazer qualquer avaliação à distância, ainda mais porque a escalação foi outra. Trocar Túlio por Tcheco, mesmo que numericamente significa mexer uma única peça, é mudar toda a proposta do time. O que preocupa é a segunda derrota em dois jogos fora pelo Brasileiro, além de ser mais um resultado entregue pelo Grêmio nos minutos finais. Faça as contas: Santos, Atlético-MG e Vitória arrancaram quatro pontos do tricolor nos últimos instantes destas primeiras quatro rodadas do campeonato. O time teria 8, estaria disputando na ponta de cima, e não lá embaixo, como está agora. Faz diferença, e muita.

Vento frio e vitória
Ignorando que o jogo do Grêmio era às 16:00, passei perto da orla do Guaíba à tarde. O vento era absurdamente frio. Imagino o que não estava o Beira-Rio na hora do jogo, à noitinha.

Mais uma vez o Inter não precisou de muitos titulares para seguir 100% e bater o Avaí, que só marcou seu gol através de um pênalti completamente inventado. Quem vencerá o Inter?, é a pergunta que segue sem resposta.

São Paulo: o Morumbi recebeu 52 mil torcedores para ver o São Paulo golear o Cruzeiro por 3 a 0. Adílson Batista terá muitas lições a tirar deste jogo para a volta da Libertadores, até porque só 1 a 0 basta.

Santos: foram 11 mil torcedores na Vila, e o Santos fez 3 a 1 nos reservas do Corinthians, confirmando a boa fase e o melhor ataque da competição, com 11 gols em 4 jogos.

Rio de Janeiro: a reestreia de Adriano foi o maior público do campeonato até agora, e constará na lista dos maiores até dezembro: 71.762 torcedores. Ele fez um, e ajudou o Flamengo a bater o lanterna Atlético-PR, por 2 a 1.

Recife: a fase do Fluminense é mesmo braba. Vencia o Náutico até o último instante, quando um pênalti convertido por Gilmar empatou, para delírio dos 18 mil presentes.

Barueri: o Palmeiras abriu 2 a 0, mas não contava com o oportunismo de Pedrão, que fez dois e trouxe mais um pontinho para o time da casa.

Comentários

André Kruse disse…
A derrota foi merecida. Ainda assim o Tardelli aprontou.

Trocar Túlio por Tcheco, mesmo que numericamente significa mexer uma única peça, é mudar toda a proposta do time.

Aí eu concordo. Tinha gente sugerindo o Douglas Costa. Não acho que era o caso. Tcheco é terceiro homem (ou segundo no 3-5-2). Seus reservas são o Maylson e Orteman. Douglas é reserva do Souza.
André Kruse disse…
Achei que jamais chegaria esse dia, mas concordo com o que disse o Chico Garcia sobre a arbitragem do jogo do Grêmio.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=187119&blog=454&coldir=1&topo=4238.dwt
Vicente Fonseca disse…
Hahaha. Momento histórico de André Kruse e Chico Garcia concordando.

Tardelli é mesmo muito fraco. Será que há alguma chance de o Tcheco não ter jogado por causa de ele ser o apitador?
Marcelo disse…
Pelo menos o jogo de hoje serviu pra mostrar que é o Tcheco que carrega o meio de campo do Grêmio nas costas. Sem ele, o Grêmio não teve meio.

Fiquei muito preocupado com o Autuori... escalou mal e substituiu mal. Queria ver se o Roth inventasse o 6-2-2 e colocasse o Douglas Costa aos 46 do 2º tempo o que não estaria sendo dito (ainda que o guri não seja solução de nada).

Também fiquei preocupado com a falta de garra, raça e vontade de alguns jogadores.

E também não entendo como o Tardelli continua apitando jogos do Grêmio! Esse ser deveria ser PROIBIDO de apitar jogos do tricolor.
Marcelo disse…
Uma coisa que eu não entendo é a insistência para que se altere o esquema tático.
Acredito que com um 4-4-2 com os jogadores disponíveis, os defeitos do time não serão resolvidos e corre-se o risco de fragilizar o melhor setor do time.
Vicente Fonseca disse…
Marcelo, eu entendo que o 4-4-2 é a melhor forma para fazer Tcheco e Souza jogarem juntos, com o Tcheco tendo liberdade para sair e criar. Mas não pode ser algo abrupto, e sim algo que vise melhorar a contribuição ofensiva do Tcheco, que é maior que a dos alas, que são os que têm a liberdade para avançar no atual esquema tático.
Marcelo disse…
É verdade, não tinha pensado nisso do Tcheco o do Souza jogando juntos... mas cada dia eu fico mais convencido que o lugar do Souza é bem longe do time do Grêmio. Firulento ciscador que tira o pé quando precisa.
Vicente Fonseca disse…
O Souza até tem ido bem, mas acho que é o tipo do jogador que cresce com alguém do lado. Foi assim no São Paulo, quando dividia a criação com o Danilo. Largar tudo nas mãos dele é que me parece o problema. É um jogador que pode ser muito útil, e o Grêmio tem que saber aproveitar o fato de ter dois bons meias no elenco (a maioria tem no máximo um, e olhe lá), pode ser um diferencial.
Anônimo disse…
Sacanagem esses golzinhos no final. Ferraram meus palpites.
Maldito Pedrão !
luís felipe disse…
pior fui eu, que achei que o jogo do Inter começava às 16h. Cheguei 15h45 no Beira-Rio, duas horas antes dos AMBULANTES! Naquele frio. Me escondi no bar do Irineu e fiquei tomando Kaiser Bock.
Vicente Fonseca disse…
Descobri que a tabela foi alterada há umas duas semanas. Sinto-me ao menos reconfortado de não ser o único a ter errado horário. Ao menos tu ficou ali com uns COMENES e bebes (VdP eterna) no bar, heinhô Luís?
vine disse…
Mas como faz gol esse Pedrão. O primeiro foi um golaço praticamente no ângulo feito DEITADO NO CHÃO! O cara nasceu pra isso. Lembram do gol contra o Sport?
Gustavo disse…
Cristo, o Grêmio jogou muito pior do que pessimamente. Mereceu levar QUATROCENTOS comes do Apodi, o que é absolutamente vergonhoso.

Acredito que será difícil pensar em título brasileiro com um início tão pouco promissor. Restará uma vaga para a Libertadores de 2010, que talvez (tomara) não seja necessária.
luís felipe disse…
só bebes, pq a cozinha do bar do Irineu fica do lado do banheiro, e eu não arriscaria comer qualquer coisa oriunda dali.

pelo menos assisti quase todo o jogo do Grêmio. Que coisa lamentável, aliás. Chega a dar pena do Maxi López. O Autuori colocou DOIS LATERAIS para tentar marcar o Apodi e NÃO CONSEGUIU. Pode ter coisa pior que isso?
Pati Benvenuti disse…
Eu não errei o horário do jogo do grêmio, pelo contrário, fui até uma lan house para poder acompanhar, porque ainda estou sem internet em casa. E eu ainda estava bem feliz, ia poder ouvir uma rádio daí e tal. Não podia ter escolhido dia pior, já que ainda por cima chovia. Pelo menos saí antes do final e não paguei para ouvir o gol do Vitória...
Lourenço disse…
Estamos entre um improvável ano histórico e um ano de fracasso em todas as competições, de outro. Medo.
Lourenço disse…
Estamos em maio, o Grêmio gastou um monte (quase 500 mil reais mensais, eu acho) e ainda não formou uma dupla de ataque.
Vicente Fonseca disse…
Junho, Lourenço. Pior ainda.
Lourenço disse…
Eu me regulo pelo fuso horário de Honolulu.
Vicente Fonseca disse…
Lá são 06:40 agora. Junho, portanto.

dshasaajhdsajas
Lourenço disse…
Para mim, só muda o dia com a aurora. Frase irrefutável.
Vicente Fonseca disse…
Calo-me perante a sabedoria superior.