17 títulos

O Campeonato Argentino mais sensacional dos últimos tempos (coincidência o mesmo adjetivo poder ser empregado no mesmo ano ao Brasileiro) terminou como transcorreu: equilibradíssimo. A vitória do Tigre por 1 a 0 sobre o Boca Juniors encerra o triangular com todos ainda empatados. Fizeram 39 pontos na fase inicial, cada um fez 3 no desempate, mas um teria de sair vencedor. Deu Boca, pelo saldo: 1, contra 0 do Tigre e -1 do San Lorenzo.

Assim, o Cilindro do Racing vê mais uma festa xeneize, nesta que é certamente a maior década de um clube na história do futebol, mais até que o Santos de Pelé. De 2000 para cá, só em 2002 o clube de Buenos Aires não levantou uma taça importante. A lista é interminável:

2000 - Campeão argentino (Apertura), da Libertadores e do Mundo
2001 - Bicampeão da Libertadores
2003 - Campeão argentino (Apertura), da Libertadores e do Mundo
2004 - Campeão da Sul-Americana
2005 - Campeão argentino (Apertura), da Recopa e da Sul-Americana
2006 - Bicampeão argentino (Clausura) e da Bicampeão da Recopa
2007 - Campeão da Libertadores
2008 - Campeão da Recopa e argentino (Apertura)

São 17 títulos em 9 anos, e ninguém duvida que possa vir mais por aí. Azar de Deportivo Táchira, Guaraní-PAR, Deportivo Cuenca e Anzoátegui, que terão de defrontar este colosso do futebol mundial na Libertadores de 2009.

Comentários

Lique disse…
eu nunca parei prestar atencao nisso, mas tem dois titulos argentinos por ano? meio que desvaloriza
Anônimo disse…
No Brasil tem o Brasileirão e a Copa do Brasil. A diferença é que lá os dois tem a mesma importância.
Felipe disse…
E o triangular, feito para que o campeonato não fosse resolvido nos critérios foi resolvido como? Nos critérios. Pode até dar mais emoção, mas é totalmente injusto.
Vicente Fonseca disse…
Lique, é isso que o Felipe falou. Só não sei se diminuiu o impacto porque a Argentina nunca teve uma copa nacional como o Brasil. Antes era só um título por ano, mas acho que não chegam a desvalorizar nada.

Gosto do jogo-extra, Felipe, e defendo esta idéia há tempos. Agora, é estranho mesmo decidir nos critérios algo que os critérios não podem resolver antes.
Anônimo disse…
O jogo ontem foi bom para aqueles que pensam que o futebol brasileiro está decadente. O Tigre, que pleiteava o título, não tem mais do que 3 jogadores que se destacam. o Boca é dependente de Riquelme. E a arbitragem é mais medrosa que a nossa.