Respeito é bom, e a Liga gosta

A semifinal do Mundial Interclubes entre Gamba Osaka e Manchester United só comprovou que a LDU pode sim ser campeã do planeta em 2008. O time de Alex Ferguson mostrou uma grande qualidade no toque de bola, mas marcou três de seus cinco gols pelo alto. Teve em Cristiano Ronaldo o grande jogador que ele é, teve banco de reservas, mas teve também problemas defensivos, causados em boa parte pela soberba e um claro desdém ao fraco time japonês.

O jogo normalmente deveria começar equilibrado, e assim ocorreu. O Manchester tinha iniciativa, mas o Gamba Osaka conseguia encaixar contra-golpes perigosos, com seus rápidos avantes. Quase Bando abriu o placar, mas Van der Sar estava bem colocado, no inicinho. Porém, dos 15 em diante, o time inglês passou a controlar completamente as ações, e o gol era questão de tempo. Trocas rápidas de passes envolviam completamente os japoneses. O primeiro surgiu num escanteio que Vidic subiu constrangedoramente mal marcado pelo nanico defensor nipônico. Antes do fim do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo fez o segundo, igualzinho.

A esquadra de Old Trafford viu que o time da casa não ameaçava, e diminuiu naturalmente o ritmo. Ferguson começou a poupar titulares, quando os orientais descontaram com o honorável Yamazaki. Porém, um minuto depois, Rooney (recém havia entrado) fez o terceiro. Mas dois vieram nos três minutos seguintes, todos devido à ingenuidade dos japoneses. Nos minutos derradeiros, ainda fizeram dois e tiraram a diferença para 5 a 3. Ferguson olhou preocupado para o campo, pois sua equipe relaxou deveras no final da partida. Não creio que haverá este tipo de postura diante da LDU, mas uma equipe que tem Gary Neville na defesa nunca pode sentir-se totalmente segura. A Liga é traiçoeira, adora destruir um favorito e, apesar de correr por fora, pode alcançar a taça se jogar na sua, sem se expor muito. Se os britânicos pensarem que o time de Quito é um Gamba sul-americano, se dará mal. Meter cinco com facilidade na semifinal é o primeiro passo para a arrogância.

Mais uma vez, mostrou meu repúdio quanto ao fato de Anderson ser segundo volante neste time do Manchester. Se Ferguson o coloca ali, ninguém tem coragem de criticar este absurdo. Fico pensandoa reação de todos se fosse Celso Roth que cometesse esta atrocidade.

Mundial Interclubes 2008 - Semifinal
18/dezembro/2008
GAMBA OSAKA 3 x MANCHESTER UNITED 5
Local: Internacional, Yokohama (JAP)
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Público: 67.618
Gols: Vidic 27 e Cristiano Ronaldo 45 do 1º; Yamazaki 28, Rooney 29, Fletcher 32, Rooney 33, Endo (pênalti) 39 e Hashimoto 45 do 2º
Cartão amarelo: Yamaguchi e Rooney
GAMBA OSAKA: Fujigaya (5), Nazakawa (4,5), Yamaguchi (3,5), Kaji (4,5) e Yamazaki (5,5); Hashimoto (5,5), Yasuda (5), Myojin (4) e Endo (6); Bando (5,5) (Terada, 39 do 2º - sem nota) e Lucas (5). Técnico: Akira Nishino (5,5)
MANCHESTER UNITED: Van der Sar (6,5), Gary Neville (5), Ferdinand (6), Vidic (6,5) (Evans 24 do 2º - 5,5) e Evra (5); Scholes (6) (Fletcher, 22 do 2º - 6,5), Anderson (6), Cristiano Ronaldo (7) e Nani (4,5); Giggs (6) e Tevez (5,5) (Rooney, 28 do 2º - 7,5). Técnico: Alex Ferguson (6)

Comentários

Um time que tem Gary Neville como CAPITÃO não pode ser nem um pouco confiável. Entreguem o fardo a Lord Giggs.

Mas foda mesmo foi agüentar o Nani até o final da partida.

KRIEGER, CONTRATA O ENDO!
Anônimo disse…
Os Diabos Vermelhos vão ter muito trabalho para penetrar nas rígidas duas linhas de quatro do time equatoriano.
Vicente Fonseca disse…
Eu achava que o Nani jogava mais do que sempre me mostrou. Mas ainda é de se observar por mais um tempo, pois tem habilidade. Hoje, foi o André Luís com grife.
Anônimo disse…
Melhor descrição pro Nani no que fez hoje, Vicente. A diferença é que ele ganha uma banana tod mês. Me lembra um lateral português, acho que o Paulo Ferreira, que tu citou ser "um Patrício de 20 milhões de euros".
Vicente Fonseca disse…
Bah Vine, nem me lembrava desta minha frase, que ainda acho que está correta. Em 2004, eu cunhei que o Rafa Marquez era o Cocito mexicano. Até me arrependo de ter dito isso, mas não muito.

Mas o Nani joga mais que o Paulo Ferreira. Pelo Brasileirão que fez, acho que até o Patrício joga mais mesmo.

:)
Anônimo disse…
Ouvi dizer que ele assinou com o Bahia. Palavra de verificação: comida
Vicente Fonseca disse…
Quem assinou com o Bahia? Patrício, Rafa Marquez, Cocito, André Luís, Nani ou Paulo Ferreira?
Anônimo disse…
Sinceramente, PEIDEI para esses jogos aí. Até ia levantar mais cedo para ver Pachuca x LDU, mas o despertador me traiu e nem me arrependo muito. Esse de hoje nem a soldo de ouro eu assistia. E talvez as coisas melhores com o passar dos anos, mas atualmente essas fases preliminares do Mundial são pura ENCHEÇÃO DE LINGÜIÇA, pois sempre acaba sendo o campeão da Libertadores contra o campeão da Liga - como é, aliás, desde tempos imemoriais. A finalíssima sim, assistirei.

E sim, estou em chamas hoje =P

Verificação de palavras: COMERCUL.
O.o
Vicente Fonseca disse…
"mas atualmente essas fases preliminares do Mundial são pura ENCHEÇÃO DE LINGÜIÇA, pois sempre acaba sendo o campeão da Libertadores contra o campeão da Liga - como é, aliás, desde tempos imemoriais"

Falou tudo, presidente. E aposto com vocês: a primeira vez que esta escrita se quabrar, se por um fiasco do campeão europeu, não do sul-americano.
Vicente Fonseca disse…
"se QUEBRAR será por um fiasco..."

Corrigindo ali.
Felipe disse…
Um dia a escrita vai ser quebrada. O único jeito de fortalecer os times dos outros continentes é colocando-os pra jogar com os grandes. A FIFA acertou em cheio com essa fórmula, dando um arrego pros europeus e sul-americanos, que entram na semi-final, mas dando espaço para todos os continentes (afinal, o campeonato é MUNDIAL). Se a FIFA pensasse diferente, talvez o futebol não tivesse saído da Inglaterra.
Anônimo disse…
O Patrício. Cabe confirmação, a qual não virá de mim.
Vicente Fonseca disse…
Torcerei ainda mais pelo Bahia subir, caso confirme-se esta informação.
Anônimo disse…
Gallo é o novo treinador do Baea.
Anônimo disse…
É inegável que o jogo de hoje teve tom de piada, por melhor que tenham jogado os nipônicos. Mas sou muito a favor da fórmula, porque, além de aquecer os latinos e os europeus, dá espaço para outros desconhecidos e para uma zebra, que uma hora VAI chegar.

- Para o comentarista do SportTV, Manchester é favoritaço. Não sei da onde.

- Aquele cartão amarelo ficou semi-barato pro Rooney.
Vicente Fonseca disse…
Mais um motivo pra torcer pro Bahia então (hdfshdsjkdfskj).

Também não entendo esse favoritíssimo pro Manchester que querem dar. Parece que é um Grêmio x Guarany de Bagé a diferença. Deve ser ranço pela final da Libertadores, só pode.
Anônimo disse…
Ou puxa-saquismo mesquinho mesmo.

Quando Anderson ou outro tentava um lançamento para o ataque e um japa interceptava, o narrador não dizia "Yamashita consegue o corte e parte para o contra-atauque", mas "Ah, a bola não chegou no Cristiano Ronaldo...!".
Vicente Fonseca disse…
Verdade, o TALENTO tem que vencer.
Anônimo disse…
Tudo bem que o torneio é melhor assim, que todos devem ter direito de jogar. Mas é certo que ia ficar muito migué uma final que não fosse entre europeu e sul-americano. Até um Pachuca vai, faz as vezes pelo nosso continente, nem é menor que a LDU. Mas imagina uma final de mundial entre Inter x América do México, Barcelona x Al Ahly (sei lá), LDU x Gamba Osaka. Por mais que seja justo, fica muito sem graça, exceto para os torcedores dos envolvidos.
Tá, né?

Os mais fracos só evoluem jogando com os mais fortes...

Só me falta agora alguém chegar aqui e dizer que o futebol semi-profissional da Nova Zelândia vai virar profissional jogando contra times africanos e asiáticos e que a colonização do Brasil pelos portugueses foi boa para os índios daqui.

Tá bom. Vou ali me jogar na frente da rua e contar quantos carros me atropelam. Uma hora não vou sentir mais. É a lógica, né?
Anônimo disse…
Não faz a menor diferença para nós jogarem times da Nova Zelândia - não passam das oitavas-de-final. Não vejo como bom nem como ruim.

É claro que a grande graça pra nós - sulas - é ganhar dos europeus. Acho que vai demorar ainda pra não ser entre europeus e sulas, ou mexicanos. Se um dia acontecer é por que os outros times já estarão sendo mais respeitados, ou passarão, inevitavelmente, a ser.

Agora, um clube que eu já respeito muito é o Al Ahly. Seis vezes campeão da África, uma das maiores torcidas do mundo e um país importante e milenar, e conta com alguns bons jogadores. Pelo uniforme tu já vê que não é varzeano, mas um clube digno.

Mais tradicional que muitos por aí que respeitamos, como Chelsea, Vélez, entre outros.
Vicente Fonseca disse…
Acho mais fácil ser pelo Al-Ahly que a escrita será quebrada que por um Pachuca ou coisa parecida. Mas não esqueçamos que o Vélez é campeão do mundo, Prestes. O Chelsea sim, ainda precisa de mais feijão para chegar neste patamar.
Anônimo disse…
É que os mexicanos têm um nível técnico maior. Na verdade os argentinos que jogam por lá. O próprio jogo entre Al Ahly e Pachuca mostrou. Por outro lado, os egípcios mostraram bem mais seriedade, apesar de alguma ingenuidade - principalmente na arrumação da barreira no segundo gol do Pachuca. O que nos faz desconfiar dos mexicanos é esta falta de seriedade. É possível que algum time africano, ou até asiático, quebre a escrita primeiro. Tenho muita curiosidade para ver um time da África Negra jogando contra um grande da Europa ou América do Sul. Porque acho que às vezes falta aos times de outros continentes um pouco de malícia e, até, de maldade. O que não faltaria a rapaziada de Costa do Marfim, Gana, etc. Mas certamente são equipes desorganizadas. Não é à toa que sempre perdem para os árabes.
Vine disse…
O Al-Ahly será o primeiro a quebrar a escrita, com certeza. Não só pelo porte, mas pelas oportunidades. Deste modelo novo de competição, acho que só não participou em 2007. Alguém pode confirmar?

E Vicente, o Rafa Marquez não é um zagueiro mais técnico e inteligente? Ao menos foi o que sempre achei, com o pouco que conheço do futebol dele. Comparar ao Cocito só o Romerito, pela falta de bom caráter, ou com o Dinho, pela freqüência de violência utilizada.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, tchê, o melhor nível econômico dos países do norte da África impedem que os sub-saarianos disputem o Mundial. Seria muito legal mesmo, tipo uma seleção de Camarões ou Nigéria, aquela irresponsabilidade que surpreende os sul-americanos e europeus.

Minha comparação com o Cocito veio quando ele era volante do Barça, e eu não via jogar nada. Teve boas temporadas em 2005 e 2006, é verdade. Foi um exagero da minha parte.

Mas comparar Cocito com Dinho é um acinte, Vine. Dinho era muito mais jogador, viril, mas acertava todos os passes e ainda chutava muito de fora da área. Fora que, apesar de lances violentos, não tinha esse descontrole emocional típico do Cocito.
Anônimo disse…
Ah, e sim, o Vélez tem seu valor, é campeão do mundo, apesar de não ser um clube muito popular.

Agora, tu pega um Once Caldas, um Argentino Jrs. São clubes bem menores que o Al Ahly.
Vicente Fonseca disse…
Sim, concordo. Vale lembrar que o Vélez ganhou também a Supercopa, em 1996.
O Al-Ahly será o primeiro a quebrar a escrita, com certeza. Não só pelo porte, mas pelas oportunidades. Deste modelo novo de competição, acho que só não participou em 2007. Alguém pode confirmar?

Sim, só não jogou em 2007, quando a vaga foi ocupada pelo E'toile du Sahil (acho que é assim que se escreve), time da Tunísia. Nas outras edições, perdeu pra São Paulo (3x2 em 2005), Inter (2x1 em 2006) e Pachuca (4x2 em 2008).

No plantão,
Posselt.
Anônimo disse…
Tudo bem que o Egito é um país importante e milenar, mas não tem tradição alguma em futebol. Assim como toda a África, principalmente seus clubes (embora as seleções também nunca tenham ganhado Copa). Ser do Egito não faz ser um time mais respeitável, mas eu entendi que teu argumento não se resumiu a isso.
Anônimo disse…
Que tem ele?
Anônimo disse…
À ala gremista:

O que acharam da não-renovação com o Pereira??

Eu particularmente acho que tem Héverton e Thiego. Mas era um cara experiente e com tempo de casa. Talvez merecesse mais atenção sua manutenção.
Vicente Fonseca disse…
Possível reforço, Lourenço.

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=92044&u=0\

Eu queria que o Pereira ficasse, Prestes. Era experiente, identificado com o clube. Porém, parece que pediu demais, e aí não sei se valeria. Também acho que há bons zagueiros no elenco, mas já foi Jean, pode ir Léo. Começa a aumentar a lista de reforços necessários.
Vicente Fonseca disse…
Na Band, falaram que o Dininho anda dando sopa. Era uma alternativa.
Anônimo disse…
Se for o Léo vai faltar zagueiro. E, mesmo não indo, pode faltar experiência. Talvez aquela volta apressada do Pereira no Grenal tenha gerado algum descontentamento. Talvez.
Anônimo disse…
Eu não acompanhei muito antes, mas teve sorteio para esse mundial?

Porque mais uma vez o campeão europeu ficou do lado do time japonês. Era tudo que os japas queriam.
Anônimo disse…
Sim, gerou descontentamento para o torcedor.
Vicente Fonseca disse…
Esse é o tipo da coisa que me faz desconfiar da seriedade do torneio.
Anônimo disse…
Eu acho que é meio mandrake esse sorteio mesmo. É bem possível.

Mas não precisam depreciar, o Grêmio voltará um dia e jogará este torneio.

Se ficarem fazendo pouco caso, serão eliminados pelo SOUTH MELBOURNE. Com gol de algum refugão colorado, tipo Michel.

Lancei a maldição!
Vicente Fonseca disse…
De minha parte, não há depreciação alguma, Prestes.
Vicente Fonseca disse…
Luís Felipe me informa que a Gaúcha dá como certas as vindas de Alex Mineiro, Jadílson e Fábio Ferreira.
Anônimo disse…
"Estou praticamente certo no Grêmio. Só falta meu empresário me dar a confirmação. Estava negociando com o Santos, mas apareceu essa proposta do Grêmio, que vai disputar a Libertadores, e isso pesou. O contrato é de um ano - afirma Alex Mineiro, por telefone.

BAITA NOTÍCIA.

Só para não perder a piada: será que ele será reserva do Perea e do Reinaldo? hehehe
Anônimo disse…
Acho esse Fábio Ferreira ruim pra caralho. Os outros dois boas contratações. Alex Mineiro fez bastantes gols, mas já achei ele meio que trotando nesta temporada. É certo que aquele esquema de deixar centro-avante isolado não funcionará com ele. Tampouco fará a decantada marcação da saída de bola de Perea e Marcel.

ENTRETANTO, se tiver companhia, vai guardar muito mais que os dois juntos.
Vicente Fonseca disse…
Fábio Ferreira é ferida mesmo. Ruim e NERVOSO, pior coisa pra um zagueiro.
Anônimo disse…
Bah, Fábio Ferreira é ruim e, pelo que dizem, festeiro.
Anônimo disse…
É certo que Galvão Bueno, se for ele, dirá que o MANCHESTER é o BRASIL no Mundial de Clubes.

A exemplo do que ele fez ano passado.
Unknown disse…
só pra polemizar: esse AL AHLY ficou em QUINTO num campeonato que tem 6, sendo 2 semi-profissionais, perdeu pro ex-time do ROMÁRIO... vão ter que comer muito feijão ainda pra chegar aos pés dos mexicanos.

aliás, odeio esses clubes mexicanos.
Vicente Fonseca disse…
Neste ano, Zeh. Mas é um clube com tradição.

Só corrigindo o que o Fred falou, em 2005 quem jogou contra o São Paulo foi o Al-Ittihad, do Tcheco, time da Arábia. Eles eliminaram o Al-Ahly por 1 a 0 na fase anterior.
Ahhhh, é verdade!
Tinha me esquecido desse "detalhe" (¬¬). Esses AL-seiláoque confundem =\

Verificação de palavras: SORINgs (traz, Krieger!!!)