Desvendando os inimigos: Aurora

O Aurora é um clube de nome poético, 74 anos de fundação e atual campeão boliviano. O título do Clausura foi conquistado em novembro, com 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Nas finais, o time de Cochabamba (2,6 mil metros de altitude) levou 2 a 0 do Bolívar, fez 3 a 0 e segurou um 2 a 2 definitivo. Trata-se do primeiro título nacional do clube, que tem ainda um vice-campeonato na conta, levado em 2004.

El equipo del pueblo, como é conhecido em seu país, tem apenas uma participação na Libertadores, no distante 1964, quando caiu na primeira fase. A história, portanto, é minguada. No Apertura, disputado de fevereiro a junho, o time ficou num modesto 7º lugar entre 12 equipes. No atual elenco há seis estrangeiros: o volante uruguaio Ortega (30 anos), o atacante brasileiro Élder de Oliveira, o atacante paraguaio Villalba (25) - herói do título, fazendo dois gols na finalíssima, o zagueiro argentino Leonforte (27), o atacante uruguaio Delgado (33) e o goleiro argentino Dulcich. O grande nome, porém, é o meia boliviano Baldivieso, aquele mesmo, que tem 37 anos (22 deles no futebol profissional), 85 jogos e 15 gols na seleção. Ele está em sua terceira passagem pelo Aurora. Começou a carreira em 1987, no rival Jorge Wilstermann.

Como a maioria dos times bolivianos, o principal trunfo do Aurora na Libertadores deve ser mesmo a altitude de Cochabamba. Vanderlei Luxemburgo nos ensina que até 2,8 mil metros a altura não influencia fisicamente, mas tecnicamente: a bola corre mais, há maior dificuldade de acertar passes e chutes de longe, além de calcular sua trajetória; mas não há tantos problemas em correr de igual para igual com o adversário acostumado.

O Aurora fez 60,0% de aproveitamento em um campeonato muito fraco. Não foi um campeão tão superior assim, sofreu demais para conseguir a taça. É, ao lado do Boyacá Chicó, o grande azarão da chave. É temeroso julgar em definitivo sem nunca tê-lo visto jogar, mas os números indicam que só complica se o tricolor for muito mal, ou passar por uma crise técnica.

Comentários

Outro time com patrocínio de cerveja na camisa?
Anônimo disse…
BALDIVIESO ETERNO!

Equipe lendária, com Trucco, E. Sanchez, Etcheverry!
Vicente Fonseca disse…
Truco, Borja, SANDY, Quinteros e Rimba; Cristaldo, Melgar, Erwin Sánchez e Baldivieso; Etcheverry e Ramallo.

Ainda sei de cor este time. Marcou muito a minha infância futebolística.