Retrospectiva 2008: Palmeiras

O Palmeiras entrou no Brasileirão como um dos favoritos. Havia quem o apontasse como o grande candidato ao título ao lado do Internacional, ainda que eu incluísse nesta turma São Paulo, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro. De fato, por boa parte do certame, a equipe de Vanderlei Luxemburgo brigou pela liderança (em duas rodadas chegou a tomá-la), mas apesar do alarde feito pela imprensa paulista, nunca chegou a convencer de fato.

Nunca se discutiu alguns ótimos valores individuais do meio para a frente. Atrás é que houve problemas. Enquanto muitos jogos eram decididos na base da individualidade por Kléber, Alex Mineiro, Valdívia e até o reserva Denílson, não eram raras as trapalhadas do setor defensivo. Luxa apostou até no volante e meia Martinez fazendo a quarta zaga, tal a fragilidade do setor, mesmo que Pierre, como cabeça-de-área, tenha feito um bom campeonato.

A saída de Valdívia, assim como a de Roger no Grêmio, não indicou uma queda, mas sim o começo de uma melhora no rendimento do time. Diego Souza fez algumas grandes partidas na primeira metade do returno, mas faltou elenco e fôlego na reta decisiva. O 1 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão indicava uma caça feroz ao Grêmio e ao título, mas a derrota para o próprio tricolor em pleno Palestra sepultou as esperanças, ainda mais com o episódio lamentável de agressão ao treinador. A chegada de Roque Júnior desestabilizou um sistema defensivo que estava se acertando, e chegou a ficar algumas rodadas sem levar gols pelo mês de setembro. Mesmo levando 5 a 2 do Flamengo e perdendo para o Botafogo na última rodada, veio a tão sonhada vaga na Libertadores.

Os palmeirenses não se conformam de terem tido tantos bons valores individuais e ficado mais um ano sem levantar uma grande taça. Alguns jogos ficarão marcados como onde o título sumiu do horizonte: os 3 a 0 para o Sport em casa, os 4 a 1 para o Inter, o 1 a 0 para o Grêmio - este o maior dos fracassos. Para o ano que vem, Alex Mineiro já saiu para um concorrente ao título da Libertadores. E para quem esperava o quinto título brasileiro, ter de enfrentar o Potosí e seus 4 mil metros de altitude numa repescagem em janeiro soa como uma brincadeira de mau gosto.

NÚMEROS DA CAMPANHA
65 pontos; 38 jogos; 19 vitórias; 8 empates; 11 derrotas; 55 gols marcados; 45 gols sofridos; 57,0% de aproveitamento
Em casa: 44 pontos (77,2%) - 4ª melhor campanha
Fora: 21 pontos (36,8%) - 5ª melhor campanha
Destaques: Leandro (LE), Kléber (A), Alex Mineiro (A)
Decepção: Roque Júnior (Z)
Artilheiro: Alex Mineiro, 19 gols
Média de público: 16.933 (11º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 10º; 10ª rodada: 5º; 15ª rodada: 6º; 20ª rodada: 3º; 25ª rodada: 2º; 30ª rodada: 3º; 35ª rodada: 5º; Final:
Melhor atuação: Cruzeiro 0 x Palmeiras 1 (25ª rodada)
Pior atuação: Fluminense 3 x Palmeiras 0 (31ª rodada)
Turno: 34 pontos, 3º colocado
Returno: 31 pontos, 5º colocado
Prognóstico Carta na Manga (06/05/2008): candidato à Libertadores
2009: classificado à Copa Libertadores da América

Comentários

Saulo disse…
O Palmeiras era sim um dos candidatos ao título do brasileirão.
Tem bons jogadores, mas esperava mais desse time.
A diretoria investiu muito no elenco e no treinador.