O Grêmio contra os chilenos na Libertadores

Curiosamente, o Grêmio nunca enfrentou um time chileno valendo pela Copa Libertadores da América. Com os confrontos diante da Universidad de Chile, o tricolor finalmente enfrentará clubes do único país do continente que ainda faltava. Nas 12 participações anteriores, em 107 jogos disputados, 29 foram contra brasileiros, 16 contra paraguaios, 14 contra uruguaios, 12 contra colombianos, 8 contra argentinos e bolivianos, 6 contra equatorianos, peruanos e mexicanos e 2 contra venezuelanos.

Os únicos confrontos gremistas contra equipes do Chile se deram pela já extinta Copa Mercosul. Foram dois jogos em 1998 e dois em 2001. Neste ano, ocorreram os dois únicos duelos oficiais contra o adversário da estreia amanhã, a Universidad de Chile.

1998: na primeira fase, num grupo que ainda tinha Vasco e River Plate, o tricolor defrontou-se duas vezes contra a Universidad Católica. Pela terceira rodada, aplicou 5 a 1 no Olímpico, com Itaqui tendo destacada. A vitória interrompeu uma série de 14 jogos oficiais sem vitória, a maior das últimas décadas na Azenha. Na quarta partida, no Chile, empate em 1 a 1, com Rodrigo Mendes marcando para o time gaúcho.

2001: embalado pelo título da Copa do Brasil, o Grêmio era o grande favorito do grupo que, além de La U, tinha River Plate (a famosa goleada de 4 a 2 em Buenos Aires, na estreia) e Palmeiras. A superioridade era tamanha que o time de Tite garantiu a liderança com duas rodadas de antecipação no quadrangular, com quatro vitórias em quatro jogos. Uma delas, na segunda rodada, veio contra a Universidad de Chile, no Olímpico, no jogo que marcou a participação de Arílson pelo time chileno: o placar foi 2 a 0, gols de Zinho e Rodrigo Gral, numa atuação esplêndida. Pela quinta rodada, já garantido, o Grêmio escalou um time misto para atuar em Santiago, priorizando o Brasileiro. O empate de 1 a 1 veio com um gol de Cláudio Pitbull.

Comentários

Anônimo disse…
http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2416297.htm&subTab=00011&uf=1&local=1&l=&template=&section=noticias

Mais um garoto que a dupla Gre-Nal não soube aproveitar e que vai brilhar nos gramados brasileiros.
Saulo disse…
O Grêmio é superior a esses times chilenos.
Anônimo disse…
Não acredito que a direção gremista deixou escapar esse jogador. Solução caseira, uma opção excelente nesse momento de carestia no meio de campo, e liberam para o primeiro interessado a preço vil. Mais uma mancada inaceitável da direção.

Por outro lado, o rapaz está aos poucos cumprindo seu objetivo: jogar futvôlei nas areias cariocas. Como a ida para o Vasco (ainda) não rolou, vai para SC, que dá para chegar rapidinho em Floripa nos dias de folga...

Off: Fico imaginando o que CRINT Eastwood pensou do Oscar 2009... (sim, verificação de palavras, once again) =P
Anônimo disse…
sobre falta de auto-estima e jamais esquecer do rival:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2416549.xml
Anônimo disse…
Declaração TOTALMENTE infeliz =\
Anônimo disse…
Sim. Declaração terrível do presidente do Grêmio. Espero que ele não tente ultrapassar o presidente do Inter em declarações idiotas e de baixa auto-estima.

Mas o Píffero ainda está várias cabeças à frente.
luís felipe disse…
só se for por tempo de microfone - afinal, VP está aí desde 2003. Por que a sintonia de Duda, Krieger, Meira e Roth nas provocações é finíssima.

sobre o jogo de hoje: prestem atenção em Manuel Iturra.
Anônimo disse…
Belo trabalho de retrospectiva.
Anônimo disse…
Kroeff nitidamente não entendeu ainda que o presidente do clube tem que passar sobriedade.

A função de incendiário cabe a subalternos.
Anônimo disse…
Eu não sei como esperam que o Figueirense deixe de ser touca se o Grêmio empresta seus melhores jogadores para o time catarinense.
Taí o Ramón e o Tadeu, que não nos deixam mentir.

Foram só esses, né? Ou tô me esquecendo de alguém?

Mas pensem pelo lado positivo. O Ruy jogou lá em 2007 e agora está aqui.
Vicente Fonseca disse…
Se o Duda Kroeff fosse vice-de-futebol, eu até entenderia a provocação, mesmo que achasse desnecessária. Como é presidente, mostrou a falta de postura que o cargo exige, rebaixando-se ao nível de Piffero. Eu, que sempre critiquei o Piffero por às vezes parecer mais interessado em olhar para o Grêmio que para o Inter, fico triste de constatar que o presidente gremista diga algo no mesmo sentido.

Mário Marcos foi sensacional. dsfjkdfkjfds