Situação crítica

A LDU é muito mais respeitada hoje que em 2008, mesmo enfraquecida. O título obtido diante do Fluminense, num Maracanã com quase 90 mil tricolores, é uma credencial e tanto do que o time pode fazer. O próprio futebol equatoriano passou a ser visto com outros olhos. Os bons desempenhos nas Eliminatórias de 2002 e 2006 foram confirmados na Libertadores.

Hoje, porém, não haverá tempo para cerimônias. Palmeiras e LDU priorizam a Libertadores e não escondem isso de ninguém. A situação de ambos no Grupo 1, o mais equilibrado e forte de todos, é muito complicada. Tidos como levemente favoritos antes da competição, tropeçam e estão dividindo a lanterna, com 4 pontos, quando Sport e Colo Colo têm 7. Por virarem alvo dos adversários, perderam terreno e jogos decisivos. Quem sucumbir hoje estará eliminado.

Ambos já puderam dar mais num passado recente. O Palmeiras que começou 2009 tinha um Keirrison faminto por gols, um Cleiton Xavier inquieto e criativo e uma defesa liderada pelos pentacampeões Marcos e Edmílson. Hoje, não contará com a experiência de Edmílson, tem Keirrison um tanto pressionado e um tanto injustamente contestado, Diego Souza está nervoso, o time está fora do Paulistão, que era o que sustentava a má jornada continental. Já a LDU campeã da América tinha em Bolaños e Guerrón uma dupla decisiva. O primeiro está no Santos, o segundo saiu antes mesmo do vice no Mundial Interclubes. Para hoje, Bieler, Manso e Urrutía, nomes importantíssimos da conquista do ano passado, experientes e bons jogadores, não estarão no Palestra Itália. Já são cinco desfalques quanto ao badalado time de 2008, meia equipe fora. É muita diferença.

Mas mesmo sem poder produzir tudo o que já puderam recentemente, Palmeiras e LDU têm hoje a maior exigência desde o início do ano. Uma vitória que os recoloque em condições de disputar vaga às oitavas de final, de seguirem vivos na Libertadores. Só um deles conseguirá entrar na rodada final com chances reais de seguir adiante. Um empate seria consagrador para Sport e Colo Colo, que jogariam amanhã na Ilha do Retiro com menos pressão. Para os pernambucanos, aliás, vitória dos conterrâneos hoje seria o ideal. Eliminaria a Liga, segunda colocada no campeonato nacional, adversária da última rodada, o que teoricamente lhe facilitaria as coisas, ainda mais que seus dois rivais diretos, Colo Colo e Palmeiras, jogarão em Santiago.

O chamado Grupo da Morte da Libertadores 2009, de fato, exala equilíbrio. Hoje à noite teremos mais um capítulo decisivo, pela tabela e pela forma com que ambos os times tratam a competição. E ninguém duvide que, caso um desses dois times feridos que hoje se pegam no Palestra passem para o mata-mata, serão obrigatoriamente incluídos na nobre lista dos candidatos a vencer esta 50ª edição da Copa.

Comentários

Lourenço disse…
http://www.youtube.com/watch?v=o2UPcZ99s18

Novo atacante do Grêmio
Dos 7 jogadores do meio pra frente, são seis desfalques em comparação ao ano passado: Bolaños, Guerrón, Manso, Urrutía, Bieler e o Vera, aquele bom meia paraguaio que joga na seleção.

Achava que a LDU teria alguma chance de empate hoje, mas agora que tu me falou que Manso, Bieler e Urrutía não jogarão, creio muito mais em vitória palmeirense. A não ser que o Cevallos feche o gol.

A propósito, chega a ser OUTRAXAnte ouvir as opiniões daquele Fernando Calazans na ESPN. Que cara mais irritante.