A América começa pelo Sul*

O Grêmio que começa 2009, felizmente, não é muito diferente do que fez um ótimo segundo semestre de 2008. Como defendi nos últimos 45 dias, desde a última rodada do Campeonato Brasileiro em que saiu vice-campeão, os reforços necessários não deveriam vir por atacado, mas sim pontualmente. Assim, para a saída de Pereira, veio Rafael Marques; para a de Paulo Sérgio, veio Ruy, que é superior; para a de Rafael Carioca, veio Diogo, que apesar da boa pré-temporada não começa o ano como titular; e para o lugar de Marcel, que não foi aquilo que o Grêmio precisava em 2008, veio Alex Mineiro, que deve solucionar com muita qualidade o problema da falta de centroavante que assola o time há mais de uma década.

A recepção em Santa Maria foi calorosa. Desde a derrota por 1 a 0 em 5 de maio de 1999, com Ronaldinho em campo, o tricolor não jogava por lá. A escalação de hoje ainda não é a mais adequada, pois faltará poder de marcação no meio, cortará-se as melhores características de dois dos melhores jogadores do elenco (Willian Magrão e Tcheco) em função da colocação de Souza numa função em que ele próprio não rendeu tão satisfatoriamente, tanto no Olímpico como no Morumbi.

Mas enfim, aí vem o Grêmio, pretensamente e no papel ainda melhor que em 2008, quando perdeu o Campeonato Brasileiro por 3 pontinhos que ficaram pelo caminho. Um time recheado de expectativas, aquele que os gremistas mais põem fé dos últimos anos. A Baixada Melancólica é a primeira dura parada de 2009, com Alê Menezes recuperado do mal-estar da vacina contra febre amarela e, certamente, ali parado, pronto, na pequena área, louquinho para fuzilar a meta daquele que foi o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro recém finalizado.

* Título copiado do Caderno de Esportes de Zero Hora de 14/08/1995, quando o time misto do tricolor derrotou o Internacional por 2 a 1 e sagrou-se campeão gaúcho. Na mesma época, o Grêmio vivia a expectativa da conquista da Libertadores, após o empate em 0 a 0 com o Emelec em Guayaquil. O título continental viria 16 dias depois.

Comentários

Anônimo disse…
Oi, tudo bom?
Vicente Fonseca disse…
Os opostos se atraem. O mais cabeludo e o mais careca de todo o Gauchão.
Anônimo disse…
Topam um ménage?
Anônimo disse…
Bah, num tópico é polução noturna, no outro já é suruba. Puta merda. Cuidado, Vicente.
Anônimo disse…
Este blog não é recomendado para menores de 18 anos.
Anônimo disse…
Rastreamos esse blog em nossas investigações e concluímos que ele possui conteúdo imoral, explícito e impróprio para menores de 18 anos.

Caso o dono do mesmo não coloque um aviso de acesso para maiores de idade, vamos tomar as providências necessárias que a lei exige, e todos os leitores habituais responderão a processo como cúmplices.

Estamos de olho!