O primeiro tropeço

Não consegui acompanhar pela simultaneidade do jogo do Grêmio, mas adoraria ter visto e lamento por ter perdido a vitória da LDU sobre o Palmeiras, 3 a 2, na estreia do alviverde paulistano na Libertadores. Após o avassalador início de 9 vitórias consecutivas, o time de Vanderlei Luxemburgo conheceu o sabor amargo da derrota no Equador, o que não significa que o time se enganou com o excelente começo de ano. O Verdão segue sendo o melhor time brasileiro de começo de 2009, ao lado do Cruzeiro.

Marcos atribui a derrota ao azar, mas, mesmo sem ter visto o jogo, imagino que deva ter sido diferente. O primeiro e o terceiro gols da Liga foram belíssimos, e o segundo veio numa falha coletiva de dois pentacampeões (Edmílson e o próprio Marcos), que nada teve de falta de sorte. Talvez o time de Luxa tenha perdido muitos gols, não sei. Só o que li foi o goleirão ainda salvou os paulistas de terem levado mais.

O significado da derrota em Quito é o de que este grupo é mesmo o "da morte". As 12 partidas devem ser realmente decisivas. Hoje é a prova de fogo do Sport, em Santiago, contra o Colo Colo. A tendência é de que os dois times que passarem adiante para as oitavas entrem muito forte no mata-mata. Lembrando que o tal grupo da morte de 2008 foi o de Fluminense e LDU, que acabaram finalistas. E começar a Libertadores perdendo não é necessariamente mau agouro. Em 1995, o Grêmio perdeu na estreia para o próprio Palmeiras pelos mesmos 3 a 2. O São Paulo, em 1992, ano de seu primeiro título, levou 3 a 0 do Criciúma na partida inaugural.

Hoje será a vez da estreia do São Paulo, sempre um dos maiores favoritos ao título, contra o traiçoeiro Independiente Medellín, no Morumbi. Outra chave complicada, mesmo que não tanto. Jogo que promete ser de paciência e que requer todos os cuidados, no Morumbi.

Copa do Brasil
Começa a competição hoje, inclusive para o Internacional, que irá sem Alex para enfrentar o União Rondonópolis. Em 2000, esta equipe foi eliminada pelo Grêmio na primeira fase já no jogo de ida, num 4 a 0 que teve dois gols de Ronaldinho.

É sempre complicado apontar favoritos numa competição de puro mata-mata onde as zebras costumam passear tão tranquilamente quanto no Pampas Safari. Como palpitar é o divertimento de todos que apreciam futebol, não é difícil imaginar que o Internacional é o maior candidato ao troféu, seguido de perto pelo Corinthians. Dentre os outros 62 clubes, aponto Flamengo, Fluminense e Santos com boas condições de chegar, mas um passo atrás de colorados e corintianos.

Foto: AFP

Comentários

Os jogadores do Palmeiras evitaram de dar piques e contra-ataques em alta velocidade, para não se desgastarem devido à altitude. O Keirrison evitava sempre correr até a linha de fundo para receber um passe longo.
O time do Palmeiras continua forte, mas não é essa máquina que o pessoal quer pintar.

E pra quem fala que o Grêmio bate demais, Armero e Edmílson exageraram ontem. O colombiano até cotovelada deu num adversário. Sorte que o juiz não viu, senão era expulsão na hora.

Verificação de palavras: CONES. Até algum tempo atrás, seriam mais úteis que o Wellington (esquerdo) no Grêmio.
Anônimo disse…
Foi o que eu disse.
Vicente Fonseca disse…
Bah. Brabo é que não há ninguém melhor mesmo.
Anônimo disse…
Ninguém pior, eu diria. Para tu trazer um ex-jogador do rival, das duas uma: ou o cara é fora-de-série, ou o teu time tá numa draga e tu releva essas coisas. Wellington por si só eu já não queria. Além disso, jogou mais de 2 anos no Inter. Não precisamos disso.
Vicente Fonseca disse…
Sim, sim. Também acho que não acrescentaria quase nada em relação ao Diogo, por exemplo. Mas ainda não está confirmado, está?
Anônimo disse…
Quem viu ele desde 2007 até agora nota que é ex-jogador. Esses dias o Flu levou um gol em que ele foi ridiculamente driblado pelo jogador do outro time, totalmente por estar sem explosão ou enbocadura. Não tenho nada pessoal contra ele, mas ele deveria estar fazendo uma média com o velhinho lá de cima jogando no Brasil-PE para tentar evitar a sua estadia com o capeta por estar onde estava em 2006.
Vicente Fonseca disse…
jldfsjlkdsflkdsf

Sim, eu vi este gol que o Flu tomou. Brabo é que, se vier, vai acabar sendo titular. Tem 30 anos, curioso que esteja tão mal fisicamente.
Ouvi na Gaúcha que isso era mais boato do que tendência, e que esse nome tava até descartado pela direção.

Tá certa essa contratação mesmo?
Vicente Fonseca disse…
Certo não, ao menos não li nada que confirmasse. Mas estamos todos temerosos.
André Kruse disse…
Não consegui acompanhar pela simultaneidade do jogo do Grêmio

Não precisava dizer isso.Poderia fazer como o Lédio Carmona que fez um post sobre o jogo do Grêmio dizendo que o Jadilson nao jogou.

Que golaço do Manso
Anônimo disse…
Eu ouvi na Gaúcha a mesma coisa que o Fred. Na Band, no final do Apito Final, o Wagner Martins entrou e disse que a negociação que o Grêmio tem em andamento é essa.
Vicente Fonseca disse…
dsjkdsfjksdfkjl

Mas André, não vi o Lédio colocar isso que o Jadílson não jogou. Tem certeza?
Vicente Fonseca disse…
Descartaram o Émerson. Portanto, pode vir.
Émerson só vem no meio do ano.

Pra agora, sei lá o que pode acontecer.
Vicente Fonseca disse…
Tomara que venha mesmo. Infelizmente não pode ser agora, pois cairia como uma luva pra acertar definitivamente o meio-campo do Grêmio.

Outro que cairia muito bem principalmente depois da lesão do Willian Magrão é o Tinga.
Grêmio já disse que não traz o Tinga, por medo de perder um sócio patrimonial muito importante para o clube.
Vicente Fonseca disse…
Estou falando só tecnicamente.

jhfsdjdsf
André Kruse disse…
Tenho certeza sim

Agora ele deve ter mudado, mas dá uma olhada nos comentários
Vicente Fonseca disse…
Ah sim, agora vi. Mudou mesmo, suprimiu a parte do Jadílson. Não gosto de quem fala dos jogos como se tivesse visto, mas não viu nada além dos gols ou uma ou outra jogada de perigo. É sempre melhor abrir o jogo, colocando somente impressões sobre a partida, mas avisando. Ou então dizer que não deu pra ver tudo e pedir pela contribuição de quem viu.

Mas Lédio é um dos bons jornalistas que temos. Pena que quase todos os bons só estão disponíveis para quem pode pagar por uma TV a cabo.
Anônimo disse…
Desde que botaram os óculos nele para disfarçar, ficou tolerável assisti-lo. No começo, era uma merda dormir logo depois do Sportv News e sonhar com aqueles olhos arregalados.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1008002-9825,00-PAULO+CESAR+GUSMAO+DEIXA+O+JUVENTUDE+E+ACERTA+COM+O+ATLETICOGO.html

Adeus chances do Dragão de subir pra Série A...
Anônimo disse…
Eu gosto do Lédio também, mas essa aí fica dificil de aceitar.

Concordo com o Lourenço, aquele olho dele é muito bizarro.
Vicente Fonseca disse…
Bah Fred, lamento muito.
Anônimo disse…
Perder técnico para o Atlético-GO = estar abaixo do cu do cachorro.