Ensaio para Autuori

A grande novidade da noite chuvosa do Estádio Olímpico foi a confirmação oficial de que Paulo Autuori é o treinador gremista. Mesmo assim, esta era uma pedra cantada. Tanto quanto a tranquila classificação obtida pela equipe às quartas de final da Taça Libertadores. Uma noite de confirmações, portanto.

Era uma partida talhada para que os atacantes que não andam bem reencontrem as redes. E foi assim com Jonas e Herrera, autores dos dois gols tricolores. A facilidade da partida permitiu que se revisse Tcheco como meia, mais próximo da dupla de ataque. A tática do San Martín de não passar da linha da bola facilitou isso. Fora os primeiros minutos da partida, quando os donos da casa ainda tateavam para ver quais locais do campo encharcado eram mais propícios para a prática do futebol, o Grêmio amassou os peruanos em ritmo de treino. Após o gol de Jonas, em belo cruzamento de Fábio Santos, veio uma pressão muito forte, onde os visitantes não conseguiam dominar a bola sequer próximos da linha divisória do gramado. E repito: em ritmo de treino.

Rospide ainda testou novamente a dupla argentina de ataque no segundo tempo. Conseguiu também colocar o time num 4-4-2 nos dez minutos finais, substituindo Thiego por Túlio. Talvez um ensaio do que possa estar pensando Autuori. Jadílson entrou no intervalo e substituiu Fábio Santos (que até fez boa partida) com vantagens. Sabendo que era sua chance, marcou o pouco que precisou e apoiou com qualidade, sempre chegando à linha de fundo com extrema facilidade. Compensou a atuação fraca de Ruy, que vive má fase técnica após se curar da lesão sofrida em abril.

Mas quem pensa que foi só o Grêmio quem cumpriu seu objetivo hoje à noite se engana. O San Martín entrou para não ser goleado, e conseguiu. Contou com o desperdício de oportunidades do time de Rospide, talvez até por desleixo. A fragilidade peruana é tão evidente que o tricolor passou longe de ser brilhante, mas mesmo assim esmagou a equipe de Victor Rivera com muita naturalidade. Imagino o que não se passa na cabeça dos torcedores do River Plate, que conseguiram perder o jogo e a vaga para esta modesta esquadra.

Em tempo:
- Gaciba, que parece ser o quarto árbitro em todos os jogos do Grêmio nesta Libertadores, quase saiu nos sopapos com o assistente do treinador peruano.

Taça Libertadores da América 2009 - Oitavas de final - Jogo de volta
13/maio/2009
GRÊMIO 2 x SAN MARTÍN-PER 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Público: 23.239
Renda: R$ 466.968,00
Gols: Jonas 18 do 1º; Herrera 30 do 2º
Cartão amarelo: Hinostroza e Carrillo
GRÊMIO: Victor (6), Thiego (5) (Túlio, 39 do 2º - sem nota), Rafael Marques (5,5) e Réver (6); Ruy (5), Adílson (5,5), Tcheco (6), Souza (5) e Fábio Santos (6) (Jadílson, intervalo - 6,5); Jonas (6,5) (Herrera, 18 do 2º - 6) e Maxi López (6). Técnico: Marcelo Rospide (6,5)
SAN MARTÍN-PER: Butrón (6), Huamán (4), Ramos (5), Reyes (5,5) e Salas (5); Hinostroza (5), Ballón (4,5), Díaz (4) e Carrillo (4); Arzuaga (5) (Pérez, 25 do 2º - 5) e García (4,5) (Alliente, 33 do 2º - sem nota). Técnico: Victor Rivera (3,5)

Foto: José Doval/Grêmio

Comentários

luís felipe disse…
o primeiro gol, com aquele cruzamento sem peso, um arco lento, e a subida do Jonas reta, quase sem pular, foi de uma facilidade constrangedora. Me lembrou a semifinal da Sul-Americana contra o Chivas, quando o MARCÃO dava JANELINHAS nos mexicanos.

----

Interessante foi Inter X Flamengo. Inter jogou como em 2008, numa retranca que vazava por um lado só - o de Leo Moura, jogador que segundo Ruy Carlos Ostermann não serve para o Inter. Mesmo assim, não critico o treinador - o Inter teria sido melhor caso D'Alessandro ditasse o ritmo de jogo como fez durante o início do ano, e Taison não emulasse o Paulo Diniz.
Vicente Fonseca disse…
PAULO DINIZ. Por onde andará esse rapaz?

Após o almoço, post sobre a Copa do Brasil.
natusch disse…
Tcheco, ontem, me parece em muitos momentos quase ter trocado de posição com o Souza, de tão avançado que jogou. Certo que o San Martín ofereceu muito pouco perigo, mas mesmo assim me surpreendeu - e mostrou para os não-birrentos que, com mais liberdade, o Tcheco pode ser muito mais criativo e participativo na frente, basta o esquema deixar.

Assisti o jogo via SopCast, pela Fox Sports En Español. Impressionante o respeito que eles tem pelo Grêmio, dizendo que o time é fortíssimo candidato ao título. Muito diferente do que vejo na imprensa do RS e em muitos gremistas, que colocam toda a campanha gremista como se fosse uma grande sorte e estivéssemos prestes a cair do cavalo. Exagero deles, ou excesso de pessimismo e má vontade da nossa parte?
luís felipe disse…
simples, Natusch: para eles, o Estadual não existe.