O cartão de visitas

Mais do que uma prévia do que poderá fazer o Corinthians no Campeonato Brasileiro, os mata-matas do Paulistão comprovam toda a genialidade de Ronaldo. Depois de fazer um gol no Morumbi no jogo que eliminou o São Paulo da disputa, o centroavante hoje honrou a alcunha de Fenômeno. Mesmo participando pouco da partida, fez dois golaços geniais que deixam o Timão com uma mão na taça.

Mano Menezes montou hoje um esquema semelhante ao 4-5-1 que implantou no Grêmio no Brasileiro de 2006. Jorge Henrique fazia um vaivém constante pela direita. Devido às subidas constantes do Santos com Triguinho por ali, parecia mais lateral que meia em determinados momentos. Muito bem montado por seu técnico, o Corinthians valeu-se de um sistema muito organizado de marcação. Conseguiu fazer sua força física falar mais alto que a habilidade e leveza dos santistas.

Depois de segurar a pressão inicial, o Corinthians abriu vantagem com qualidade e maturidade. Na primeira escapa mais aguda, falta muito bem cobrada por Chicão. Perturbado, o Santos deu espaço para Ronaldo uma vez. Foi o que bastou. Ele transformou uma bola absolutamente quadrada em passe açucarado: num único toque, matou-a, protegeu do zagueiro e ajeitou para o arremate. No outro toque, fuzilou Fábio Costa.

Demorou até o Santos se recompor no jogo. O Corinthians esperou atrás, mas agora o time de Vagner Mancini estava mais atento aos contra-golpes do time da Capital. Houve tabelamentos interessantes, mas quando os volantes e zagueiros não neutralizavam, era Felipe quem salvava. Kléber Pereira perdeu gol incrível, Neymar e Triguinho idem.

A pressão santista aumentou no segundo tempo, principalmente porque Mano retirou Jorge Henrique, lesionado, e apostou em Fabinho, mais um volante, projetando Elias à frente. Mas não funcionou como se esperava. Determinado, o Santos pressionou fortemente o Corinthians, até sair o gol de Triguinho. Depois dele, os visitantes se reencontraram, demonstrando a maturidade e calma impressionantes do primeiro tempo. Quando reequilibrava a partida, Ronaldo fez outro golaço, encobrindo o mui adiantado Fábio Costa com um tapinha maravilhoso de canhota.

A torcida corintiana tem motivos para comemorar que não se esgotam em possivelmente reconquistar de forma invicta o Campeonato Paulista seis anos depois neste domingo. O Corinthians está a 45 jogos invicto. A Série B não era parâmetro, mas o estadual é. Nele, foram seis clássicos, com quatro vitórias e dois empates. O time é cada vez mais bem entrosado e maduro. Ronaldo a cada dia melhora. Com ele fazendo a diferença, André Santos e Douglas gastando a bola, Chicão, Elias e Alessandro dando segurança e Mano Menezes comandando o conjunto, surge mais um candidato ao título brasileiro da temporada. Já o Santos, talvez abalado pela eliminação inesperada na Copa do Brasil, teve o grande problema de suas três principais individualidades estarem em jornada muito infeliz. Em final, contra Ronaldo, isto raramente é perdoado.

Campeonato Paulista 2009 - Final - Primeiro Jogo
26/abril/2009
SANTOS 1 x CORINTHIANS 3
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Público: 17.259
Renda: R$ 1.044.330,00
Gols: Chicão 10 e Ronaldo 25 do 1º; Triguinho 15 e Ronaldo 31 do 2º
Cartão amarelo: Pará, Fabão, Germano, André Santos, Elias, Cristian, Morais e Chicão
SANTOS: Fábio Costa (4), Luizinho (5), Fabão (4,5), Fabiano Eller (5) e Triguinho (6) (Maikon Leite - sem nota); Pará (4,5), Germano (5), Madson (5,5) e Ganso (4,5) (Róbson - 5); Neymar (4) e Kléber Pereira (4) (Roni - 4,5). Técnico: Vagner Mancini (4,5)
CORINTHIANS: Felipe (7,5), Alessandro (6,5), Chicão (7,5), William (5,5) e André Santos (6,5); Cristian (6) (Túlio - sem nota), Elias (6), Douglas (6) (Boquita - 5,5) e Morais (6); Jorge Henrique (6) (Fabinho - 5,5) e Ronaldo (8,5). Técnico: Mano Menezes (7)

Foto: Agência Lance

Comentários

J. A. Tatsch disse…
Vi o jogo e só tenho uma coisa pra dizer: "Ronaldo é melhor do que Rômulo". Não adianta, o cara, gordo e com metade de cada joelho é disparado o melhor atacante no momento no país. Se não se lesionar, vai desiquilibrar para o Corinthians no Brasileirão. Aliás, acho que só eles podem tirar o título da Copa do Brasil do Inter esse ano. Abraços a todos.
Também te amo, Chiquinho "a-perda-da-vaga-na-Libertadores-2009-é-evidente-e-iminente" Amengual.

Não comentarei sobre Paulistão. Apenas sobre o clássico goiano.

Dragão a um empate do título, apesar de PC Gusmão!

AGUANTE GOIANIENSE!!!
natusch disse…
Foi um bom jogo de futebol - nada comparável com o que os ingleses andam nos dando ultimamente, mas ainda assim interessante. Acho que serviu para esclarecer uma coisa importante, e que é a principal diferença de Santos e Corinthians nessa decisão: enquanto o esquema do primeiro é dependente dos craques para funcionar, o segundo funciona de uma maneira que favorece o brilho de seus jogadores de exceção - que nem são tantos assim, diga-se. Ronaldo, por ex, joga com liberdade, sempre na posição mais adiantada, voltando só nos momentos de maior ameaça defensiva, e olhe lá - resultado: recebeu duas sobras de bola e fez dois golaços. Enquanto isso, a atuação apagada de Neymar e Kleber Pereira manietou o Santos, deixando-o sem condições reais de igualar o placar em momento algum. O Corinthians chega forte para o Brasileirão: tem um esquema afirmado, um sentido de grupo muito forte e individualidades em bom momento técnico. Será campeão paulista, ao menos - e com justiça.
Prestes disse…
O Corinthians é um time bem posicionado em campo, muito difícil de ser batido, mas hoje a zaga vazou um zilhão de vezes.

Kléber Pereira anda irreconhecível.

Falei pro meu pai: goleiro que tira onda a cada lance (leia-se Felipe) é por que vai frangar. Não deu outra.
Vicente Fonseca disse…
O William, especialmente, esteve muito mal na bola aérea. Foi bem por baixo, porém. O Chicão achei muito bem.

Falei a mesma coisa pro meu sogro, Prestes. Mas apesar da máscara, foi muito bem hoje o Felipe.
Lourenço disse…
O Ronaldo prova, a cada dia, que não é sombra do Ronaldo que era. Mas realmente nem precisa. Dois gols sensacionais.
Samir disse…
Quem viu o jogo hoje entendeu perfeitamente o pq de alguns se chamarem Ronaldo "Fenômeno" e outros se chamarem Kléber "Pereira".

O domínio de bola dele no 1º gol foi impressionante...qquer outro atacante precisaria de no mínimo 4 toques na bola pra deixá-la em condições pro chute. Mas ele não.
o ronaldo é o pelé dos nossos tempos. fiquei impressionado com o que vi ontem in loco na Vila. sem mais, abraço.
J. A. Tatsch disse…
Não me lembro dessa frase jovem, mas, se tu diz que eu disse é porque eu devo ter dito (quantas aliterações)