Retrospectiva 2008: Vasco

O Vasco acabou pagando em 2008 a conta de seu descaso adminstrativo que vem durando muito tempo. Desde o título brasileiro de 2000 o clube de São Januário não monta times realmente competitivos. Somente em 2006 o clube beliscou algo de melhor, sendo vice da Copa do Brasil e perdendo a vaga na Libertadores por 1 pontinho no Brasileirão. Noves fora a questão Euricão e toda a herança maldita deixada por ele a Roberto Dinamite, vamos ao que ocorreu dentro de campo.

O namorico do Vasco com a zona de rebaixamento começou no final do turno. A chegada de Tita a São Januário veio quando do ingresso do clube na zona fatal. Sua estréia foi um vergonhoso 5 a 0 levado diante do Vitória no Barradão. Antes dele, Antônio Lopes viu o time ir degringolando aos pouquinhos. Morais chegou a sumir do mapa em determinado momento de crise aguda. Apostas em ícones gloriosos do passado, como Edmundo, Odvan e Pedrinho são a marca de um clube que ainda vive no passado. O Animal de goleiro, levando gol de pênalti do Cruzeiro e saindo chorando do campo de São Januário foi o retrato da decadência que vive o glorioso clube da cruz-de-malta.

Quanto Portaluppi chegou para tentar salvar a barca furada, já era tarde demais. O time acumulou alguns fiascos históricos, como os 4 a 2 levados do decadente Figueirense no Rio. O ataque, com Leandro Amaral, Madson e o próprio Edmundo, nunca foi o problema. O Vasco chegou, inclusive, a dividir o posto de melhor ataque com o Grêmio em determinado momento do certame, ao final do turno. A defesa sim, era trágica, e sempre entregava ao menos uma vez por partida. Várias foram perdidas assim, e o maior exemplo foi o anedótico 3 a 1 sofrido para o Ipatinga na 27ª rodada. Houve aquela melhoradinha antes do último suspiro, representada por boas vitórias contra Santos e Coritiba. Mas o 2 a 0 levado do Vitória para quem precisava ganhar representa bem a tragédia que foi o ano vascaíno. Um clube que é o exemplo típico de que passar pela Série B será, por um lado, bom para a reciclagem.

NÚMEROS DA CAMPANHA
40 pontos; 38 jogos; 11 vitórias; 7 empates; 20 derrotas; 56 gols marcados; 72 gols sofridos; 35,1% de aproveitamento
Em casa: 25 pontos (43,9%) - pior campanha da Série A
Fora: 15 pontos (26,3%) - 11ª melhor campanha
Destaques: Leandro Amaral (A), Mádson (A), Alex Teixeira (A)
Decepção: Morais (M)
Artilheiro: Edmundo, 13 gols
Média de público: 13.027 (15º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 7º; 10ª rodada: 7º; 15ª rodada: 16º; 20ª rodada: 15º; 25ª rodada: 16º; 30ª rodada: 20º; 35ª rodada: 17º; Final: 18º
Melhor atuação: Vasco 6 x Atlético-MG 1 (16ª rodada)
Pior atuação: Vitória 5 x Vasco 0 (19ª rodada)
Turno: 19 pontos, 17º colocado
Returno: 21 pontos, 15º colocado
Prognóstico Carta na Manga (09/05/2008): candidato à Sul-Americana
2009: rebaixado à Série B

Comentários

Saulo disse…
O Vasco já vinha caindo há muito tempo por causa da péssima administração.
Foi um ano terrível para o clube, mas vai conseguir voltar logo.
Não vai fazer uma campanha igual ao do Corinthians, vai passar um pouco mais de sufoco.
Anônimo disse…
Eu me lembro do jogo Santos e Vasco, em que o time carioca fez 2 ou 3 pênaltis bisonhos, lembrando aquelas derrotas do Grêmio em 2004. Foram muitos jogos ruins em casa.
Anônimo disse…
O jogo Grêmio x Vasco (segundo turno) mostrou a nós o quanto HORRÍVEL era o time carioca, que seria rebaixado. Eu juro que me deu PENA. E o Grêmio tomou um gol não sei como.