Aritmético

Raros jogos tiveram placar que refletisse tão bem aquilo que foi a partida. San Martín e Grêmio foi além disso: beirou o matemático, tal a exatidão. O tricolor dominou três quartos da partida: a primeira metade do primeiro tempo e todo o segundo. Marcou 3 gols. O San Martín foi melhor em um quarto, a segunda parte da etapa inicial. Fez um golzinho.

Claro, o resultado passa por motivos não tão metódicos assim. O Grêmio entrou com postura de time grande, que procurava buscar a vitória mesmo fora do Olímpico, como se estivesse nele. Mas aí esteve parte de seu pecado: afoito, o tricolor quis matar o jogo cedo. Já no comecinho, quando o time era melhor e chegou a abrir o placar, notava-se um enorme buraco entre defesa e ataque. Concedeu espaços, única coisa que não poderia fazer. Porque sabia-se que, na técnica, o San Martín é muito inferior. A possibilidade que tinha de causar transtornos aos gremistas era na velocidade. Os espaços dados aos contra-ataques a cada tentativa frustrada de marcar gols propiciavam isso e tornaram-se uma dor de cabeça, especialmente nos 20 minutos finais do primeiro tempo.

Rospide teve o mérito de corrigir o problema com a conversa de vesitário. Mesmo assim, o gol na largada do segundo tempo, aos 27 segundos, é que foi primordial para que a proposta de jogo do segundo tempo funcionasse. Tratava-se de administrar a posse de bola, compactar o time, evitar buracos e sair com menos inconsequência. O San Martín, sem espaços, não tinha chances. Mesmo que o Grêmio não fizesse nada de extraordinário, apenas jogasse como lhe convinha. Sem precisar de grandes esforços, Maxi López fez seu segundo gol de cabeça no jogo, em jogada maravilhosa de Jonas, a única coisa que este jogador fez de útil nos 76 minutos em que permaneceu em campo.

Destaques defensivos para Victor, que salvou o segundo empate numa defesa espetacular em chute no ângulo, e Réver, que atuou com bastante segurança. No meio, Souza voltou a fazer a diferença, com um belo gol e um cruzamento preciso para outro. E, claro, Maxi López, que vai se transformando no centroavante decisivo que o Grêmio tanto precisa e tanto buscou. Vem produzindo muito mais do que eu pensava que pudesse, até pelos poucos jogos que fez até aqui. Os laterais foram pontos fracos. Ruy foi pouco efetivo no apoio e Fábio Santos foi mal na frente e atrás.

Atuação razoável, resultado excelente. Para quem perdia um caminhão de gols a cada partida, o Grêmio tem sido bem mais efetivo. O San Martín só fez frente quando o tricolor permitiu. Bastou fazer o feijão com arroz que as coisas se puseram em seu lugar lógico. A solidez do time (que até nem foi tão evidente hoje) e a maturidade continuam sendo pontos muito fortes desta equipe, que joga sempre sabendo exatamente o que deve fazer para alcançar os resultados. O placar de hoje encaminha quase (quase, ainda há o jogo da volta) que definitivamente a classificação às quartas-de-final que, salvo por palhaçada completa, será contra Caracas ou Deportivo Cuenca. E facilita, inclusive, a colocação de mais titulares para a estreia no Brasileirão, domingo, contra o Santos.

Em tempo:
- Herrera segue muito mal. Parece sem a explosão de outros tempos.

- Túlio teve pouco trabalho. Mostrou posicionamento de segundo volante, com Adílson mais recuado nos 15 minutos que jogaram juntos.

Taça Libertadores da América 2009 - Oitavas de final - Jogo de ida
6/maio/2009
SAN MARTÍN 1 x GRÊMIO 3
Local: Alejandro Villanueva, Lima (PER)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Público: não divulgado
Gols: Souza 8 e Arzuaga 34 do 1º; Maxi López 27 segundos e 16 do 2º
Cartão amarelo: Salas, Arzuaga, Réver, Fábio Santos e Ruy
SAN MARTÍN: Butrón (6), Salas (5), Ramos (4), Ballón (4) e Guizasola (5,5) (Huamán, 3 do 2º - 4,5); Fernández (4,5), Hinostroza (5,5), Díaz (5) (Carrillo, 21 do 2º - 4,5) e Cejas (5) (Silva, 14 do 2º - 5); García (4,5) e Arzuaga (6). Técnico: Victor Rivera (4,5)
GRÊMIO: Victor (7), Léo (5,5), Rafael Marques (5,5) e Réver (6,5); Ruy (5), Adílson (6), Tcheco (5,5) (Douglas Costa, 45 do 2º - sem nota), Souza (7) e Fábio Santos (4,5); Jonas (5,5) (Túlio, 31 do 2º - 5) e Maxi López (7,5) (Herrera, 25 do 2º - 4,5). Técnico: Marcelo Rospide (7)

Foto: Grêmio

Comentários

Lique disse…
o maxi lopez tá, felizmente, fazendo eu morder minha língua. tou pegando muita simpatia por ele e esses gols de cabeça são sensacionais. o toque no gol do souza também teve seu valor. souza jogou bem, apesar de ainda não ter angariado 100% da minha simpatia. mas quem precisa da minha simpatia? heh.

queria manifestar aqui uma coisa que senti hoje, com todos esses jogos rolando ao mesmo tempo: os principais times brasileiros estão parecendo FORTES e esse campeonato brasileiro tem tudo pra ser do caralho. a classificação dos principais times pras quartas da copa do brasil (que tá bombando, também) é uma amostra. a exceção fica por conta do santos. o atlético mineiro foi bem mas tomou nos penaltis pro vitória, que é um time decente. nesse ano, tá parecendo que aquele negócio de NIVELAMENTO POR BAIXO e "ninguém mais é bobo" não vai funcionar.

com jogadores como keirrison, fred, ronaldo, adriano, maxi lopez, nilmar, d'alessandro, victor, ibson, kleberson, thiago neves, wagner, kleber, diego souza, kleber pereira, marcelinho paraíba, washington, ETC, jogadores que em outros anos estariam todos CIGANEANDO por esse mundo, prevejo o melhor campeonato brasileiro de todos os tempos. sem contar as REVELAÇÕES, que logo devem aparecer, os grandes serão grandes, de novo. (bahhhh)
Faraon disse…
Bah, nossos laterais BRINCARAM ontem, ein. Que horror. Não apoiaram decentemente NUNCA e ainda tomaram uma meia-dúzia de bolas nas costas pelo lado defensivo.

Achei o time muito afoito. No primeiro tempo, ganhando de um a zero, se jogava pra frente com zagueiros e tudo, louca e desorganizadamente.

A propósito, recebi algumas mensagens no meu celular quando dos gols de Máxi "Goiabinha" López. Acho que foram de agradecimento, pois ele só vem jogando bem para fugir das minhas críticas no Carta na Mesa.
Little Potato disse…
Um jogo entre Náutico e San Martín seria épico, por tanta ruindade acumulada.
La Barbie está muito bem, com um aproveitamento impressionante. Agora, quando começarem a marcar pra valer o Souza, o Grêmio vai penar. Se os laterais e o Tcheco não ajudarem mais, vai faltar criatividade.
Ainda sobre Souza, tem momentos que baixa o "Robinho" nele, e ele começa a jogar sozinho, improdutivamente. Contra o time patrocinado pela Herbalife, tudo bem, contra adversários mais fortes, sei não...
.
.
.
Depois de reverter um placar de 3 a zero, perder nos pênaltis. Deve ser mesmo uma merda torcer pro Atlético Mineiro.
André Kruse disse…
Fiquei bastante preocupado com o jogo de ontem, o resultado foi o de que melhor aconteceu.

Hiltor Mombach tá desmentindo o boato lançado:

Enviei um e-mail para o porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez: 'Senhor Benitez. Sou Hiltor Mombach, editor de Esportes do Correio do Povo. Pelo regulamento da Libertadores, dois times do mesmo país não podem estar na final. Deve haver cruzamento entre eles na semifinal. Mas, e no caso de três brasileiros chegarem à semifinal, como fica?'.
O regulamento diz o seguinte: 'El torneo finalizará, indefectiblemente, en terreno sudamericano. Por lo tanto, en caso de que lleguen a semifinales dos clubes de la misma asociación, deberán enfrentarse en la instancia semifinal, teniendo que alterarse el orden establecido...'.
Antes de obter o retorno do e-mail, telefonei para Benítez. Ouvi dele que o regulamento só valia para o caso de dois clubes do mesmo país chegaram na semifinal. Dois, não três. Perguntei se a final, então, poderia ser entre clubes brasileiros. Sua resposta: 'Sim'. Resposta que veio depois pelo e-mail: 'Exactamente, esa posibilidad no lo prevé el reglamento y es posible una final brasileña. Gracias. Néstor Benítez'. Quer dizer, como o regulamento não prevê a hipótese de um encontro de três brasileiros na semifinal, poderemos ter uma final brasileira.
Estou reproduzindo uma reposta via e-mail de um funcionário da Conmebol. Eu não estou afirmando nada. Pode ser que não seja assim. Pode ser que uma autoridade maior da Conmebol afirme outra coisa. Pode ser que o Grêmio tenha que cruzar com Sport ou Palmeiras. Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, acha que o regulamento foi feito para evitar uma final entre mexicanos. Mas não tem certeza. Ildo Nejar, representante brasileiro na Conmebol, acha o mesmo. Mas não tem certeza. Diante de tanta incerteza, restou o e-mail de Benítez, que pareceu muito seguro e foi afirmativo: 'Es posible una final brasileña.'
Unknown disse…
sinceramente, eu NÃO COMPREENDO de onde saem boatos desse tipo.

foi um dirigente do IXPÓ que levantou essa lebre, não?! se eu tivesse 16 anos, destilaria aqui todos os adjetivos possíveis pra expressar preconceito contra nordestinos, especialmente pernambucanos. como já racionalizei a questão desse tipo de preconceito, só me resta dizer uma coisa aos srs da TURMA DA FUZARCA:

NO PASARÁN!

nem a latihipl da bombonilha resolverá. adeus, ixpó.
Pati Benvenuti disse…
É, e o boicote contra o Grêmio só aumenta na imprensa do centro do país = São Paulo. Só fiquei sabendo do resultado na BandNews FM daqui porque um TORCEDOR mandou um torpedo achincalhando o Milton Neves que nem sequer se referiu à vitória do Grêmio.
Unknown disse…
no jornal da PLIM PLIM de ontem, um comentarista desconhecido q tava do lado do William "vitoria do gremio contra o caracas é citória da democracia brasileira frente à ditadura venezuelana" Waack dosse que, pra ele, VICTOR é o goleiro que deve ser convocado pra RESERVA do JC na selecinha canarião...

particularmnente,realmente espero que ESQUEÇAM o grêmio na imprensa do centro do país...
André Kruse disse…
A origem deste boato foi uma suposta declaração de um dirigente do Sport.

Só que esse boato só repercutiu no RS. Em PE e em SP, onde Palmeiras e Sport seriam igualmente interessados, não houve repercussão alguma
Lourenço disse…
Maxi decidiu a vaga para o Grêmio ontem.

Grêmio foi bem melhor no segundo tempo, não só pelo resultado, mas por ter se arrumado e corrido bem menos riscos atrás.

Atuações muito fracas de Fábio Santos (para um jogador tão sem vibração assim, deveria ter mais técnica do que tem) e Ruy. Incrível que dois alas não consigam colocar uma bola decente na área. O Maxi guardou duas chances quando vieram dois cruzamentos.

No mais, gostaria de ter visto Alex Mineiro no lugar de Jonas ou Herrera, mas o jogo ontem era para ataques rápidos mesmo.

Não gostei das alterações do Rospide. 3-6-1 com Herrera na frente é brincadeira. Não entendi por que não tirou o Tcheco antes e restabeleceu o 3-5-2.
Lourenço disse…
Quanto ao boato, acho que valeu essa mobilização neurótica. É importante criar um clima negativo agora porque, depois de decidido, é muito mais difícil voltar atrás.

Ontem, na Band, entrevistaram dirigentes do Palmeiras, SPFC e Cruzeiro, todos demonstrando contrariedade à eventual alteração.
Unknown disse…
hm, POR QUE NÃO ME SURPREENDO.


gaúcho é pior em tudo.

sakdjgfajsdhflaksfd

AGUANTE GRÊMIO!

HYSTA la victoria siempre!
Pati Benvenuti disse…
O problema é que só esquecem do Grêmio quando ele ganha. Quando ele perde, é DESTAQUE na imprensa. Essa é a crítica quanto ao caso.
natusch disse…
Vi metade do jogo pela Sportv 2. Transmissão meia-boca, mas perfeitamente assistível. Segunda etapa, o pessoal da casa aqui descobriu que o Corinthians jogava a classificação e resolveram assistir o jogo - e eu peguei um canal do sopcast transmitindo pela Fox Sports latina. MUITO melhor, com certeza.

O Grêmio, para a imprensa paulista ordinária, só existe como uma espécie de referência - "olha só, o Grêmio até que vai bem na Libertadores, pelo jeito", e só. Óbvio que casos como as emissoras de TV especializadas em esporte são distintos. De qualquer modo, entendo a dor da Pati - se não der certo no mercado de jornalismo e vídeo por aqui, vou abrir um boteco gremista, com todos os jogos na TV, e ficar rico \m/

Quanto ao jogo em si, Ruy foi mal ONTEM, mas vinha jogando bem e voltou em boa jornada contra o Boyacá. Não me preocupa nem um décimo do que o Fábio Santos, esse sim um jogador disperso, SUBVERSO na marcação (sim, VdeP wins) e ineficiente SEMPRE. Jadílson para mim tem que estar em campo, pelo menos enquanto jogarmos no 3-5-2. Concordo com o Little Ruffles, Souza precisará de mais apoio em breve - e isso passa por libertar Tcheco e, na minha opinião, em começar a cogitar mais seriamente o uso do 4-4-2, com a saída do Rafael Marques (nada contra, é zagueiro eficiente) para entrar mais alguém no meio. No mais, o Grêmio tem potencial para crescer, e isso me anima para a continuação da competição.

Ah, e perguntem para o Fred quantos gols eu falei para ele que o Maxi Lopez faria, em uma conversa de MSN =P
Os nossos alas realmente foram lamentáveis ontem, junto com a falta de atenção do Léo em alguns lances do primeiro tempo, onde o time se perdeu depois de fazer o gol. Fábio Santos foi o pior do time titular.

No segundo tempo, as coisas melhoraram, mas não entendi o porquê de entrar Herrera no lugar do López.

No mais, tarefa cumprida. Agora é cumprir a tabela no jogo do Olímpico e ver quem nos enfrenta nas quartas.
A propósito, AK, foi esse Néstor Benítez que deu entrevista pra Gaúcha na sexta passada, e afirmou que não haverá mudança de regulamento nas quartas-de-final.

Como sempre, a imprensa gaúcha gostando de um boato e o pautando em capa de jornal.
Pati Benvenuti disse…
dor nada, é raiva mesmo hehe, e nunca vou deixar de sentir, porque jornalisticamente é uma vergonha, inclusive
bjsss a todos!
Lourenço disse…
O site da Conmebol diz que o Diego Souza fez um dos gols ontem.

El otro tanto brasileño lo anotó Diego Souza, mientras que el colombiano Martín Arzuaga había puesto el empate transitorio
Vicente Fonseca disse…
Lique: eu preciso da tua simpatia. sdhsdsjd

Faraon: mandei os torpedos pra não ser chamado de ingrato.

Fred: Maxi saiu para ser poupado. Acho que a entrada do Herrera era para puxar contra-ataques, característica que é mais dele que do Alex Mineiro.

Lourenço: veja pelo lado positivo. Orteman nem no banco ficou.

Acho que o Ruy não foi tão quanto o Fábio Santos. Como me disse o Lourenço, o Fábio é um jogador muito comum pra demonstrar esta apatia toda. Só se justifica jogadores de pouca atitude se tiverem muita técnica, não é o caso dele.

Abraços a todos.
natusch disse…
Parece que hoje sai a decisão da Conmebol sobre onde, no fim das contas, vão ser os jogos dos mexicanos na Libertadores. O pessoal da Fox Sports En Español comentou algo sobre os jogos poderem acontecer no Chile...

Alguém já sabe de alguma coisa?

No mais, estou preparando um BRIFYIN para expor todos os motivos pelos quais Jadílson deveria ser titular, no lugar de Fábio Santos. Aguardem...
Vicente Fonseca disse…
Aquela de que o Coritiba podia emprestar o estádio pro Chivas tava soando como possibilidade forte e real.

Agora a pouco, o Lourenço me falou que o Leandro, lateral esquerdo ex-Palmeiras e Cruzeiro, tá sem time. Tragam-no DJÁ! Com ele, Maxi fechará a Libertadores com uns 23 gols de cabeça.
Faraon disse…
Bah, na boa, não temos laterais que permitam jogar num 4-4-2. Se for pra usar esse esquema, acho que as más atuações do lado esquerdo vão acabar coroando um zagueiro naquela beira. Fácil fácil. Inclusive não seria de todo ruim um time com Victor; Ruy, Réver, Léo e XXX; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Maxi e Jonas.

Questão 1: Qual o zagueiro mais talhado pra assumir ali? ALgum é canhoto?

Questão 2: Em passando para o 4-4-2, quanto tempo até que haja um clamor nonsense pela entrada de Douglas Costa no time na vaga que dediquei a Túlio, sob o argumento de que Adilson e Tcheco JÁ SÃO dois volantes?
Vicente Fonseca disse…
O único zagueiro desses que jogou meio que como lateral esquerdo foi o Thiego, em 2007.

Também temo que a atuação de ontem não seja um alerta de que, com esses laterais, enfrentar times mais fortes num 4-4-2 exponha demais a zaga. Não que a defesa seja um problema - levou só 2 gols em 7 jogos. Mas mesmo eu, que já defendi o 4-4-2 em outros momentos, não sei se seria mudar demais alterar o esquema a esta altura do campeonato.
natusch disse…
Acho que o Faraon apontou bem o principal problema do 4-4-2: a lateral esquerda. Fábio Santos precisaria começar a ser o jogador que ainda não foi, e Jadílson é para 3-5-2, num esquema com laterais ele seria quase um ponteiro-esquerdo, e precisaria de uma cobertura quase obsessiva. Meu time no 4-4-2 seria exatamente o do Faraon, e o Leandro na lateral esquerda (sonhar é de graça, né) transformaria esse time em uma equipe poderosa e pronta para ir às cabeças no Brasileirão. Nem tenho problemas com o 3-5-2, mas acho que o Souza ficaria um pouco mais livre para jogar se o Tcheco fosse liberado para encostar mais nele - e isso só é possível, com os atuais jogadores (especialmente os atuais alas) num 4-4-2, trocando um zagueiro por um volante mais "clássico". Não vejo outro jeito, sinceramente: ou é isso ou vamos ter que deixar o Tcheco carregando o piano, e contar para o Souza continuar resolvendo sozinho.
Klück disse…
sensacional a defesa do vitor. pra mim, vai pra galeria das três melhores dele, junto com a bola tirada com o pé em cima da linha na vila belmiro e a cabeçada a queima roupa contra o vitória, no olímpico.
Vicente Fonseca disse…
São as 3 melhores mesmo, Klück. A do Vitória segue sendo a melhor, pra mim.
Lourenço disse…
Já não foi confirmado que o jogo será mesmo no México?
A Conmebol ainda não confirmou, mas parece que a tendência é essa.
Amengual disse…
Estava dando uma olhada no site da Conmebol hoje e descobri que o Grêmio desinscreveu o grande craque Reinaldo para inscrever o Túlio na Libertadores. Não tenho dúidas de que, a partir disso, alguns amigos deverão considerar o título da Libertadores impossível, pois não teremos mais o grande atacante tricolor.
Brincadeiras à parte, Maxi Lopez é muito bom, sempre defendi ele aqui no jornal. O cara é alto e rápido. Se posiciona bem e, o mais importante, não se machuca e, portanto, joga.

Abraços
Vicente Fonseca disse…
É que ficou difícil bancar os 25 milhões de euros da multa, Amengual. Hehe.

Abraço.
Vicente Fonseca disse…
Aliás, por onde andará Marcel?
Vicente Fonseca disse…
Achei. No Vissel Kobe, do Japão. Mais um dos empréstimos do Benfica.
natusch disse…
Obviamente, Reinaldo foi desinscrito porque seu contrato acaba agora - e o Grêmio, combalido pela crise, não pode pagar a quantia ASTRONÔMICA que deve custar a renovação.

q.e.d.
Não seria uma quantia GASTRONÔMICA?
Lique disse…
no caso do 4-4-2, que nao me agradaria, agora, eu acho que deveria sair o LEO. ele e' BONITINHO, FAZ GOL, mas ta' cagando pra caralho, de vez em quando. fez um penalti besta nessa libertadores e quase fez outro ontem, do mesmo jeito. por BURRICE PURA, ele mete a mao no ombro do atacante quando fica pra tras. dos 3, pra mim, e' o que vem pior.
Vicente Fonseca disse…
Lique, há de se lembrar que o Rafael Marques também quase fez um pênalti assim ontem, por ficar segurando o atacante. Se é um cara mais malandro, já era.
Gustavo disse…
Não achei que o Grêmio foi tão mal assim no primeiro tempo. O problema foi mais específico nas laterais, de fato o PORRAS tinha muito espaço para avançar nos flancos.

Justiça seja feita, não houve falha da defesa no gol peruano.

Aquela jogada em que o Jonas deu um chapéu no zagueiro, entrando na área, graças a Deus não resultou em gol. Do contrário, o mundo acabaria instantaneamente.

Que lindo ver o Grêmio se impondo sobre os adversários inferiores. Sempre deveria ter sido assim (2005 revisited).