Um começo discreto

É claro que a expectativa era de vitória, por tudo o que envolvia a partida. Estreia em casa, contra um time inferior, após o título da Sul-Americana, com quase todo o time que terminou 2008 em alta. Como se não bastasse tudo isso, era o jogo de inauguração do ano do centenário. Por tudo isso, o 0 a 0 pode ser apontado como frustrante, obviamente. Mas pelo que soube, não há motivos para maiores preocupações com este primeiro revés. Primeiro, claro, porque é apenas o primeiro jogo. Há todo o travamento normal de começo de ano, as dificuldades normais que às vezes surgem. Depois, fiquei sabendo que a eleição das rádios para craque do jogo ficou entre o zagueiro Simônio e o goleiro Cássio, este sim o maior destaque. Isto tudo indica produção ofensiva. Parece ter havido problemas de conclusão, falta de contundência dos homens de frente, mas houve produção, volume de jogo, criação, bolas na trave. Mas não houve resultado, e isto pesa na hora de avaliar se a primeira partida foi boa ou não. Enfim, mais não posso dizer. Diga quem viu, por favor, e traga as contribuições tão necessárias para avaliarmos este primeiro jogo do colorado em seu 100º ano. Só o que tenho certeza é que apenas os colorados mais fanáticos vão lembrar, daqui a alguns anos, que o ano do centenário do clube começou com um empate em 0 a 0 com o Santa Cruz. Em tempo: - Juventude faz 1 a 0 no Sapucaiense, gol de pênalti. Gauchão começa pobre em gols nesta primeira noite. - Começa a mídia a repetir uma inverdade que muito se falou no centenário gremista: "começa o ano mais importante da história do Inter". O ano mais importante do Inter pode ter sido 1969, 1975 ou 2006. Se for 2009, só em dezembro saberemos.

Comentários

Saulo disse…
A falta de ritmo é uma grande dificuldade para a maioria dos grandes times brasileiros nesse início de campeonato.
Mas, depois vão consegui crescer na competição.
Anônimo disse…
O Inter não tão foi mal, mas faltou precisão nos arremates. Os jogadores estão travados, o que é normal. Além disso, o juiz nos sonegou um gol legítimo do Nilmar. Esperava-se mais, mas é normal não empolgar no início.
luís felipe disse…
o mais preocupante da partida foi a entrevista do 19º melhor treinador do mundo (ab$, IFFHS) dizendo que Walter não é centroavante.
Anônimo disse…
Dá-le Galo!

O problema é a falta de ritmo? Quem sabe em setembro engrena. Hhahahhah.

O ano mal começou e o Levin já começou a choradeira.
Anônimo disse…
Torneios em que o Luxemburgo é comentarista não podem ser sérios.
Anônimo disse…
O centenada já começou bem. Sob vaias.

O edinho foi embora?! A rodoviária de Porto Alegre está mais segura.
Vicente Fonseca disse…
Não consigo entender o que acontece com o Walter. Qual é o problema dele? Ontem o Tite falou que ele não era homem de área. Fala sério...

Saudades que eu tava da gritaria do Chico.
Anônimo disse…
O Inter estava visivelmente travado. Andou-se sugerindo que o Inter teria dificuldade em enfrentar retrancas, o que pode estar se confirmando. Ainda é muito cedo, mas vamos comentar: Alex muito dependente do chute de média distância, quase não participou de nenhuma jogada; Taison evoluindo como meia vindo de trás, como eu adiantara no Carta na Mesa. Achei que Tite, mesmo sendo em casa, mesmo sendo contra o Santa Cruz, abriu demais o time no 2 tempo, jogando sem um primeiro volante. O time ficou exposto e, mesmo que o SC não merecesse vencer, quase o conseguiu por duas ou três vezes. Receio que o Grêmio sofra do mesmo problema hoje, ainda que o 3-5-2 dê mais proteção.
A única coisa que constatei desse jogo (além de descobrir que meu pai facilmente envareta num jogo do Inter no Gauchão) é que o D'Alessandro desaprendeu a chutar. Um jogador do quilate dele, que custou o que custou, cobrar uma falta pra alçar a bola dentro da área e chuta rasteiro nos pés de um jogador do SC que estava fora da área não pode ser simplesmente falta de ritmo, vão me desculpar.

Mas gostei desse time do Santa Cruz, com exceção da parte ofensiva. A defesa marcou muito forte os jogadores do Inter. D'Alessandro direto sofria falta, Alex não encontrava espaços pra jogar. Isso fez com que Nilmar não fosse muito abastecido. Méritos do treinador.

Faltam menos de seis horas. Já iniciei o aquecimento.
luís felipe disse…
o D'Alessandro tem momentos de perna de pau desde sempre. São um, dois momentos em que ele comete um erro absurdo, acredito que por excesso de confiança. Quando ele está bastante concentrado, arrasa - William Magrão que o diga, está procurando ele até agora.
luís felipe disse…
Andou-se sugerindo que o Inter teria dificuldade em enfrentar retrancas, o que pode estar se confirmando.

é claro, com laterais-isopor e três volantes, o Inter vai ter dificuldade em enfrentar retrancas sempre. Os times do Muricy eram assim.
Anônimo disse…
Cara, o William Magrão só jogou o segundo tempo do Grenal, quando já estava 4 a 1 e quando o D'Alessandro já tinha jogado tudo o que jogou naquela partida. Para mim, quem ficou perdido naquele jogo foi o Orteman.
Anônimo disse…
Quanto ao teu outro comentário, não sei o que vocês sugerem, mas eu penso que o meio de campo com a formação primeiro volante + magrão e guinazu + d'alessandro é equilibrado. O que deve ser mudado são as laterais, com jogadores que possam apoiar com mais freqüência e qualidade, justamente por ser o meio de campo bem reforçado.
luís felipe disse…
tá certo, eu não lembrava.

outro momento de extrema concentração dele, fora do Inter, foi aquele jogo San Lorenzo X River pela Libertadores. Não errou um lance sequer.

o normal dele é ter momentos de dispersão, grave até.
luís felipe disse…
para mim, Magrão é banco.

Sandro, Guiñazu, Alex e D'Alessandro; Nilmar e Alecsandro-Walter-Leandrão-Marquinhos-Mãe do Badanha.

esse para mim é o time mais equilibrado, se o Inter jogar com quatro zagueiros atrás.
Anônimo disse…
Nos jogos em que o Inter tiver que propor o jogo, terá que ou mudar o meio ou soltar os laterais. Eu ainda acho que o ideal seria soltar pelo menos um dos laterais. Marcão e Bolívar juntos não dá. Se botar o Kleber na lateral já melhora muito.
Anônimo disse…
No segundo, faltou apenas embocadura para concluir, nada mais. No primeiro tempo, com três volantes e dois laterais-zagueiros faltou produção. O Taison é o típico jogador que não tem jogo morno com ele em campo.

"Dalessandro desaprendeu a chutar" (POSSELT, Fred)

Aí tu acordou, suado. usahdasuhduhasdhuasduhuahsuh

Falando sério, primeiro jogo da temporada. Todo mundo chutou muito mal mesmo. Mas ninguém desaprendeu. Daqui cinco, seis jogos a cosa melhora.
Vicente Fonseca disse…
Eu gosto do Inter como está, mas a vinda do Alecsandro, se ocorrer, é um acréscimo que não pode ser preterido. Daí, o esquema proposto pelo Luís me parece o melhor mesmo, ainda que recuar o Alex pode significar uma diminuição de produção deste jogador.
Prestes, só faltou tu também dizer que tive uma polução noturna com o tal "sonho" ¬¬

Falei por pura provocação, porque foi engraçado esse lance quando vi ontem. Tive que me segurar, porque meu pai ficou ensandecido com aquilo e eu não podia rir.
Vicente Fonseca disse…
O que é um lateral-isopor?
Anônimo disse…
Que foi provocação eu sei, agora, me descurrpa a inguinorança, mas o que é "polução noturna"??
Putz, olha a pergunta que tu me faz...

Tô até agora pensando numa resposta elegante pra dar.
Anônimo disse…
Ahn, entendi. hdusadhasuhdahsuuhd

Não sabia mesmo, aijdasijdasi
Vicente Fonseca disse…
Já tava com uma bala debaixo da língua esperando a "resposta elegante" do Fred.
Já tava com uma bala debaixo da língua

Bah, polução noturna, ecstasy... Parei de falar com vocês por hoje!

Verificação de palavras: ROPECT!
Unknown disse…
isso só comprova que vcs tomam drogas.

meus filhos não vão ouvir o cartanamesa.
Vicente Fonseca disse…
Nem um velho que sofre do coração é mais respeitado aqui.
luís felipe disse…
lateral-isopor é aquele que não vai ao fundo.