O possível, o necessário

A pergunta que todos no Olímpico mais anseavam saber não foi respondida, afinal o clube ainda não tem novo técnico. E este clima ainda foi aumentado após o jogo porque a partida confirmou todas as expectativas pré-anunciadas. Só se daria prioridade ao jogo caso o resultado fosse incomum, mas tudo ocorreu conforme o esperado.

O Grêmio não precisou jogar bem ou fazer muita força para golear os bolivianos. Na verdade, o tricolor não poderia fazer nenhuma destas duas coisas: a atuação dificilmente encheria os olhos de todos, dado o nervosismo e a ansiedade que o grupo de jogadores concentrava antes da bola rolar. E fazer força era mais complicado ainda, devido ao desgaste gerado pelo Gre-Nal de 48 horas atrás.

Por isso, o gol marcado ainda no primeiro tempo por Rafael Marques foi importantíssimo. Antes dele, o Grêmio já criara algumas situações de perigo. Descontado o histórico de desperdício gremista nesta Libertadores, tudo levava a crer que abrir o placar era questão de tempo. As melhores subidas vinham com Makelele pela direita, ou enfiadas de Tcheco para Maxi López e Herrera se virarem contra os zagueiros do Aurora. Faltou Souza jogar, encostar nos atacantes, dar opções quando eles fizessem o pivô. Algo que aconteceu contra o Internacional, domingo.

O segundo tempo começou muito arrastado. O tricolor sabia que esta era a chance de abrir saldo, mas pareciam faltar pernas e vontade de aumentar a vantagem. Quando o Aurora começou a ameaçar tentar o empate e arrancar algumas vaias isoladas das sociais, o Grêmio fez o segundo gol. Possivelmente um dos momentos mais importantes da campanha dos gaúchos na Libertadores: não apenas por ter sido o primeiro gol da contratação mais cara do clube na temporada, mas porque talvez esteja surgindo uma jogada importante ofensiva do time da Azenha: o jogo aéreo explorando a altura, a força e o posicionamento do Toro Rubio Maxi López, que além de fazer boa partida mostrou que cabeceia muito bem. Há que se ressaltar a precisão do cruzamento de Herrera, também, o que salvou aquilo que era mais uma apagada atuação do argentino.

Ainda houve tempo para o gol de Réver, o da goleada. Resultado importante, que não foi conseguido com brilho. Nem poderia, nem precisava. O que mais o Grêmio precisava era da vitória, que lhe leva a 10 pontos, bom saldo, classificação encaminhada, liderança confirmada (dificilmente chegará à última rodada fora da primeira posição da chave) e uma das melhores campanhas da Libertadores até agora. Ao menos na Copa, o novo técnico gremista encontrará um terreno tranquilo.

Em tempo:
- Uma das piores atuações de Souza pelo Grêmio. Ganhou meio pontinho pela assistência a Rafael Marques, mas suas tentativas de entrar com bola e tudo no fim foram dignas de uma pelada no Ararigbóia.

- Muito bom público no Olímpico. Segundo o inigualável Chico, Rospide é a REGÊNCIA UNA após Roth.

- Última goleada do Grêmio em Libertadores havia sido em 2003: 3 a 0 no Olimpia, pelas oitavas-de-final.

- Quem viu o gol perdido pelo River Plate diante do Nacional nunca mais reclamará do ataque do Grêmio.

Taça Libertadores da América 2009 - Primeira Fase - Grupo 7 - 4ª rodada
7/abril/2009
GRÊMIO 3 x AURORA 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Arias (PAR)
Público: 30.238
Renda: R$ 543.352,00
Gols: Rafael Marques 32 do 1º; Maxi López 19 e Réver 36 do 2º
Cartão amarelo: Herrera, Tcheco, Fernández, Bongioanni e Sosa
GRÊMIO: Victor (5,5), Léo (6), Rafael Marques (6) e Réver (6); Makelele (5,5) (Diogo, 43 do 2º - sem nota), Adílson (5,5), Tcheco (5,5), Souza (4,5) e Fábio Santos (5) (Jadílson, 35 do 2º - sem nota); Herrera (5,5) (Orteman, 38 do 2º - sem nota) e Maxi López (7). Técnico: Marcelo Rospide (5,5)
AURORA: Dulcich (6), Huayhuata (5,5), Leonforte (4,5), Viviane (5) e Zenteno (4,5); Fernández (4), Escobar (5) (Castellón, 45 do 2º - sem nota), Hurtado (4) e Bongioanni (4,5) (Cardozo, 11 do 2º - 4,5); Paredes (5,5) e Sosa (4) (Gutierrez, 43 do 2º - sem nota). Técnico: Julio César Baldivieso (4,5)

Foto: José Doval/Grêmio

Comentários

Lique disse…
espero que a contratacao do renato se confirme pra poder mandar o souza pro banco do tcheco, de novo. que cara desgranido, fominha do caralho. o maxi lopez teve que se segurar muito pra nao xinga-lo.

achei engracado o rospide ter colocado justamente 3 dos 4 jogadores mais cotados a sairem do grupo da liber: orteman, jadilson e diogo, ate' por que duas foram alteracoes completamente sem sentido. so' faltou o reinaldo.
Vicente Fonseca disse…
O Jadílson até se esforçou nos 10 minutos que teve. O Orteman, por outro lado, só meteu a mão na bola uma vez.
O Grêmio não precisou jogar bem ou fazer muita força para golear os bolivianos. Na verdade, o tricolor não poderia fazer nenhuma destas duas coisas: a atuação dificilmente encheria os olhos de todos, dado o nervosismo e a ansiedade que o grupo de jogadores concentrava antes da bola rolar. E fazer força era mais complicado ainda, devido ao desgaste gerado pelo Gre-Nal de 48 horas atrás.

Eis um exemplo de coerência e compreensão que falta na crônica esportiva bovina dita "experiente".

CHUPA, WIANEY!!
Lique disse…
sim, jadilson foi a alteracao que achei mais util. por sinal, acho absurda a ideia de manda'-lo embora, depois de tanto tentar contrata'-lo.

bom gol do JOHN TURTURRO (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8d/John_Turturro.jpg), o primeiro.
Vine disse…
Bela atuação mesmo do Maxi, calou minha boca. Incrível o que ritmo de jogo consegue fazer com uma barbie dessas.

Pelo amor de Deus, algum clube brasileiro me contrata esse goleiro do Aurora! O cara joga demais! Aquela defesa num lance antes do primeiro gol foi sensacional.

E belo gol do REBER (VdP faz milagres com a criatividade humana...)
Ponso disse…
Nessa partida Souza demonstrou quem é de verdade. Por mim, é reserva do Makelele na ala direita. E o Moraes, grande amigo com quem vi o jogo, fez a piada definitiva ontem sobre o Maxi Lopes. "Bah, podia BAIXAR UM PELÉ NESSA XUXA, HEIN!" Chorei uma Barbie de tanto rir.
Vicente Fonseca disse…
Ponso, essa foi uma das únicas atuações ruins do Souza este ano. Também me irrito demais com ele às vezes, mas é fato que vem fazendo uma boa temporada.

Só que acho errado é sacrificar o Tcheco em nome dele. Cada vez que que o camisa 10 sobe pra ajudar os atacantes sai alguma coisa interessante.
zeh nascimento disse…
FORA ROSPIDE!

vai botar o diogo na casa do caralho.

"chorei uma barbie" = MORRI.

senhores, VEDAI o vestiário contra a crise. souza saiu brabinho. apanhou pouco. CRISE NO GRÊMIO!!!!! (kjdhgskldfg)

sou só eu que acho o autuori um nome melhor que o renato??? não pensei nele na segunda, no carta. sempre penso no espinosa qnd algum time perde o técnico, na verdade...

se bem que, me ocorreu agora, podia botar uma gostosa pra fica na beira do campo...
luís felipe disse…
acho que qualquer um preferia o Autuori ao Renato. A questão é que não vem.
Vicente Fonseca disse…
Autuori é um dos melhores técnicos do mundo, talvez. É um dos únicos de fora do Estado que sempre quis no Grêmio. Só não cogitei porque considerava impossível. E ainda acho bem difícil.
O Anônimo disse…
"Toro Rubio" ?!?
Não adianta Fonseca. Dom Pedro Dernardim já batizou: é Barbie mesmo. Tentar criar um apelido "viril" pra um centroavante com aquele cabelinho não vair rolar...
.
.
Comentários sobre o jogo ? Só nas oitavas, quando começar a Libertadores.
E dá-lhe Nelsinho !!!
Vicente Fonseca disse…
Toro Rubio.

Aceito El Socio também.

hsdhjsdsdj
O Anônimo disse…
É. El Socio é bem melhor !! Rá, rá, rá !!!
Pô, e a irmã da Wanda ainda namora o Forlán. O assunto merece um post.
Vicente Fonseca disse…
jsdjsjd

Precisamos de uma colunista social aqui.

Não utilizarei apelidos repetidos a torto e direito por aí. Prefiro criar, é mais divertido e original. Se vocês ouvirem em mais algum lugar, avisem que quero os royalties.
Aposto um saquinho de balas Confeti que durante o mês de maio, Pedro Ernesto adotará esse apelido de "Toro Rubio".

Após, Fonseca entrará com processo contra a Rádio Gaúcha - obviamente ganhará devido à influência jurídica de seu irmão -, Pedro Ernesto ficará proibido de citar o apelido e falará de "censura entre colegas".

Anotem.
Felipe disse…
Tá mais pra Maxi Fivelinha.
André Kruse disse…
Menos mal que o Souza só resolveu aprontar depois do jogo já estar decidido.

Orteman é jogador de pelada. Só em pelada se coloca a mão na bola como ele colocou.

Achei o público decepcionante para um jogo de Libertadores (comparando com a primeira fase de 2007). Mas reconheço que é preciso levar em conta o horário e a bagunça que tomou conta do Olímpico
Lourenço disse…
O lance do Orteman botando a mão na bola foi típico de alguém que, sei lá, rouba até jogando pife.

Maxi foi bem. Não conseguia visualizá-lo brigando, sujando o uniforme. Ontem, além do belo gol, já era destaque por conseguir dar seqüência às jogadas e abrindo caminho com o seu jogo de corpo.

Apesar de considerar que o Herrera não é tão bom como a maioria dos gremistas acha, para mim é questão física que o prejudica. Perdeu muito peso muito rápido, e com isso perdeu massa, explosão. Não parece aquele atacante rompedor.

Tô mais empolgado com Sport x Palmeiras do que com qualquer outra coisa esta semana. Tomara que eu erre o palpite, mas vou botar aqui: 3 a 1 Palmeiras.
zeh nascimento disse…
aquele gol pro maxi valeu como UM MILHAO DE REAIS (abraço, bial).

orteman é um câncer que precisa ser extirpado.

diogo é outro.

ainda não me ligaram pra ir treinar o gremio, ou só pra auxiliar nas entrevistas... 700 pila.

eu ia virar INDROLO.
Um tópico sobre o Grêmio na Libertadores não é completo sem os pitacos do Chico.

No aguardo. Ou se seguirá a greve da bandeira.