Faca de três gumes

Nunca passamos por situação parecida no Brasil, mas penso que em caso de empate em pontos na disputa pelo título (e até Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento), o desempate não deveria ocorrer por critérios, mas sim por jogos-extra. O que está ocorrendo no Campeonato Argentino é algo realmente maravilhoso, neste caso com um inédito triangular: San Lorenzo, Boca Juniors e Tigre disputando a taça, após empatarem em 39 pontos nas 19 rodadas regulares.

A exemplo de LDU 2 x 0 Pachuca, só vi o segundo tempo, quando o Ciclón vencia por 2 a 0 o jogo disputado no campo do Vélez. Àquela altura, a esquadra de Boedo dominava completamente as ações. O Tigre esbarrava na superioridade do adversário, em passes errados por afobação e em seu próprio nervosismo. Era hora de o San Lorenzo aplicar a goleada que o permitiria, quem sabe, sagrar-se virtual campeão empatando com o Boca Juniors neste sábado. Mas não.

Diego Cagna, treinador do Tigre, estava lá com sua camiseta Esta tarde, custe lo que custe, referência a uma das mais antigas e famosas canções de incentivo do futebol sul-americano, copiada pelos gremistas há mais de 15 anos. Não pela camiseta de Cagna, mas por uma postura pouco agressiva e muito comodista do San Lorenzo, o Tigre descontou e quase arrancou um empate. O time de Miguel Ángel Russo pensou pequeno, e pensou mal. O saldo de gols é decisivo nesta fase. Caso haja um empate no sábado, o Boca precisa vencer o Tigre por dois gols de diferença, sendo que este estará eliminado e, portanto, desmotivado.

Mas a vitória foi fundamental. Tanto que neste sábado, no campo do Racing, o único time que poderá sagrar-se campeão é o San Lorenzo. Boca e Tigre terão de esperar a terça-feira, quando se defrontarão.

Foto: Terra

Comentários

Anônimo disse…
Alguns campeonatos brasileiros da década de 70 eram decididos em triangulares. Acho difícil acontecer isso no campeonato brasileiro por uma questão de datas, que afetaria até mesmo os argentinos: o caso de algum desses times estar disputando o mundial.
Anônimo disse…
Além disso, no caso dos argentinos - que disputam apenas um turno - é mais fácil ocorrer empate. No Brasileiro de pontos corridos até hoje não houve empate em pontos. Eu também seria bastante a favor do jogo-extra, se encontrassem uma data em dezembro. Ser disputado em janeiro, depois que um dos times tivesse ido ao Japão, seria um tanto bizarro.
Vicente Fonseca disse…
Claro que sim, semm dúvida. Mas que seria sensacional, não se pode negar.

É que o caso do triangular é absolutamente ímpar, e no Brasil creio que algo assim levaria algumas décadas para acontecer. Na grande maioria das poucas vezes que necessitarmos de desempate, seria realizado apenas um jogo extra, o que não inflaria tanto o calendário. Três empatarem em pontos é raríssimo.
Pedro Heberle disse…
Eu sou suspeito pra falar porque sou viúva do quadrangular final, com os 8. Sim, aquele injusto, do formulismo, etc.

Sendo pontos corridos, acho que um desempate seria interessante, mas teria de haver datas extras reservadas para essa eventualidade.

Em tempo: o jogador na foto, que marcou o segundo gol do San Lorenzo, é Gonzalo Bergessio, um dos inúmeros citados na categoria "jovem atacante argentino pretendido pelo Inter". Na minha opinião, é o melhor de todos já mencionados até agora (tem um gordinho do Tigre que disseram que fez DOIS gols em 17 jogos).
Vicente Fonseca disse…
Altobelli é o gordinho, Pedro.
Unknown disse…
eu li em algum lugar, CP provavelmente, que a disputa não é inédita: em 1968, o vélez foi campeão depois de um triangular desempate...
mas, como eu disse, não tenho certeza.

e isso tb não importa... AGUANTE!

[bessions]
Vicente Fonseca disse…
Obrigado pela contribuição. Não imaginei que o triangular se REPTICI (sim, esta foi a verificação).

Ver o Anderson de volante nesse Manchester me dá nos nervos.
Anônimo disse…
é, parabens aos argentinos que estão se resolvendo neu campeonato dentro de campo, afinal, é onde de decide qquer jogo de futebol.
Sim, Zeh. Houve um triangular em 68, quando o Vélez levou seu primeiro campeonato nacional.

Não vejo problemas no Anderson como volante. Problema é sacrificarem o garoto ali em prol do Nabi (cruzamento de naba com Nani), que não tá jogando um ovo sequer.
Em pro do Nabi NA MEIA ESQUERDA (faltou ali).

E sim, o herói dos Aflitos merecia aquele gol de cabeça. Tava pra gritar aqui.
Vicente Fonseca disse…
Eu vejo grandes problemas: não sabe marcar como um volante, e o Manchester poderia ter Carrick e Scholes ali, dois grandes nomes da posição. Hoje, contra o Gamba Osaka, não faz diferença mesmo.

Mas o pior de tudo isso é para o próprio Anderson como jogador. Tudo bem, ele é titular do atual campeão europeu e pode ser campeão mundial domingo, mas esse tipo de improvisação o tira de sua posição real, onde ele tem potencial para ser um dos melhores do mundo, pelo que já mostrou. Nani e principalmente PARK ali em detrimento dele é um crime. O Manchester com ele de meia-atacante ganharia combatividade no meio e, no mínimo, uma opção fantástica de segundo tempo no banco. Mas, como é o Ferguson que inventou isso, os "entendidos" amam e acham bem bonito (não foi pra ti essa Fred, fica calmo, heheheh).
Vicente Fonseca disse…
Fora que esta era a chance de ele aparecer como um dos melhores do mundo de vez. Recuado, vira mais um burocrata.

Droga, esse gol do Ronaldo ESTRAGARÁ o segundo tempo. Igualzinho ao primeiro. Pelada a coruja.
Anônimo disse…
O que foi feito com o Ânderson é um crime maior do que fizeram com a Agatha.
Só tenho respeito pelo Ferguson e pelo que conquistou. Não gosto do cara, pra mim é que nem treinador de time gaúcho: sabe armar o time, mas do nada começa a improvisar, gosta da idéia e a mantém. Se tu falasse do Wenger, aí sim começaria a armar a cartucheira.

Sobre o Anderson, até concordo que na posição que joga não tem como ser o melhor do mundo nem mesmo de mostrar todo o seu potencial, mas nem por causa disso ele pode deixar de se destacar como volante. Concordo, sim, que é um erro de Ferguson, sacrificando Scholes ou Carrick (ou até mesmo Fletcher) e colocando o Nabi ou o Park na meia. Mas não vai deixar de se destacar sendo volante também.

E hoje, o Anderson tá dando cada passe que, deus... Saudades dele.

Sobre o jogo... Gamba poderia fazer um gol só pelo futebol que tá jogando. Tà merecendo, embora não mereça ganhar.
O que foi feito com o Ânderson é um crime maior do que fizeram com a Agatha.

Quase derrubei o café da KNECT (vocês entenderam) com essa.
Vicente Fonseca disse…
Quando o Rooney fez 3 a 1 um minuto depois de o Gamba descontar, eu disse pro Lourenço que seria 5 a 1. Pronto, trocarei meu momento "eu já sabia". Três gols em quatro minutos.

Wenger > Ferguson
Por ora, melhor Mundial até agora desde que a FIFA se apoderou do torneio (não, oficializar não é a palavra, obrigado). Vários gols nas partidas, só uma terminou 1x0 (Adelaide x Al-Ahly, valendo o honrado quinto lugar), jogos corridos, rápidos e bons de se ver.

E apesar de ser contra, a entrada de um time japonês no torneio só melhorou a qualidade deste. Foi com o Urawa ano passado, agora o Gamba. Bela notícia.

Golaço do Gamba agora.
Anônimo disse…
Na verdade o Gamba jogaria de qqr jeito, pois é o campeão asiático.

Sobre o Anderson, vem aperfeiçoando outros fundamentos jogando de volante, como o passe, que alguém já disse por aqui. É claro que apareceria mais jogando mais à frente, mas não acho que tenha bola pra ser melhor do mundo. Com certeza renderia bem mais que o Nani por ali. E é bom lembrar que nenhum dos dois é titular. É claro que nesses grandes europeus não tem muito essa de titular, mas, enfim, não estão no onze ideal do Manchester.
Vicente Fonseca disse…
O Anderson joga pelo menos uns 75% dos jogos, Prestes. Temporada passada foi titular na grande maioria dos jogos.

E não digo que ele não tem condição de ser o melhor do mundo um dia. Hoje não, com certeza, mas se ganhasse uma regularidade de atuações no seu lugar original, é um cara que joga muita bola. Fez chover no período que esteve no Porto.
Anônimo disse…
Ele é titular em muitas partidas realmente, acredito que em um número menor do que 75%. Mas o Scholes se recuperou de lesão, o que deve afunilar mais o revezamento na posição. Talvez o Anderson comece jogando até mais que o Scholes pela idade, mas quando a coisa apertar provavelmente o mais experiente estará em campo. É como o Giggs, raramente sai jogando - até Nani (um André Luiz com grife, uhasu) começa mais partidas.
Vicente Fonseca disse…
Claro, claro. Até porque, ali, o Scholes joga bem mais que qualquer um, inclusive que o próprio Anderson.

E não distorçam minha frase: HOJE, o Nani foi um André Luís com grife. No geral, é um SOARES com grife.

fdsjkfdsjksfdlk
Anônimo disse…
Costumo dizer que o Nani é um Fabiano Cachaça piorado, uihduhudhsfud.

Mas quanto a melhor do mundo, acho que bola o Anderson até tem. Mas não o consigo ver ele centralizando todas as jogadas de um time, como os Ronaldos no Barça e no Manchester.
Vicente Fonseca disse…
Ah sim, isso sim. O brabo é a concorrência pra centralizar as jogadas no Manchester. SÓ o Cristiano Ronaldo. Ele poderia, isso sim, ser um coadjuvante extraordinário, ou o duplista perfeito pro Ronaldo, tipo Careca/Maradona nos áureos tempos do Napoli.
Anônimo disse…
Para mim, preferível que o Ânderson fosse reserva do Cristiano Ronaldo ou Giggs do que titular ali atrás. Com o tempo, ele ia ganhando espaço. Com o próprio C.R. foi assim. Assim, ele fica burocrata, e esse tempo "parado" pode fazer ele perder as virtudes que lhe levaram ao Man. Utd.