Segunda Divisão?

O Vasco tem tido um bom começo de ano, ao menos dentro do campo. Se fora dele o clube não conseguiu disputar as semifinais da Taça Guanabara por ter inscrito jogador irregularmente, era fato a classificação como líder de seu grupo, que incluía o badalado Fluminense. Depois de ter eliminado seu adversário já no jogo de ida na Copa do Brasil, a equipe de Dorival Júnior enfiou 4 a 1 no Botafogo, campeão da Taça Guanabara, ontem no Maracanã, com 32 mil presentes. Atuação inspirada de Carlos Alberto, que comandou o show.

Se a derrota não pode estragar tudo o que vem sendo feito corretamente no Botafogo, também não pode mascarar deficiências vascaínas, que ainda conta um time limitado. Porém, parece claro que não será necessário melhorar tanto assim o elenco para que a volta à elite brasileira em 2010, maior objetivo do clube nesta temporada, seja alcançado.

Sport valorizado
Para quem achava que a estreia do Sport na Libertadores tinha sido facilitada porque o Colo Colo seria uma "galinha morta", aí vem a prova em contrário. O time chileno, depois de destruir o Palmeiras em São Paulo, goleou ontem a atual campeã da América, LDU, por 3 a 0, em Santiago. O resultado, inclusive, dá a liderança aos chilenos provisoriamente pelo saldo de gols, mas os pernambucanos têm um jogo ainda a cumprir.

Uma vitória sobre o Palmeiras faz o rubro-negro livrar 6 pontos do terceiro colocado e 9 do verdão, tido como melhor time do grupo antes do início da competição. A equipe de Luxemburgo, por sinal, já está 6 pontos atrás de duas equipes, Sport e Colo Colo. Não vencer em Recife compromete demais as possibilidades de classificação, até porque o duelo contra o time de Santiago, adversário diretíssimo, será fora de casa, no returno.

Alguns grupos já abriram o returno, outros cumpriram o turno, outros abriram a terceira rodada, outros só fecharam a segunda. Mesmo assim, já é interessante perceber qual a projeção de confrontos para as oitavas. Só o Palmeiras, entre os brasileiros, estaria fora. Dos argentinos, só o Boca Juniors está passando, e mesmo assim como vice-líder.

Foto: Cezar Loureiro/O Globo

Comentários

Engraçado termos, até o momento, dois venezuelanos e dois peruanos se classificando pras oitavas. Nenhum colombiano. E um equatoriano que não é a LDU, a atual campeã que, pelo visto, vai repetir o feito do Inter em 2007.

Mas ainda acredito que River e Estudiantes podem fazer uma reviravolta e conquistarem suas vagas. Há de se ver até onde vai o San Martín, o Táchira e o Dep. Quito.

O Palmeiras, se cair na primeira fase, vai ser um dos maiores fiascos da Liber, e provará definitivamente que Luxemburgo não sabe jogá-lo.
Anônimo disse…
O Vasco não tem um time melhor que o do Botafogo. Mas tem o craque. Carlos Alberto sabota sua carreira. Arrisco-me a dizer que é um dos 3 jogadores mais talentosos no Brasil, mas joga a segunda divisão este ano.
Anônimo disse…
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2009/03/13/ult59u191005.jhtm

Corrobora o que eu disse ontem
André Kruse disse…
Alguns grupos já abriram o returno, outros cumpriram o turno, outros abriram a terceira rodada, outros só fecharam a segunda

Dizer que é uma bagunça é pouco.

Inveja do "matchday" da Champions League.
Vicente Fonseca disse…
É verdade, André. Não precisava nem ter um matchday como na Champions, mas podiam ao menos esperarem uma rodada encerrar para a outra ter início. Quarta chegamos ao ponto de Chivas x Caracas iniciarem seu quarto jogo enquanto Chicó x Grêmio estavam no segundo tempo de seu segundo duelo.