Pato rouba a cena do galã

O jogo que marcou a estreia daquilo que promete ser uma meteórica passagem de David Beckham pela Itália foi bem agradável de se assistir. Ao contrário daquilo que se tem como estereótipo do Campeonato Italiano, Roma e Milan fizeram um jogo movimentado, sem grande qualidade técnica, mas alguns lances bonitos mesmo assim se fizeram presentes. E os dois atacantes isolados das duas esquadras foram o grande destaque da noite romana.

O tempo inteiro notou-se que Carlo Ancelotti ainda não descobriu uma forma de fazer o Milan funcionar com Beckham. Pirlo, Kaká, Seedorf, Ronaldinho e Pato podiam jogar juntos porque atrás deles sempre havia o incansável Gattuso. Mas o guerreiro se lesionou gravemente, só deve voltar a jogar em agosto ou setembro. Com isto, Pirlo foi recuado a cabeça-de-área, para que o inglês pudesse fazer sua tradicional função de meia bem aberto pela direita. Claro, não podia dar certo. Ancelotti tem três opções: o correto seria escalar Flamini antes de Pirlo, já que é um jogador de maior poder de marcação; ou retirar um entre Ronaldinho ou Seedorf; ou deixar o inglês no banco aguardando vez. Mas obviamente Beckham não veio para ser reserva.

Diante de um adversário forte, que ainda não se achou na temporada, o 2 a 2 até que ficou no lucro. A Roma sim, demonstrou organização, jogadas ensaiadas; era um time, afinal, com começo, meio e fim. O time de Milão funcionava à base de suas individualidades. Quando elas brilhavam, bons momentos surgiam. Quando estavam apagadas - durante todo o primeiro tempo - o Milan sofreu. Saiu perdendo com golaço de centroavante do oportunista Vucinic.

Mas o começo de segundo tempo foi todo de Pato. Primeiro, aos 2 minutos, recebeu de Kaká sozinho e empatou. Aos 7, escapou da marcação em velocidade e deu um toquinho de grande categoria encobrindo Doni, marcando um golaço. Mas o oportunismo de Vucinic falou alto de novo, e a Roma alcançou o justo empate.

De performances a se destacar positivamente temos a dupla de zaga romana, Juan e Mexes; Cassetti, com bons apoios pela direita; Abbiati foi seguro quando requisitado; e, claro, Pato e Vucinic, os nomes da partida que tinha Beckham como chamariz. O inglês, aliás, foi bastante discreto. Esta história de contrato até março é esdrúxula, não condiz com o que o Milan normalmente faz e tem tudo para dar errado. Mas, ao contrário daqueles que o consideram melhor como modelo que como atleta, Beckham é sim bom jogador. Resta saber se terá tempo - e vontade - para fazer sua passagem pelo Milan entrar para a história pela porta da frente.

Em tempo:
- A melhor frase da partida foi de Silvio Lancelotti. Sobre um possível acordo entre o Milan e o LA Galaxy, time de Beckham nos Estados Unidos, no qual o clube italiano cederia algumas promessas em troca da prorrogação de contrato com o meia inglês, Silvio disse que "é um ótimo negócio para o Galaxy, que ganha jovens que fazem questão de dividir a bola em troca de um medalhão que brinca de ser estrela de Hollywood".

- Maldini já poderia ter se aposentado. Dá umas rateadas que não costumava nos seus bons tempos.

- Espanha acaba de perder completamente as chances de tentar seu primeiro título mundial.

Campeonato Italiano 2008/09 - 18ª rodada
11/janeiro/2009
ROMA 2 x MILAN 2
Local: Olimpico, Roma (ITA)
Árbitro: Emidio Morganti
Público: 53.444
Gols: Vucinic 21 do 1º; Pato 2 e 7 e Vucinic 26 do 2º
Cartão amarelo: Riise, Brighi, Júlio Baptista, Pirlo e Seedorf
ROMA: Doni (5), Cassetti (6) (Cicinho, 35 do 2º - sem nota), Juan (7), Mexes (6) e Riise (6); De Rossi (6), Brighi (5,5) (Aquilani, 38 do 2º - sem nota), Rodrigo Taddei (6) (Pizarro, 19 do 2º - 5,5), Perrotta (5) e Júlio Baptista (5,5); Vucinic (7,5). Técnico: Luciano Spaletti (6)
MILAN: Abbiati (6,5), Zambrotta (5,5), Maldini (4,5), Favalli (4,5) e Jankulovski (5); Pirlo (5,5), Beckham (4) (Flamini, 43 do 2º - sem nota), Seedorf (4,5), Kaká (6) e Ronaldinho (4,5) (Ambrosini, 25 do 2º - 5,5); Pato (7,5). Técnico: Carlo Ancelotti (4,5)

Foto: Reuters

Comentários

Anônimo disse…
Vi esse jogo tb. Sem muitas chances de gol, foi bom o jogo pela qualidade dos jogadores a cada domínio, cada disputa. Acho que nessa linha de três à frente da zaga do Milan, Beckham e Pirlo têm poder de marcação. Seedorf é que não tem. Pelo momento, o ideal seria tirar o Ronaldinho, colocar o Ambrosini e adiantar o Seedorf. Só que é muito complicado tirar o Dentuço do time. Sempre tem a esperança dele pegar seqüência e voltar a ser o melhor do mundo. Mas tirar o Seedorf também me daria uma dor no coração. Acho um cara inteligentíssimo ali juntinho do ataque. Sobre a vontade do Beckham: é um jogador que jamais se entrega, só que ele é protagonista fora de campo e dentro não. Aí sempre se espera dele algo que nem tem características para fazer.
Anônimo disse…
E como joga esse Vucinic. Um dos melhores centro-avantes do mundo atualmente.
Vicente Fonseca disse…
"o ideal seria tirar o Ronaldinho, colocar o Ambrosini..."

Prestes matando Fernando Calazans do coração. fsdhfdsjkdfklj

Mas concordo. E também acho que Pirlo e Beckham têm poder de marcação. Porém, para renderem melhor teriam de ter alguém fixo atrás, é o que defendo. Sem Gattuso, seria Flamini ou Ambrosini. Não sei se sai Ronaldinho ou Seedorf, no caso. Acho que o dentuço tem jogado menos, mas é uma decisão complicada.

Vucinic joga muito mesmo. No primeiro gol teve muita categoria pra limpar o lance e deslocar o goleiro, tipo cobrança de pênalti. Mestre.
Anônimo disse…
O único jogo que vi hoje foi Grêmio 0x0 Taubaté, classificação tranquila e meio sonolenta do Imortal para os 32-avos de final da Copinha. O resto não deu - estou com um torcicolo maldito, preferi ficar a maior parte do dia atirando na cama dormitando e soltando gemidos de dor.
[sim, sintam pena de mim, por favor] =P

Agora, PELÉ apontando Espanha como favorita? Sifudero.

verificação de palavras: MORRON
Vicente Fonseca disse…
MORRON todos os que dão ouvidos às asneiras de Pelé.

Estou tomado de PIEDADE pelo senhor, presidente.
Saulo disse…
Gostei do jogo e da atuação de Pato.
Anônimo disse…
O primeiro gol do Vucinic foi bonito mesmo, mas eu achei o segundo SENSACIONAL. Parecia que era bola pra encher o pé e o cara dá um peixinho colocado no cantinho. Achei muito mestre.


Bah, o Calazans teria um enfarto certo com a minha opinião. Preciso tomar cuidado, uashsuhdausdh
Vicente Fonseca disse…
Ah sim. Muito inesperado mesmo o movimento que ele fez.


Perigosa tá essa verificação de palavras: DEDOCUOD. Quase sai algo impublicável para um veículo de respeito como este.
Anônimo disse…
Sensacional o link do profeta Pelé.

O Kaká já deu declarações dizendo que o Ronaldinho "atrapalha" ele. Ontem, na guaíba, disseram que o Maxi Lopez no Grêmio foi sugestão dele. Sempre traíra.

Roma fica mais ajeitada (de forma convencional) sem o Totti. Vucinic rende bem mais de centro-avante.
Vicente Fonseca disse…
Tu não gosta do Maxi López? Eu até achava bom jogador, mas pelo preço que diziam e pelo pouco tempo que ficaria aqui, não concordava com a contratação.

Em 1994, Pelé apontou a Colômbia como campeã; em 1998, a Nigéria; em 2002, PARA NÃO TER ERRO, apostou em Argentina, França, Itália, Inglaterra e Portugal (três caíram na primeira fase). É bom a Fúria se preparar, hehe.
Anônimo disse…
O preço que pedem por ele é um absurdo. Nem estava analisando por esse lado.

Acho ele limitadissimo. Saiu do River com um cartaz exagerado. Mas o River Plate faz uns negócios que nem o Donald Trump é capaz.

Mas posso estar cometendo o mesmo erro que a maioria das pessoas, de falar tendo visto poucos jogos. No river ele até conseguiu dar uma enganada, mas no Barcelon ele não conseguia destaque nem contra aqueles timaços do Almeria, Levante, Salamanca e etc...
Vicente Fonseca disse…
Talvez seja o tipo do jogador que não consegue ir bem na Europa. Mas o preço é impraticável para uma aposta de alto risco como esta.
luís felipe disse…
é, por esse preço, o Grêmio consegue gente melhor que o Maxi López.

uma coisa sempre me surpreende no Pato: a objetividade e a facilidade de fazer gols. Às vezes ele se prejudica com isso, como na Olimpíada, onde pareceu um jogador frio, pouco esforçado.
Vicente Fonseca disse…
Foi justamente esta a impressão que me deu quando o Pato fez o segundo gol. Ele entrou em velocidade, ganhou do zagueiro na corrida, encobriu o goleiro, tudo com tanta naturalidade que eu cheguei a pensar: "bah, se tu for ver, é fácil fazer tudo aquilo". O Nilmar às vezes faz jogadas assim também, mas a frieza do Pato chega a ser assustadora nesses lances.
Anônimo disse…
O Pato tem um controle de bola tão bom com os dois pés que parece que ele nem correu e o zagueiro é que foi mole.

Sobre a declaração do Pelé: temível, mas a contratação do Vicente del Bosque por si só já é indicativo de desgraça.
Pedro Heberle disse…
"Pirlo, Kaká, Seedorf, Ronaldinho e Pato podiam jogar juntos porque atrás deles sempre havia o incansável Gattuso. Mas o guerreiro se lesionou gravemente, só deve voltar a jogar em agosto ou setembro."


NUNES no Milan já!!!

hauiehiuaehuiaehaieu
Vicente Fonseca disse…
Gattuso, o Nunes italiano.