Desvendando os inimigos: Boyacá Chicó

Muitos em Porto Alegre e no Brasil todo não devem nunca ter ouvido falar neste clube sediado em Santiago de Tunja, capital do Departamento de Boyacá. No máximo, os colorados mais bem informados sabem que trata-se do time que revelou Rentería, um dos nomes da conquista da Libertadores de 2006 pelo Internacional. Pois aqueles que desconhecem o clube, aí vai uma informação importante: o clube não é um estreante em Libertadores. Sua primeira participação foi justamente na última Copa, em 2008, quando foi eliminado na fase preliminar pelo Audax Italiano.

Este dado pode dar conta de uma suposta fragilidade da equipe campeã do Apertura, campeonato do primeiro semestre de 2008. A equipe fez 32 pontos em 18 jogos na primeira fase, classificando-se como a segunda melhor entre 18 concorrentes. Venceu o quadrangular contra Independiente Medellín, Quindío e Deportivo Cali, e derrotou o América Cali nos pênaltis após dois empates em 1 a 1 nas finais.

O que me estranhou desde que ficou provável que esta equipe enfrentaria o Grêmio na Libertadores era o porquê da acentuada queda no segundo semestre, quando o clube ficou na modesta 14ª posição do Clausura. Seria um relaxamento, já que a Libertadores estaria garantida? A perda de jogadores para o exterior? A pista para a resposta vem do próprio site do clube: a crise financeira. Esta matéria de 9 de dezembro mostra com uma sinceridade incomum para um veículo oficial que nada menos que cinco atletas deixaram o clube por não receberem seus salários. Há pressão da torcida para que os contratos sejam cumpridos, mas a inhaca parece ser mais forte do que a vontade de dirigentes e torcedores.

É assim, com esta grave crise financeira, com um time despedaçado pela falta de verba, que este caçula do futebol colombiano (foi fundado em 2002) chegará à Copa Libertadores. Mas que o Grêmio não espere facilidades, especialmente em Bogotá (a equipe não deve jogar em Tunja porque o estádio tem capacidade para apenas 8.500 torcedores): o tricolor jamais venceu um colombiano fora de casa em Libertadores. Porém, é improvável que o Boyacá Chicó seja capaz de impedir a classificação de Grêmio e Universidad de Chile ou um clube mexicano. Aí estão os dois principais favoritos a passarem para as oitavas da 50ª edição do maior torneio da América do Sul.

Comentários

Anônimo disse…
Nunca fui fã do Maxi Lopes, vi muito pouco e achei mais estilo do que futebol. Mas acho que tem mais potencial que o Herrera.
Vicente Fonseca disse…
É bom jogador, mas imagino que seja caro.

E Mattioni deixa o Olímpico. Hora de pensar em novo lateral-direito.
Vai chegar o fim da pré-temporada, Krieger não achará um lateral de qualidade e ANDERSON PICO será deslocado para a direita.

Quem viver, verá.
Anônimo disse…
É, se não o Chicó parece que não vai complicar muito. MAS qualquer previsão sobre time colombiano é arriscada.

Quando tu acha que é um baita time os caras fazem um fiasco. Quanto menos tu espera te dão um balaio.
Anônimo disse…
aquele "se não" não tem nenhum sentido.
Vicente Fonseca disse…
Eu levo sempre medo dos times colombianos. É um receio do tipo quando o Grêmio joga contra goianos ou nordestinos.
Anônimo disse…
Não tenho taaaanto medo assim da ala direita. A menos que inventem que o Souza tem que ser meia de novo. O Ruy é um bom reserva.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, tinha me esquecido do Souza. Acho que o Ruy pode até ser titular. Mas a saída do Mattioni representa uma boa opção a menos, aí é que imagino que um novo deva vir. Ou alguém da base promovido, de repente.
Anônimo disse…
Observem a foto do Chicó.

Aposto um café que aquele negro esguio, o último dos agachados, com uma munhequeira no braço, vai fazer um golaço espírita no Grêmio um Bogotá. Quem arrisca??

uashuhasuhsauasuhsauh
Vicente Fonseca disse…
jkdfsfdslkdfklfdklsdsfklç

Em 2007, um carinha de tranças, magrelo e desengoçado, chamado PERLAZA fez o gol do Tolima sobre o Grêmio na vitória de 1 a 0, em Ibagué. Não duvido de nada.

Prestes segue agourando...
Anônimo disse…
Mas eu lembro que o cara que ficou folclórico foi o Quintero, que deu uma cotovelada no Patrício e encarou o Schiavi lá. No jogo da volta, acho que ele ficou no banco, abanando e debochando da torcida que queria sua morte.
Verdade, Lourenço. Teve uma hora que ele fingiu estar machucado no chão, perto da área do Grêmio, e o Saja foi ajudá-lo a se levantar. Num segundo, o baixinho levantou todo brabinho e ficou encarando o goleirão. Além, claro, das provocações que ele fez no Schiavi.

Aquele Tolima também tinha um puta jogador no meio-campo, o Chárria, que chutava uma barbaridade. O gol deles lá foi de um rebote do Saja oriundo de um chute desse jogador.

Sobre a lateral, não sei se o Grêmio deveria se prevenir agora e contratar, já que o Souza vai embora no meio do ano, e aí sim a coisa pode encrespar, tendo só o Ruy Cabeção aí.

No mais, só eu gostei do uniforme do Boyacá?
Aliás, agora reparando na foto... Notaram que o segundo jogador, da esquerda para a direita, de pé, é a versão negra do nosso Ruy Cabeção?
Anônimo disse…
Só.
Vicente Fonseca disse…
A auto-citação é um dever não só acadêmico, mas jornalístico.

http://fonsecavicente.zip.net/arch2007-03-11_2007-03-17.html#2007_03-16_00_18_10-117930615-0

Acima, a análise do jogo de Ibagué, onde "Perlaza e Charría foram os dois jogadores mais lúcidos do Tolima".

http://fonsecavicente.zip.net/arch2007-03-25_2007-03-31.html#2007_03-28_00_56_19-117930615-0

Aqui, o jogo da volta, onde Quintero entrou no segundo tempo para fazer um salseiro, mas Mano pôs Teco de lateral-esquerdo e segurou o 1 a 0.

No mais, eu ia comentar sobre o quão bagaceiro é o uniforme do Chicó. Mas gosto é gosto, diz o ditado. Pra mim, é uma mistura de Glória da Vacaria com Bragantino essa camiseta aí.
Anônimo disse…
"Pra mim, é uma mistura de Glória da Vacaria com Bragantino essa camiseta aí." Pô, Vicente, assim eu vou acabar gostando da camisa hehe
Vicente Fonseca disse…
Hhehehe

A camisa do Glória é até bonita. Porém, uma BRAGANTINIZAÇÃO torna bagaceira qualquer camisa.
Eu ia dizer pra vocês irem pra Uniritter cursarem moda e se abraçarem no Gianni Versace. Mas seguirei o ditado, até porque realmente é verdade. Tem gente que não gosta de sorvete e eu respeito.

>DDDDD
Vicente Fonseca disse…
Eu não gosto de sorvete.

Prontofaleimechamemdeloucofrescoeoutrasbarbaridadesmais
Anônimo disse…
http://media.coveritlive.com/media/image/200901/rBczVSBMN3IMG_2701.JPG

Sei lá, me chamem de louco ou qualquer coisa, mas notem que os únicos jogadores que estão sentados no chão são os juniores. Os profissionais, "acima na hierarquia", ficam nas cadeiras. A exceção: Tcheco. Não sei, pode parecer um endeusamento sem fundamento, mas me parece que o Tcheco tenta mostrar acessibilidade aos novatos do grupo, comprovando que é igual a eles. Vi a foto e fiquei mais fã do Tcheco.
Vicente Fonseca disse…
Nenhum endeusamento ao Tcheco é desprovido de fundamento.
Vicente Fonseca disse…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL946567-9868,00.html

Como me disse o Lourenço hoje de manhã, o Anderson Pico anda com físico de SEGURANÇA do Olímpico.
^
uhsudhfçkuashdfkuhasdf

Orteman tá fazendo uma cara sensacional sentado atrás do Paulinho e passando a mão nos mendrulhos.

Mandem embora de uma vez antes que apronte.
Anônimo disse…
A última chance do Orteman é uma boa pré-temporada. Não dá para passar outro ano a 60%.
Anônimo disse…
Olhando para o Pico, eu nem me sinto tão barrigudo assim.

Ao menos para isso ele presta =P
(provocação gratuita mode on)

Sério, um cidadão desses não tem a MÍNIMA possibilidade de atuar numa equipe de ponta. Segundo ano consecutivo que o cidadão faz essa palhaçada.

E tu não gosta de sorvete, Vicente? Cara, tu é doente? Huahuahauha =PPPP
Vicente Fonseca disse…
Sorvete = gelo

Acabounãomepronunciomaissobreisso
Esse deve ser o dia que eu mais tô fazendo vexame aqui na gráfica, sempre soltando uma risada do nada com os comentários daqui e todo mundo olhando e não entendendo.

Pico vai pra um time da Romênia, treinado por um holandês e vai jogar na ponta-esquerda. Querem ver?
Vicente Fonseca disse…
Minha previsão, já de algum tempo, é que ele será o camisa 10 do Sapucaiense em breve. Ou no 15 de Campo Bom, com o Márcio Angonese.
Márcio Angonese agora é goleiro reserva do Guarani de Campinas.

Falando em Gauchão, Caxias tá se reforçando legal. Vai incomodar a Dupla.
Anônimo disse…
Só pega as estatísticas e me diz aí o Grêmio com o Pico e sem o Pico. Como todo craque, é excêntrico, mas nada que impeça de ser tratado como um diamante.
Vicente Fonseca disse…
EXCÊNTRICO.

jkldsfjklfdsjklfdklfdslkç

Quem tá vindo pro Caxias, Fred?
Anônimo disse…
Essa previsão é MINHA, Vicente. Sempre apontei Anderson Pico como grande contratação do YPIRANGA DE ERECHIM para 2010, quem viver verá =P

No mais, vai te tratar, Vicente ;D

(escrito enquanto devoro uma cabeca cheia de delicioso sorvete de flocos, nham)

Verificação de palavras: DIABE
Anônimo disse…
Agressores do Pico = viuvinhas de Hidalgo.
Vicente Fonseca disse…
Sou a única pessoa do mundo a ir num buffet de sorvetes de Tramandaí e encher uma casquinha com tudo (confeti, negrinho, branquinho, bala de goma, calda de chocolate, etc.), menos sorvete.

Eu previ o Sapucaiense, tu o Ypiranga. Destarte, somos diferentes.

hjfdhjfdj
Vicente Fonseca disse…
HIDALGO.

Nem me lembrava mais. Por onde anda?
Anônimo disse…
Só se agora começaram a chamar paralelepípedo de "diamante", Lourenço =P

E eu não sou viuvinha do Hidalgo... Saudade mesmo sinto do GEORGE LUCAS, esse jogava! =PPPPP

(hoje estou em chamas, mesmo)

Verificação de palavras: PRINGLS. Deve fazer parte da dieta alimentar do Pico...
Aliás, minto: o Márcio Angonese já foi dispensado. Não sei o que aconteceu com ele, mas suponho que sua fama por lá era bem diferente da que o Nunes deixou, como vocês podem ver aqui --> http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=61575

Já te digo, Vicente.
Vicente Fonseca disse…
Natusch, tão cordial, hoje INSALUBRE.

George Lucas era bom, porém azarento. Ao menos nas épocas de vacas magras se destacava.
Anônimo disse…
George Lucas = Pico sem grife.
Puta que pariu, hoje não saio da gráfica!

Sobre o Caxias, contratou um zagueiro uruguaio e aquele lateral esquerdo ex-Sapucaiense, que jogava muito bem, o Brida. E tava pra anunciar mais dois reforços. O único RÉVERs é que eles queriam também o Michel do Inter.

o Hidalgo voltou pro Libertad e não saiu mais. Não sei se é titular ou reserva, vou pesquisar e já trago a informação.
Anônimo disse…
George Lucas é moda; Pico é foda.
Anônimo disse…
O Maicon, volante do Inter, também parece que vai ser emprestado ao Caxias, bom reforço.
Vicente Fonseca disse…
Tanto Pico quanto George têm nomes estilosos. Isso não se pode negar.

O Michel não deu certo no Inter, mas não é ruim. É tipo o Felipe, do Náutico: serve pra time pequeno/médio muito bem. Basta lembrar o que fez no Juventude.
Anônimo disse…
O que posso dizer é que a camisa do Chicó é HONESTA.
Anônimo disse…
sin duda

(minha verificação de palavras: TRILL. é o que dava de almoço para um piriquito. podiam trocar pelo pringles.)